TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo de Ensino de Lingua Inglesa

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CASTRO

CURSO LETRAS – PORTUGUÊS / INGLÊS

Disciplinas norteadoras: Língua Inglesa IV, Literatura de Língua Inglesa, Competências Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Literatura Brasileira, Semântica.

EDIMAR BUENO DA SILVA

3501642634

TRABALHANDO COM A CULTURA AFRICANA:

UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: JOSY ARAÚJO

CASTRO / PARANÁ

08/11/2017


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDIMAR BUENO DA SILVA - 3501642634

TRABALHANDO COM A CULTURA AFRICANA:

UM PROJETO INTERDISCIPLINAR

Desafio Profissional das disciplinas de Língua Inglesa IV, Literatura de Língua Inglesa, Competências Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Literatura Brasileira e Semântica, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Letras – Português / Inglês, sob a orientação da Tutora a Distância Josy Araújo.

CASTRO / PARANÁ

08/11/2017


INTRODUÇÃO

O Brasil é um país multicultural, disso não há dúvidas. Um país com dimensões continentais, cuja população é uma mistura de diversas etnias. Diante desse fato, é salutar que tais etnias sejam apresentadas aos alunos durante as aulas, dentro das mais variadas disciplinas.

Uma das culturas mais influentes na brasileira é, sem dúvida, a cultura africana. Como a própria Base Nacional Comum Curricular sugere, inserir dentro dos contextos aplicados em sala de aula o ensino, o trabalho com as diversas culturas, em especial a cultura africana, neste caso, é essencial para formar cidadãos com vasto conhecimento em relação às suas raízes.

Em certos lugares do Brasil, onde a maioria da população é negra, focar nesse aspecto durante as aulas pode ser bastante proveitoso, uma vez que resgata a memória, traz a história para o presente, e torna as aulas interativas e, sem dúvidas, interessantes. Abordar tal tema pode ajudar não apenas em uma disciplina, mas em várias, já que trabalhar a interdisciplinaridade um tema tão abrangente pode trazer benefícios para todos, tanto os alunos como os professores.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Base Nacional Comum Curricular tem estabelecidas algumas metas para o trabalho com a cultura africana dentro da sala de aula. Como o próprio documento diz, no que diz respeito à unidade temática de Artes Integradas, dentro do objeto de conhecimento sobre Patrimônio Cultural:

[pic 2]

.

A partir desse documento o professor tem acesso às diversas concepções nas quais o ensino pode abranger o trabalho das mais diversas culturas dentro da sala de aula. Assim, pode-se estabelecer metas com o auxílio norteador da Base Nacional Comum Curricular.  Como a temática é bastante abrangente, o professor pode elaborar, com a ajuda de seus colegas, uma base de trabalho que compreenda diversas disciplinas, como proposto pela BNCC, e fortalecer a interdisciplinaridade, fazendo com que os alunos também tenham mais embasamento teórico, advindo das diversas disciplinas, para assimilar o conteúdo de maneira satisfatória.

Além disso, a Legislação institui que a inclusão desses temas que abordam a cultura indígena e, neste caso, africana (ou afro-brasileira), sejam implementados na sala de aula. A cultura brasileira está intrinsecamente ligada à cultura africana, portanto, a inclusão desse assunto nas aulas é dever do professor, garantindo aos alunos o conhecimento satisfatório de tal tema.

Tendo como embasamento básico norteador os documentos oficiais, o professor, tendo em vista a obrigatoriedade da inserção dos temas a respeito das culturas indígena e africana dentro do cotidiano escolar, poderá elaborar um projeto que contemple o supracitado tema em conjunto com os professores de outras disciplinas, facilitando o trabalho de ensino e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem, uma vez que os alunos terão diversos meios de adquirir conhecimento.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Como a Base Nacional Curricular Comum orienta, é necessário trabalhar com a Cultura Africana dentro da sala de aula. Para tanto, pode-se incluir várias formas de se estimular o assunto para com os alunos. O professor, em colaboração com seus colegas de profissão, pode criar um plano de ensino que contemple diversas disciplinas e abordar o respectivo assunto, conforme este projeto sugere.

Dentro da disciplina de Língua Inglesa, o professor pode aproveitar os temas já trabalhados anteriormente, como as obras da escritora Ngozi Adichie, além dos vídeos legendados. Assim, a professora pode aproveitar a oportunidade de trabalhar sua própria disciplina dentro do tema de Cultura Africana.

Sugerir pesquisas para os alunos realizarem, mesclando o tema em questão com ortografia e gramática dentro da Língua Inglesa, por exemplo. Além do mais, o mesmo pode ser trabalhado em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, focando no assunto em questão e, dessa forma, incluindo a interdisciplinaridade, em um primeiro momento.

As pesquisas supracitadas podem ser realizadas dentro da sala de informática, caso o colégio ofereça. Nesse caso, mais um ponto da interdisciplinaridade é trabalhado. O professor de Informática pode instigar os alunos a realizar pesquisar sobre personalidades famosas nascidas na África, por exemplo. Abordando pessoas como Nelson Mandela, Kofi Annan e Charlize Theron, por exemplo. Além disso, os alunos perceberiam, através das pesquisas na internet, um pouco da cultura e história de alguns dos países do continente africano.

Nesse momento, já tendo abrangido outras disciplinas e fazendo com que os educandos tenham o primeiro contato com a temática da cultura africana, o professor pode incitá-los a buscar saber mais a respeito do tema. Assim, uma visita à biblioteca viria a calhar. Buscando obras como Os filhos da pátria, de João Melo e Bom dia camaradas, de Ondjaki. Essas leituras, acompanhadas do professor de Literatura, trarão um novo prisma pelo qual se observará a cultura africana. Dessa forma, os alunos irão, cada vez mais, se aprofundando no tema e, obviamente, praticando a interdisciplinaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com