TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA EM MEIO A PANDEMIA

Por:   •  31/5/2020  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Como manter a saúde mental em época de COVID-19"

*Bem estar

Filtre as informações.

Não passe a maior parte do tempo buscando noticias, pois face news, especulaçoes e rumores porem gerar preocupaçoes desnecessarias e com isso o aumento da ansiedade . sempre se certifique- se sobre as fontes das informaçoes que recebe se são confiaveis, principalmente as recebidas via aplicativo de mensagens e redes sociais, e só as repasse após ter certeza de sua credibilidade.

Aprovite seu tempo livre.

Use esse tempo para fazer atividades que talvez não tenha tempo diante da sua rotina "normal", leia aquele livro que esta parado na estante, assista aquele filme que voce não teve tempo para ir ao cinema, faça uma playlist com suas musicas favoritas cante e dance, organize sua casa,  aproveite para testar aquelas recitas que você "salvou" no facebook, estudo e faça cursos online, coloque suas series em dia. Assim quando tudo voltar ao normal voce não terá tantos itens na sua lista de desejo para o tempo vago.

* Sono

Melhore a qualidade do seu sono.

olhe o lado positivo ao inves de ter que acordar horas mais cedo, enfrentar aqquele transito estressante ou então aquela batalha no trasporte publico lotado, voce tem a possibilidade de regularizar seu sono, ter uma noite de qualidade sem esse pesadelo ao acordar. Que tal tentar fazer a higiene do sono, retire as telas do quarto (tv, computadores, celulares, tablets etc...) , faça uma refeição leve no jantar, consuma alimentos que estimulem o relaxamento como chás, tome um banho relaxante, escolha um pijama confortavel, se desconecte 30 minutos antes da hora de deitar, caso a ansiedade esteja te arapalhando na hora do sono, faça exercicios de relaxamento tem varias opçoes como controle da respiração, meditaçoes guiadas, vale lembrar tambem que exercicicos fisicos são otimos aliados para uma noite de sono de qualidade. Tente criar um ritual para hora do sono de preferencia sempre no mesmo horario.

*Estresse

Previna- se do estresse.

Estamos vivendo um tempo de mudanças, e mudanças sempre nos causam algum nivel de estresse, e pensando nessa mudança como "forçada" e carregada de medos e inseguranças esse estresse pode aparecer em um nivel elevado, para que possamos diminuir e previnir essa sensação precisamos tomar as rédeas da situação, se programar para o dia a dia pode trazer uma sensação de segurança e controle da situação, crie uma rotina horarios para acordar, trabalhar, alimentar- se , exercitar- se, divertir-se, descansar e dormir.

Laços sociais

Que tal usar essas mudanças a seu favor com mais tempo em casa voce pode desacelerar o ritmo, recarregar suas "baterias", estreitar e fortalecer seus laços familiares, aproveitar todos juntos e azer atividades em familia, jogos, bate papos e brincadeiras, e para aqueles que estão distantes que é só aproveitar e usar a tecnologia para se aproximar telefonemas, mensagens , chamadas de video, etc.    

Ajuda profissional.

Com a situação de isolamento social devido a pandemia, pode ocorrer o aumento de pessoas com sintomas de ansiedade, estresse e etc. Por esse motivo muitos profissionais da saude como psicologos criaram projetos para promover atendimento para pessoas que precisem de um suporte emocinal para superar  esse momento. caso voce se sinta ansioso, angustiado, sentir dificuldades para lidar com o isolamento social procure ajuda profissional de um psicologo ou um grupo de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com