TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  21/10/2020  •  Artigo  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 18

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM[pic 1]

Sunamita da Silva Sousa[1]

RESUMO

O ensino tradicional é fundamentado na transmissão de conhecimento, de forma que o aluno assume a posição de ouvinte ante o processo de ensino e de aprendizagem, com a função de apenas receber e absorver uma quantidade enorme de informações apresentadas pelo docente. Em tal ensino, na maioria das vezes, o aluno não tem chance para manifestar-se e posicionar-se de forma crítica. Ao contrário disso, quando o aluno desenvolve práticas pedagógicas orientadas pela metodologia ativa ele passa a assumir uma posição ativa, exercendo uma postura crítica e construtiva que o tornara um profissional melhor preparado. O objetivo do trabalho foi analisar a utilização da metodologia de ensino aplicada com os alunos, demonstrá-la e identificar se a metodologia de ensino aplicada propicia a interação entre os alunos e incentiva o comprometimento da turma para o desenvolvimento de todos como agentes ativos do aprender. Para tanto o artigo relata como foi o desempenho do projeto ‘PLANO DE NEGÓCIO: VIVER A EXPERIÊNCIA’, utilizado na disciplina de Plano de Negócios, no terceiro ano do curso técnico em finanças da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho.

Palavras-chave: Metodologia ativa. Prática Pedagógica. Processo de aprendizagem. Autonomia.

ABSTRACT

The traditional teaching is based on the transmission of knowledge, so that the student assumes the position of listener before the process of teaching and learning, with the function of only receiving and absorbing an enormous amount of information presented by the teacher. In such teaching, most of the time, the student has no chance to manifest and position himself critically. On the contrary, when the student develops pedagogical practices guided by active methodology he starts to take an active position, exercising a critical and constructive stance that has made him a better trained professional. The objective of this study was to analyze the use of applied teaching methodology with the students, to demonstrate it and to identify if the applied teaching methodology facilitates the interaction between the students and to encourage the commitment of the group to the development of all as active agents of learning . In order to do so, the article reports on the performance of the 'BUSINESS PLAN: LIVING THE EXPERIENCE' project, used in Business Plan discipline, in the third year of the technical course in finance of the State School of Vocational Education Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho.

Keywords: Active methodology. Pedagogical Practice. Learning process. Autonomy.

1 INTRODUÇÃO[pic 2]

A educação é um processo que tem passado por intensas mudanças no decorrer dos anos, com o intuito de melhorar sua estrutura o caminho tem sido traçado com influência de diversas tendências e metodologia de ensino. Nesse sentido surgem as metodologias ativas, que visam modificar a metodologia tradicional, possibilitando uma prática pedagógica mais eficaz na construção de um sujeito ativo na sociedade.

Cyrino e Pereira (2004) reconhecem que o novo método de aprendizagem é um meio indispensável e relevante para alargar as possibilidades do aluno colocar em ação sua liberdade e autonomia na efetivação de escolhas e tomada de decisões; visto que o processo ensino-aprendizagem é complexo, a nova aprendizagem se apresenta de forma evolutiva e dinâmica, em vez de ser um conjunto de conteúdos que são acrescidos aos anteriormente estabelecidos.

Por meio da metodologia ativa o estudante é inserido diretamente na dinâmica de ensino e aprendizagem. O aluno, através de incentivos sobre o conhecimento e a análise de problemas, torna-se autor na construção do próprio saber, em vez de ser um membro que, apenas, escuta.

 O avanço da tecnologia tem potencializado os meios de comunicação que tem construído redes de relações dinâmicas que estão em contínua transformação, fazendo a educação discutir a necessidade de mudanças nas suas instituições de ensino focando, entre outros aspectos, a reconstrução de seu papel social.

 Gemignani (2012) explana que esta nova perspectiva transformadora vai exigir mudanças didáticas nos currículos, porque estes estão sobrecarregados de conteúdos insuficientes para a vida profissional, já que a complexidade dos problemas atuais exige novas competências além do conhecimento específico, tais como: a colaboração, o conhecimento interdisciplinar, a habilidade para inovação, o trabalho em grupo, a educação para o desenvolvimento sustentável, regional e globalizado.

Nesse viés, o uso das metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseiam em novas estratégias para desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar meios de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social (BERBEL, 2011).

Com base nas novas estratégias de metodologia de ensino, o estudo justifica-se baseado na ideia, de que é importante a utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem dos discentes.

Partindo do pressuposto de que com o uso da metodologia ativa o aluno tem suas habilidades trabalhadas durante o processo do aprender, o trabalho tem como objetivo geral analisar a utilização da metodologia de ensino desenvolvida no terceiro ano do curso técnico em finanças da Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, e como objetivos específicos demonstrar a metodologia aplicada no processo de ensino-aprendizagem da referida turma; identificar se a metodologia de ensino aplicada propicia a interação entre os alunos e incentivar o comprometimento da turma para o desenvolvimento de todos como agentes ativos do aprender.

O presente estudo esta dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo trata da Introdução, visão geral do trabalho, o segundo apresenta a fundamentação teórica, o terceiro apresenta a metodologia, o quarto aborda o estudo de caso e por fim o quinto traz a conclusão, analisando o que foi exposto nos referencial teórico, verificando e avaliando o objetivo da pesquisa; sucedida das referências que deram suporte ao trabalho.

2 METODOLOGIA ATIVA

A metodologia ativa é uma nova abordagem pedagógica, em que tem o aluno como o centro no processo da aprendizagem; contrariando a estratégia pedagógica do ensino tradicional, em que o professor é o foco, aquele que detém o conhecimento e transfere-o para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com