TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Ativas Ensino Fundamental Anos Iniciais

Por:   •  13/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIAS ATIVAS

A Metodologia Ativa promove a inclusão do aluno no sistema de ensino e aprendizagem, o aluno sai de um agente passivo e torna-se um membro ativo na construção do saber através de incentivos sobre o conhecimento e análise de problemas.

O aluno é convidado a participar com suas opiniões e idéias para promover mudanças na sociedade, a partir da realidade que este inserido nesse contexto o aluno passa a ser ativo na sociedade.

Um dos aspectos mais importantes do processo de aprendizagem refere-se à obsolescência do modelo tradicional de ensino frente à realidade atual. A educação tradicional vem perdendo cada vez mais espaço, visto que seus processos ainda são mecânicos, engessados centralizados no professor e com a mínima ou nenhuma conexão com o ambiente externo à sala de aula.

Hoje em dia com a popularização da internet e dos smartphones milhares de informações estão disponíveis a apenas um clique de distancia. Nesse novo cenário, o desafio esta em buscar alternativas se libertar da padronização e tornar o ensino mais individualizado sem perder a excelência. Essas metodologias atraem a atenção de professores que estão preocupados em despertar e manter o interesse e a criatividade de seus alunos. Esses professores buscam alternativas complementares interativas aos métodos de ensino tradicional.

  Por isso, torna-se cada vez mais necessário o uso de técnicas e métodos interativos, envolventes e dinâmicos em sala de aula, que ultrapasse a mera transmissão e memorização do conhecimento e que possam tirar o aprendiz da condição de mero espectador para protagonista de sua própria aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (143.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com