TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PROJETO DE LETRAMENTO

Por:   •  25/2/2020  •  Artigo  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto coletivo de práticas de letramento em sala de aula

Poema doce, doce poema nas terras de Cora Coralina

Nome:

Mairy Aparecida Pereira Soares Ribeiro

Maria José da Silva Souza

Miriam da Rocha Silva

Número da turma:  204

1. Justificativa

Esse projeto tem como escopo fomentar a leitura de fruição em alunos do Ensino fundamental de 6º a 9º ano e professores que usam a sala de leitura do Centro de Ensino em Período Integral Ismael Silva de Jesus, de forma que a partir do prévio planejamento da Dinamizadora da Biblioteca será apresentado/ exposto aos/às usuários (as) daquele espaço o gênero poema da poetisa Cora Coralina.

Por que a escolha dessa prática de letramento? Porque nas reuniões formativas de professores, foi possível perceber que os professores de Língua Portuguesa, já ouviram falar, mas não leram as poesias da Cora, autora de grande relevância para o Estado de Goiás e uma mulher à frente de seu tempo. Livros da autora e poemas estarão expostos, à escolha dos/das usuários/as, de forma que além de lerem os poemas e conhecerem sobre a poetisa, também conhecerão sobre a cultura, culinária, valores, enfim, conhecerão a história  goiana através dos poemas da Cora, por isso a relevância pedagógica do projeto.

2. Projeto de práticas de letramento em sala de aula

O fomento da leitura de fruição através dos poemas da Cora Coralina será feito em etapas, sempre na biblioteca da escola:

1º  Exposição dos poemas da Cora Coralina;

2º  Rodada de leituras de poemas:

3º Análise dos poemas da Cora;

4º Identificação dos lugares retratados nos poemas; (aula transdisciplinar com  professores de geografia e história)

5º Ilustração dos poemas; (aula interdisciplinar com os professores de arte)

6º Exposição dos poemas ilustrados pelos alunos (professores de língua portuguesa e arte)

7º Declamação de poemas;

8º Leitura em forma de jogral

9º Produção de paráfrase e paródias dos poemas da Cora.

10º Encerramento: Sarau de poemas

2.1. Discussão dos aspectos culturais e sociolinguísticos implicados no projeto

Esse projeto é atemporal, pois ao estimular a leitura dos poemas de Cora Coralina  adentra-se em um espaço de discussões culturais e sociais, tais como: o papel da mulher na sociedade, a culinária goiana, o espaço geográfico, a variação linguística, entre outras.

Assim, essa temática devido a sua riqueza de especificidades se torna difícil  identificar com precisão as riquezas culturais e linguísticas as quais no decorrer do processo de execução emergirá,  além daquelas que se perderam no tempo e que estão em processo de busca pelos admiradores da poetisa goiana.

Contudo, esse contato com os poema possibilita aos alunos(as) jovens uma aprendizagem mais efetiva da língua, falada e escrita, sem desvalorizar sua linguagem espontânea, justificando-se, uma vez que a linguagem constitui um dos mais poderosos instrumentos de ação e transformação social.

 Desse modo, esse trabalho visa contribuir para adequação do uso da língua de forma natural, estudando, identificando e descrevendo as variações linguísticas em um texto regional, do gênero poema.

Assim, a leitura dos versos dos poemas contribui para o desenvolvimento e reflexões dos alunos sobre os fenômenos linguísticos - a Sociolinguística se faz presente - tornando-os capazes de compreender que são responsáveis pelas mudanças sócio-política, ideológica e cultural, despertando a importância do ensinar e aprender, estimulando a participação e permanência em sala de aula.

Portanto, esse trabalho utiliza o poema como linguagem que se comunica e expressa à diversidade sociocultural dos indivíduos, além de ser uma estratégia que permite o estudo das variedades geográficas, históricas, sociocultural, concentrando-se nos aspectos fonológicos, buscando a compreensão das formas escritas e prosódicas do texto.

2.2. Estratégias gerais para promover a motivação e a adesão dos alunos ao projeto

  • Apresentar, de forma entusiasmada, a importância do desenvolvimento do projeto para o aprendizado do aluno e sua relevância na participação direta no decorrer de cada etapa trabalhada.
  • Destacar o conhecimento que ele irá adquirir e como contribuirá com a comunidade ao repassar esse conhecimento.
  • Logo no início, deixar evidente as atividades que serão desenvolvidas, o porquê do projeto, os conteúdos que serão trabalhados apreendidos e como se dará sua culminância. 
  • Esclarecer a importância de conhecer a poetiza, sua relevância para a cidade, estado e país e quais foram suas contribuições para a nossa literatura.
  • Incentivar a participação do aluno por meio das responsabilidades que terá ao longo do desenvolvimento do projeto e sua culminância. 
  •  Assegurar a sequência das atividades de forma que ele se sinta seguro e confiante no resultado. 
  •  Reconhecer, valorizar e avaliar cada etapa desenvolvida pelo aluno, individualmente e em grupo.
  •  Utilizar recursos tecnológicos como as multimídias com o objetivo de atrair a atenção do aluno para a pesquisa, recriação e criação de textos.

2.3 Mapeamento da rede de gêneros envolvidos na prática e indicação geral de atividades para a sequência didática

        Neste projeto vários gêneros textuais serão trabalhados visando suscitar a leitura de fruição dos poemas de Cora, a começar com o Conto literário da própria Cora Coralina, denominado “Tragédia na roça”, presente  no Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás. Vale ressaltar que estas foram as primeiras linhas publicadas de Cora. Ao se conhecer, ler, debater, analisar  o conto os leitores deparam-se com outro Gênero o Anuário com suas especificidades e relevância histórica. Neste sentido, torna-se importante ler os relatos históricos, ouvir as falas da própria autora, consultar o dicionário para identificar os significados das palavras usadas por ela. Fazer uma viagem histórica pela cidade de Goiás, consultando os mapas geográficos e cartográficos. Adentrar no universo da culinária, ler receitas e poemas; doces poemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com