TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROTAGONISTAS DO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Jamile Boulos Saba

RGM: 20088825

Unidade I – “Os protagonistas do processo ensino / aprendizagem da Língua Portuguesa.

Ao refletirmos sobre o tema proposto e comparado com a vivencia prática, chega-se à conclusão de que não é fácil tornar-se professor, nos dias atuais. Pois além do conhecimento teórico e prático, o professor ideal deve desenvolver empatia, sensibilidade e “sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes” (Augusto Cury 2003). Desafio este perfeitamente possível de ser alcançado. Basta lembrar que o ato de ser professor, vai muito além de seguir livros didáticos e ministrar aulas de gramática, mas de gostar de gente.

Para desenvolver essas habilidades o professor também precisa, na medida do possível, olhar com indiferença aos problemas da escola, que na sua maioria, falta o básico como produtos de higiene pessoal, material didático e uma refeição descente para os alunos. Me refiro aqui, a rede pública de ensino. Vez que para tornar-se ideal, não deveria faltar nada além de ofertar aos alunos pelo menos 2 refeições realmente nutritivas.

Diante desse contexto, encontramos alunos que para ser considerados “ideais” deveriam ser mais interessados e que conseguissem entender o conteúdo passado pelo professor através de um material didático mais atrativo e estimulante, assim como um plano de aula que os estimulasse a interagir e se desenvolver (Gil 1997).

Contudo o professor não pode omitir-se diante dos desafios encontrados nos dias atuais. Deve sempre lembrar que tem o poder de ser um agente transformador ao utilizar seu método pedagógico para assegurar o avanço do aprendizado, respeitando as diferenças individuais de cada aluno, nesse sentido Mendez destaca que “deve-se utilizar novas formas de ensinar que possibilitem e provoquem um modo diferente de aprender e que o resultado seja relevante, além de significativo, para o sujeito que o busca”.  (MENDEZ, 2002, p. 38).

Este é o caminho a ser trilhado pelo professor desde o planejamento anual até o fim do ano letivo, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e humano de cada aluno.

Referências Bibliográficas

Mendez, E. G. Perspectivas para construção da escola inclusiva no Brasil.  2002. 38 p.

Gil, Antônio Carlos. Metodologia de ensino superior. 3ª ed. Atlas 1997

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com