TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Protagonistas do Processo Ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Gilmar Ramalho da  Silva

RGM : 192.881 - 74

UNIDADE  I – Os  Protagonistas do processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa

Muito se tem falado nos dias atuais sobre os modelos de ensino, literatura ideal, estrutura ideal e tenho visto uma imensidão de contradições, até mesmo vindas dos profissionais que estão à frente do ensinar. Diante das situações vivenciadas no cotidiano escolar, para se ter uma escola ideal “digo na rede publica de ensino”, a escola deve garantir o mínimo como: Material didático, Materiais de higiene pessoal, boa limpeza, e pelo menos 02 refeições.

Infelizmente os nossos governadores não mandam recursos suficientes para manter o básico de uma escola ideal, e cabe ao gestor fazer o possível e impossível para manter tudo isso funcionando da melhor maneira possível. Do outro lado, vem as instituições privadas que seguem modelos de educação de alto padrão de ensino onde o básico e apenas o mínimo ofertado as crianças, diante desta situação acaba havendo uma diferença enorme comparado a periferia.

Diante dos dois paralelos apresentados, a escola ideal e a que consegue seguir um plano de ensino onde o aluno consiga entender os conteúdos apresentados pelo professor em diversos aspectos e estimulado diante do processo ele possa se relacionar, interagir e se envolver com o conteúdo e com colegas de classe, segundo GIL 1997.

O sonho de qualquer professor é este modelo de aluno, que interage, se comunica, consegue compreender as situações e o professor ideal é que consegue alcançar meios para que se desenvolva todo este potencial a ser descoberto em cada aluno através do plano de ensino bem elaborado e adaptado de acordo com as necessidades de cada aluno e estabelecimento de ensino. Nas palavras do professor, Libâneo (1993, p.34):

Ao se apropriarem dos conhecimentos sistematizados correspondentes à disciplina do currículo do ensino de 1º grau ao irem formando habilidades cognitivas e práticas (como raciocínio logico, a analise e interpretação dos fenômenos sociais e científicos, do pensamento independente e criativo, a observação, a expressão oral e escrita e etc.), os alunos vão ampliando sua compreensão da natureza e da sociedade, adquirindo modos de ação e formando atitudes e convicções que o levam a posicionar-se frente aos problemas e desafios da vida pratica.

Este é o método é o caminho a ser trilhado e Desbravado pelo professor desde o planejamento ate a avaliação do período letivo e pode ser entendido como um conjunto de etapas que serão vencidas, de forma sintetizada, na busca pelo conhecimento e evolução de cada aluno.

Referências Bibliográficas

GIL, Antônio Carlos. Metodologia de ensino superior. 3ª ed. Atlas 1997

Libâneo, José Carlos – Didática, 2º ed. Cortez 1993

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com