TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Negras na Literatura

Por:   •  20/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE LETRAS

LETRAS VERNÁCULAS

MULHERES NEGRAS NA LITERATURA

Por

Bruna Lemos, Labelle Fernanda, Lethicia Miranda, Lina Xavier e Lorrane Dutra

SALVADOR

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE LETRAS

LETRAS VERNÁCULAS

MULHERES NEGRAS NA LITERATURA

Por

Bruna Lemos, Labelle Fernanda, Lethicia Miranda, Lina Xavier e Lorrane Dutra

Trabalho apresentado à Profa. Alba Valéria Silva como avaliação parcial da disciplina LETE-45 Oficina de Leitura e Produção de Textos

SALVADOR

2018

SUMÁRIO

1 - Introdução: Mulheres negras na literatura

2 - Marcas que vem sendo deixadas por autoras negras na literatura.

2.1 - Entendendo o percurso: o contexto histórico de autoras negras na literatura

2.2 - As autoras negras destaques no cenário atual.

2.2.1 – Cidinha da Silva

2.2.2 – Jenyffer Nascimento

2.2.3 – Djamila Ribeiro

2.2.4 – Carla Akotirene

3 - Trajetória negra: a presença de autoras negras no campo literário e/através dos dados estatísticos

4 - História de vida de 3 autoras negras

4.1 – Carolina de Jesus

4.2 – Lélia Gonzalez

4.3 – Beatriz Nascimento

5 - Conclusão: o começo, o preconceito, a luta e a visibilidade

6 - Referências

7 - Anexos

1 - Introdução: Mulheres negras na literatura

Este projeto tem como objetivo pesquisar e trazer a influência positiva de autoras negras na literatura, mostrando como elas e suas obras fizeram para poder se adaptar em um cenário onde sofrem um duplo preconceito: por serem autoras e por serem autoras negras. Assim, visando compreender um cenário o qual, por muito tempo, foi de total exclusão para com esse nicho de produção, o trabalho tratará de responder algumas perguntas como: “Por que existe a exclusão de autoras negras na literatura? ”, “Em que período esse cenário começou a mudar? ” E “Como as obras e autoras negras influenciam positivamente a literatura e a vida “fora” dos livros? ”

Partindo de um estudo sobre a temática, a pesquisa terá como enfoque específico promover a reflexão e a valorização das autoras negras na literatura, fugindo da habitual tendência de mostrar apenas o lado da exclusão, permanecendo em um lugar comum.

A pesquisa sobre a influência de autoras negras na literatura é de fundamental importância pois trata a trajetória de autoras negras sob uma perspectiva que foge aos clichês, que tendem a mostrar apenas o lado de exclusão dessas mulheres na produção literária. A partir disso, será possível pensar e tratar sobre essa temática sob uma nova perspectiva, no qual o valor dessas autoras e de suas obras ultrapassará o campo da habitual exclusão.

A pesquisa terá como ponto de partida a leitura de algumas autoras, artigos acadêmicos, pesquisas de fontes da internet envolvendo a temática sobre autoras negras na literatura, sua influência e também o preconceito e exclusão.

2 - Marcas que vem sendo deixadas por autoras negras na literatura.

2.1 - Entendendo o percurso: o contexto histórico de autoras negras na literatura

Traçando uma breve análise do panorama da literatura produzida por mulheres negras, foram percebidas dificuldades nesse percurso - dificuldades estas associadas diretamente às categorias de raça e gênero as quais estas mulheres estão inseridas. O racismo, tendo como desmembramento o apagamento da identidade de pessoas negras enquanto indivíduos, e consequente exclusão e silenciamento de suas vozes, configura a problemática central da pesquisa. Associado a isto, o tema foi delimitado numa perspectiva genderizada, resgatando brevemente os processos que contribuem para a subvalorizarão de mulheres na literatura, com enfoque nas mulheres negras, duplamente afetadas por essa conjuntura.

O mundo literário nem sempre foi tão acessível e inclusive quanto parece. Durantes anos, diversos grupos sociais foram excluídos, tanto no quesito do acesso à literatura, quanto à oportunidade da escrita. Ler, escrever, frequentar grandes bibliotecas públicas era restrito para a uma minoria na sociedade, acessível majoritariamente a homens brancos com alta renda. As mulheres, entretanto, por uma questão cultural construídas pela sociedade estavam na posição contrária e traços dessa exclusão, ainda são visíveis na sociedade.

As mulheres, em grande parte, eram destinadas ao cuidado da casa, dos filhos e a ser acompanhantes dos seus maridos, sem poder expressar opinião nem conhecimento, pois isso poderia ser visto como uma afronta à família e ao seu marido, já que elas deveriam estar sempre subalternizadas. Aquelas que seguissem um caminho diferente, além de serem mal vistas e comentadas, acabavam sendo excluídas na sociedade. Assim, a oportunidade de estarem inseridas no campo literário, para ler e/ou escrever, quando não era inexistente, aconteciam de forma secreta e escondida.

Entretanto, a busca por conhecimento sempre esteve presente nos anseios de muitas mulheres. Algumas faziam parte de grupos secretos de leituras, e outras publicavam folhetins com pseudônimos, sendo resistência e servindo de influência na luta por mulheres no futuro. Graças a luta feminista, esse cenário começou a ser modificado e finalmente a atuação destas mulheres reconhecidas, desmistificando e possibilitando a inserção de mulheres no campo literário, para conhecimento, lazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com