TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE: CUIDANDO E APRENDENDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  1/2/2022  •  Dissertação  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Mestrando: Kathia Cilene Dantas Silva

Mestrado em Ciências da Educação

Professor: José Luís de Carvalho

Componente curricular: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

                                                                                                                    Nova Palmeira, 31/07/ 21

MEIO AMBIENTE: CUIDANDO E APRENDENDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

                                                                                          Kathia Cilene Dantas Silva

RESUMO

O projeto Meio Ambiente: Cuidando e aprendendo em tempos de pandemia, foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino de Ensino Infantil e Fundamental Professora Benita dos Santos Cordeiro, localizada na zona urbana da cidade de Nova Palmeira, Estado da Paraíba. A sugestão de se trabalhar a temática meio ambiente partiu das discussões realizadas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), onde conta com a participação de todos os professores da referida Instituição Escolar, diretora, supervisora escolar e orientadora educacional. Vale salientar que o desenvolvimento da temática do nosso projeto partiu da preocupação da equipe escolar para que nossos alunos desenvolvam hábitos e atitudes de preservação e cuidados com o meio ambiente durante a pandemia da Covid-19.  A experiência a ser relatada foi desenvolvida no período de 31 de maio a 11 de junho de 2021, na turma de 3º ano do ensino fundamental, envolvendo 26 alunos e suas famílias.

PALAVRAS-CHAVES: Meio Ambiente. Cuidar. Aprender. Nova Palmeira.

INTRODUÇÂO

        O projeto desenvolvido na turma 3º ano B da Instituição Escolar mencionada a cima, tem como principal objetivo despertar e sensibilizar os alunos e seus familiares, quanto ao desenvolvimento de hábitos de preservação e cuidado com meio ambiente por meio de atitudes simples presente nosso cotidiano.

Neste sentido, amparando-se na Constituição Federal do Brasil, (BRASIL,1998, parágrafo 1º, VI, do artigo 225) onde determina: Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. 

Desse modo, baseando-se no mencionado texto constitucional é que buscamos contribuir para formação de cidadãos conscientes quanto ao uso dos recursos naturais e ao destino adequado dos resíduos sólidos produzidos em suas residências, através de um estilo de vida sustentável, onde todos os envolvidos estejam preocupados e sensíveis com a qualidade de vida de todos os seres vivos, como também das futuras gerações da nossa comunidade e do nosso planeta Terra.

METODOLOGIA

        O desenvolvimento metodológico do referido projeto ocorreu de forma interdisciplinar, seguindo a matriz curricular do Sistema Saber, pois o município de Nova Palmeira faz parte da rede de educação do Estado da Paraíba. O mencionado projeto contempla as disciplinas de língua portuguesa, geografia, artes, matemática, ciências, história religião e educação física, contemplando as habilidades para o 3º ano do Ensino Fundamental como determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

        A primeira semana do projeto iniciou-se no dia 31 de maio de 2021, com a apresentação da temática meio ambiente, onde foi realizada uma sondagem sobre conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática, em seguida foi realizado um estudo dirigido escrito no caderno partindo do poema “A Terra”, de Rosarinho, identificando a estrutura do gênero textual poema , observando as consequências da poluição para o nosso planeta Terra, destacando a realidade na qual os alunos estão inseridos, contemplando as disciplinas de língua portuguesa e geogragia, seguido de socialização pelo google meet.

         Na terça-feira dia 01 de junho as habilidades trabalhadas contemplaram as disciplinas de artes e matemática, em artes foi sugerido que os alunos produzissem um desenho do Planeta Terra preservado e outro desenho do Planeta Terra destruido pela ação humana, seguido de pintura. Já em matemática foi trabalhado a resolução de situações problemas  com a operação da subtração e o uso concreto do materia dourado envolvendo o tema meio ambiente, seguido socialização pelo google meet.

        Na quarta-feira dia 02 de junho foi trabalhado as habilidades que contemplam as disciplinas de língua portuguesa e ciências, onde foi apresentado um  texto do gênero informativo, seguido de um estudo dirigido do texto informativo “Problemas e questões ambientais”, mostrando os problemas causados pela ação do homem e as consequências dos seus atos para o meio ambiente, seguido socialização pelo google meet.

Como na quinta-feira dia 03 de junho foi feriado Nacional de Corpus Christhi, retornamos com as nossas atividades do referido projeto na sexta-feira dia 04 de junho, onde as habilidades trabalhadas contemplam as disciplinas de língua portuguesa e região com uma atividade por meio de um formulário do google, envolvendo a Leitura e interpretação do texto narrativo “Cindy, amiga da natureza”, mostrando o amor, o cuidado e o respeito da menina com a natureza e ações que evitem a poluição do meio ambiente. Já em educação física foi sugerido aos alunos que realizem movimentos de alongamento com a família, contemplando a natureza e compartilamento por meio de fotos e vídeos no gruo de whatsapp da turma.

Na segunda-feira dia 07 de junho do corrente ano, ou seja,  na segunda  semana de atividades do projeto as habilidades trabalhadas contemplam as disciplinas de língua portuguesa e geografia, onde inciou-se com à apresentação do gênero textual outdoor, seguido de uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual apresentado e  um estudo dirigido mostrando a importância e sua função social, para divulgar boas atitudes de manter a cidade limpa e os cuidados com o meio ambiente, seguido socialização pelo google meet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com