TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  29/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.352 Palavras (18 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 18

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

RIBEIRO, Gerciane Pereira [1]

MELO, Nathalie Santana de[2]

RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo geral analisar o trabalho do Assistente Social no âmbito Jurídico, no qual o ocupa espaço como perito da área social. Para coleta de dados utilizou-se pesquisa em livros, artigos para construção do referencial teórico através de uma análise qualitativa. Este estudo foi dividido em três momentos. Sendo o primeiro voltado a desvelar as emergências do Serviço Social no âmbito jurídico. O segundo momento identificar as principais demandas profissionais no âmbito sócio jurídico e o terceiro e ultimo momento verificar as dificuldades enfrentadas pelo profissional no âmbito sócio jurídico. Dentro deste contexto a pesquisa revelou que o trabalho técnico do profissional de Serviço Social no âmbito judiciário é de assessoria ao magistrado (juiz de direito), fornecendo-lhe subsídios para fundamentar a decisão judicial. Trata-se de um trabalho considerado pericial, no qual o profissional contribui com o seu saber, emitindo uma opinião técnica sobre o caso e que as Varas de Família e as Varas da Infância e Juventude são as que mais demandam a atuação do profissional de Serviço Social.

Este Artigo tem como título O Ensino da arte nos Anos Iniciais, onde irá refletir sobre como trabalhar a arte e a interdisciplinaridade como forma de conhecimento e os benefícios que isso pode trazer para educação das crianças. Para tanto, definimos como objetivo geral compreender como trabalhar a arte e a interdisciplinaridade como forma de conhecimento nos anos iniciais, para que assim o educando possa melhorar o seu desenvolvimento intelectual e artístico. Sendo embasado por autores que contribuíram para o crescimento desse assunto e ajudaram nessa discursão tentando mostrar como ainda é fraco o Ensino da Arte no nosso sistema. O tipo de pesquisa é bibliográfico de cunho qualitativo, que nos possibilitou conhecimentos de teóricos para que assim pudéssemos prosseguir adiante com nossos estudos sobre ensino da Arte bem como a utilização da interdisciplinaridade nos anos iniciais.

Palavras-chave: Serviço Social. Jurídico. Vara de Infância, Juventude e Família.

ABSTRACT:

The present study had as objective General examine the Social worker in the context in which the Legal Social worker occupies the space as an expert of the social area. For data collection used in research books articles for construction of the theoretical framework through a qualitative analysis. Having the study divided in three moments. Being the first unveiling the Social Service in emergencies. The second moment identify the main professional demands within legal partner and the third and final time check the difficulties faced by the intended legal partner. Within this context, the research revealed that the technical work of the professional Social Service under judiciary is exclusively Advisory to the magistrate (judge), providing subsidies to support the ruling. It is a work considered expert witnesses, in which professional contributes his/her know, sending a technical opinion on the case and that the Family sticks and the sticks of childhood and youth are the ones that require the performance of Social Service Professional.

 

Key-word: Social Service. Legal. Stick of Childhood, youth and Family.

 

1. INTRODUÇÃO:

Este artigo traz a discussão sobre a atuação do Assistente Social no campo sóciojurídico, a apreensão e reconstrução dos processos sociais desencadeadoras das diversas situações sociais vividas em nível individual e/ou familiar nas suas múltiplas relações e determinações.

A inserção do Serviço Social na Instituição Judiciária é um capítulo essencial da história da profissão, pois foi com a questão familiar que o Assistente Social passou a ser o interventor da questão, sendo mediador entre o judiciário, serviço e a família.

Dentro deste contexto, o presente artigo tem como objetivo geral analisar o trabalho do Assistente Social no âmbito Jurídico, e como objetivos específicos: desvelar a inserção do Serviço Social no âmbito jurídico; identificar as principais demandas profissionais no âmbito sóciojurídico; verificar as dificuldades enfrentadas pelo profissional no âmbito sóciojurídico.

Para melhor deliamento deste utilizou-se como coleta de dados, optou-se pela utilização da pesquisa bibliográfica para embasamento teórico. Quanto à natureza da pesquisa optou-se pela qualitativa, que é uma técnica específica onde se procura reunir o maior número de informações detalhadas, que tem com o objetivo aprender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto.

 A relevância do estudo consiste em conhecer acerca das ações do Profissional de Serviço Social que tem como campo de trabalho o setor judiciário.  Desse modo este trabalho traz reflexões acerca da ação do Assistente Social, destacando a importância do trabalho deste profissional e da instrumentalidade acionada para o desenvolvimento de sua práxis profissional.

Sendo assim vale ressaltar ainda que uma vez realizado tal estudo, trará subsídios para o meio acadêmico ampliar seu conhecimento acerca do tema, bem como para o enriquecimento do acervo teórico tão necessário à academia que tem responsabilidade em ressaltar sobre o trabalho do Assistente Social no âmbito jurídico, o qual deve servir de eixo aos que estão iniciando o processo de construção do estudo, instrumento essencial a formação acadêmica.

CONCEITUANDO MÚSICA

Música deriva morfologicamente da palavra grega Musiokê – que quer dizer “a arte das musas”. A música é a combinação artística dos sons, como arte é uma forma de produzir ou transmitir o que é belo. É uma forma de expressão que utiliza os sons como matéria prima, assim como a linguagem convencional utiliza palavras.

Definir a música não é uma tarefa fácil VAGGIONE (2001) ninguém pode dizer o que é música, a não ser por proposições normativas, por que “música em si” é de fato algo não demonstrável e sua prática não é nem arbitrária nem baseada em fundações físicas ou metafísicas. Contudo, apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que englobe todos os significados dessa prática. Por trás da multiplicidade de definições, se encontram um verdadeiro fator social, que coloca em jogo tantos critérios históricos, quanto os geográficos. A música passa tanto pelos símbolos de sua escritura como pelos sentidos que são atribuídos a seu valor afetivo ou emocional. A música oferece condições às pessoas de receber mensagens que poderão vir a modificar suas vidas. E assim diz Faria (2004, p.4)A música passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente,mas toma conta das pessoas, envolvendo-as trazendo lucidez à consciência. Além disso, é importante sabermos que a música é composta basicamente por: Som: Vibrações audíveis regulares de corpos elásticos que se repetem com a mesma velocidade como as do pêndulo de um relógio. Sendo que as vibrações são denominadas ruídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (328.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com