TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa: Do seu percurso histórico ao Processo de Reelaboração

Por:   •  10/8/2022  •  Artigo  •  7.679 Palavras (31 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 31

Artigo Científico:

Língua Portuguesa: Do seu percurso histórico ao processo de Reelaboração textual como metodologia para o uso adequado da variedade culta padrão

2019

Artigo científico:

Língua Portuguesa: Do seu percurso histórico ao processo de Reelaboração textual como metodologia para o uso adequado da variedade culta padrão

[pic 1]

Belo Horizonte

IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais

2019

                                        RESUMO

Considerando o fato das especificidades que cercam o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para o ensino fundamental, no que diz respeito às competências relativas à prática da escrita e reelaboração textual, objetiva-se neste trabalho analisar a maneira como tal intervenção deve acontecer de forma sistêmica e cientificamente embasada diante do alto índice de alunos que atualmente chegam à 4ª série do Ensino Fundamental, com grande defasagem nestas competências. Para tanto, procede-se à metodologia uma investigação através de pesquisa bibliográfica. Desse modo, realizou-se um estudo sobre a historicidade do ensino da língua nas escolas brasileiras buscando compreender quais os conceitos primordiais que deram origem a este ensino na rede regular, o que permitiu concluir que a oralidade passa ser o alvo da pesquisa visto que através dela, o processo de ensino da língua denota uma aflorada diferenciação constatando que leitura e escrita são elementos essenciais no ensino da língua materna. Assim sendo, desenvolveu-se uma análise dos processos mais adequados para utilização e melhoria dessas competências. Finaliza-se o presente trabalho apontando quais as competências devem ser atingidas no ensino fundamental.

Palavras-chave:

Língua Portuguesa- Competências- Ensino.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................05

2.1 Breve percurso da história da Língua Portuguesa.................................06

2.2 O processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa.........08

2.3 O atual papel do professor no ensino lingüístico e na..........................12

 Produção textual

2.4 A linguagem escrita e a linguagem falada..............................................13

2.5 O aprendizado e as competências..........................................................15

26. A construção do texto e a naturalidade na escrita................................17

2.7 A prática da leitura e a relação do aluno com a redação......................19

 desde a Ed.Infantil

  1. O trabalho com conteúdos gramaticais....................................................22
  1. CONCLUSÃO................................................................................................23

4 REFERÊNCIAS................................................................................................24

INTRODUÇÃO

Este artigo científico sobre a prática docente em ambientes escolares de orientar, avaliar e sugerir alterações nos textos dos alunos para uma reflexão sobre a aquisição da variedade culta padrão da Língua Portuguesa tem como processo a leitura, a escrita e a reelaboração textual para adequações ao gênero textual escolhido para ser trabalhado. O objetivo principal é apresentar a pesquisa e o diagnóstico de uma metodologia utilizada pelos professores para uma melhor leitura dos textos dos alunos e uma orientação assertiva para a reelaboração do texto, adequando-os caso seja necessário.

Sabemos que, nos últimos anos, apesar de pequenas variações, as propostas curriculares para o ensino de língua materna no Brasil, têm se organizado em torno dos eixos didáticos “leitura”, “produção de textos escritos”, “oralidade” e “análise lingüística”. Considera-se que tais eixos didáticos estão em constante relação e se compreende que o ensino de “análise lingüística” não constitui uma atividade à parte, mas sim que ele tem como intenção melhorar as capacidades de compreensão e produção de textos orais e escritos dos alunos.

Apesar das especificidades expostas nas propostas curriculares de Ensino Nacional, que norteiam quanto à prática docente diante das competências lingüísticas que se pretende alcançar no processo de ensino, estudos como os realizados pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2018), demonstram que um alto índice de estudantes brasileiros chegam à 4ª série do Ensino Fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura, comprometendo diretamente a aprendizagem da escrita, uma vez que é sabido que é a partir da leitura que o aluno apreende informações e desenvolve a  autonomia e criticidade. Assim sendo, pesquisas são feitas com o objetivo de fornecer aos educadores, diretrizes norteadoras em sua prática metodológica e didática destinados ao ensino da escrita, e ainda assim, segundo Menegassi ( 2005, p.45), as produções dos alunos da  4ª série do Ensino Fundamental, apontam deficiêncis comprometedoras na construção de textos coerentes e ainda, com alto índice de dificuldades ortográficas.

Assim sendo, o objetivo principal deste trabalho é analisar quais as compreensões metodológicas e didáticas o professor necessita se instrumentalizar a fim de intervirem significativamente em tais dificuldades encontradas por estes alunos com defasagem de aprendizagem, partindo do princípio da necessidade de abordagens que embasam o ensino da leitura e escrita amparadas por uma concepção interacionista de linguagem, a qual percebe o aluno como sujeito do seu discurso em detrimento de práticas que reforçam a homogeneização da escrita em sala de aula.

Desta forma, a pergunta norteadora deste trabalho centra-se na questão de quais possibilidades metodológicas o professor precisa conhecer para intervir diante das dificuldades encontradas pelos alunos em seu processo de aquisição de leitura e escrita? E para responder tal questão, utilizou-se como tipologia deste trabalho, a pesquisa bibliográfica.

O mesmo se justifica pelo fato de que quanto maior conhecimento das variedades lingüísticas, menor será o caso de desvalorizar um texto escrito por um estudante por questões de estilos. Desse modo, evita-se que o escritor seja desmotivado apenas por escrever diferente. É preciso evitar a subjetividade na correção dos textos dos alunos. Isso ficará menos evidente se o conceito de variedade lingüística for bem compreendido pelos interlocutores. O presente artigo foi elaborado a partir da necessidade de analisar o processo de aquisição da linguagem escrita, mais clara e objetiva, por isso para uma metodologia de trabalho docente eficiente, o mesmo precisa estar atento às mudanças de conceitos e práticas da escrita para um bom resultado nas intervenções que se fizerem necessárias diante das dificuldades encontradas pelos alunos no seu processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com