TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Ativas no Trabalho com Brincadeiras e Jogos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamenta

Por:   •  30/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da prática docente interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem. E compreender a organização do espaço da educação do ensino fundamental anos iniciais que existe na educação infantil, e ao mesmo tempo, estabelecer a base para o conhecimento científico de que os professores precisam nesta fase da educação. Do compromisso interdisciplinar à aprendizagem significativa, não elimina os componentes do currículo, mas os combina de forma que incorporem significado à vida de alunos e professores.

A interdisciplinaridade na fase inicial da educação básica é muito importante, pois geralmente um professor é responsável por múltiplas disciplinas. Dada a multiplicidade dessas disciplinas, surge a questão de como integrar disciplinas para pensar o desenvolvimento da escrita, leitura e raciocínio, e também Considere a alfabetização em várias situações. A partir da formação escolar, se o aluno age por conta própria, está garantida a construção do conhecimento e se o GINCANA DO CONHECIMENTO é realizado nessas áreas. Esta mudança visa atender ao plano político de ensino da escola e aos princípios norteadores do projeto BNCC, levando em consideração os métodos de ensino de geografia, português, matemática e educação física.

Quando a interdisciplinaridade é considerada a prática básica do ensino integral e de qualidade, é necessário que o professor demonstre seu compromisso com a prática docente pautada na pesquisa, pois é por meio desse tipo de inovação que o professor pode criar condições de inovação e criação. Seus alunos se tornam críticos e inovadores.

Além disso, é compreensível que a escola deva ter um planejamento coletivo antes de realizar a prática pedagógica interdisciplinar, pois é compreensível que os professores ampliem e inovem suas próprias ideias, escolhas e planos de trabalho para interagir com outros professores.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Base Curricular Comum Nacional (BNCC) começou a ser desenvolvido em 2015. A BNCC define os conhecimentos básicos para todo o ensino fundamental, é teoricamente obrigatório, ajuda a reduzir as desigualdades de aprendizagem, este documento propõe competências básicas para o profissional. O ensino fundamental faz parte da educação básica, juntamente com a educação infantil e o ensino médio, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Fundamentos 9.394 / 96. Ao frequentar os primeiros anos do ensino fundamental, é imperativo que os alunos atinjam vários objetivos centrais a fim de forjar sua compreensão como parte integrante da sociedade em que vivem. Ocorrem alguns objetivos, como posicionamento crítico, uso do diálogo como meio de mensuração de conflitos e tomada de decisões, ver-se como membro e sujeito transformador do meio, conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizar e adotar hábitos saudáveis, questionar a realidade e solucionar possíveis problemas do cotidiano. Somente se o professor adotar uma prática interdisciplinar.

A interdisciplinaridade é um tema constantemente levantado nas escolas. Na prática docente dos professores, existem dúvidas e incertezas sobre o assunto. De acordo com PCNs, escolas primárias:

A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas. (PCNs, 1997, p.31).

O tema da interdisciplinaridade é entendido como uma forma de trabalhar em sala de aula em que o tema é proposto com abordagens em diferentes componentes curriculares. Focar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de aprendizagem, mais aberto, flexível e democrático. O mundo precisa de pessoas que lutem com a sociedade por melhorias e mudanças. O professor interdisciplinar convive com os outros, possibilitando a interdependência, o encontro, o diálogo e a transformação. Começando com a educação básica, as habilidades gerais também se desenvolvem em habilidades específicas em uma determinada área. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular:

“Para garantir o desenvolvimento das competências especificas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetivos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos - que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas” (BRASIL,2017, online).

Portanto, os sujeitos do conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho interdisciplinar. A eliminação de barreiras entre os elementos do programa é um gesto ousado, uma tentativa de ruptura com a ciência mecânica, que apenas transmite informações, caracterizando o aluno como sujeito passivo e espectador comum.

Nesta perspectiva, sabe-se que nos anos iniciais do ensino básico (do 1º ao 5º ano), os alunos geralmente têm um professor que abrange a maioria das áreas do conhecimento. Para que os alunos aprendam de forma significativa e não fragmentada, o professor deve buscar uma metodologia de trabalho inovadora em uma perspectiva interdisciplinar. O plano de trabalho didático interdisciplinar é elaborado a partir do diagnóstico inicial do professor no contexto sociocultural em que os alunos se inserem.

A atividade pedagógica através da interdisciplinaridade permite a construção de uma escola participativa, determinada na formação social de um indivíduo, bem como coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto educacional interdisciplinar deve ser caracterizado por uma revisão da educação em um sentido progressivo e libertador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com