TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora De Livros

Projeto de pesquisa: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A “Nossa Locadora de Livros” é uma empresa em expansão baseada no aluguel de livros e atualmente precisa informatizar suas rotinas de escritório. E coube a empresa de TI “Alunos da UNOPAR” desenvolver um sistema para a locação de livros.

Serão presentados conceitos baseados nas pesquisas e estudos dos materiais acadêmicos visando solucionar as questões sobre segurança da informação, humanização e ética no ambiente de trabalho e administração da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

Na internet foram analisados estes sites de locadoras de livros: http://www.lereviver.com.br/ e http://www.balaiodegatolivros.com.br.

O primeiro possui interface simples, e cores agradáveis quanto à questão de ergonomia. o site apresenta links sobre bons livros e autores em destaque além de avaliações dos leitores tornando mais fácil e interativa a preenche a página completamente

No segundo site exibe várias informações de serviços e é bem ilustrado, o acervo é agradável e organizado com várias opções de busca, contudo possui contraste de cores muito fortes, uma organização confusa e ausência de caixa de pesquisa na página inicial.

2.1 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA A “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”

Para uma boa funcionalidade do sistema é preciso aplicar métodos de segurança para prevenir ataques de qualquer natureza zelando pela sua credibilidade. As informações devem ser restritas aos usuários pertencentes à organização, permanecer inalteradas desde sua fonte até o destino final e estar disponíveis a qualquer momento em que for solicitada. A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infraestrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.

Para um bom trabalho na locadora visando o mínimo de segurança segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005) é necessário:

• Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.

• Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).

• Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

Quanto mais recursos de segurança forem implementados no sistema, mais complicado será o seu uso.

É importante manter uma constante postura de defesa mas que não prejudique a usabilidade do sistema. Ainda que uma informação não tenha relevância ou não seja confidencial, terceiros não devem tomar conhecimento dela para não tirar proveito de alguma forma.

Procurar medir os recursos que são utilizados para execução do programa é uma prática extremamente importante, pois já temos em mente que os programas devem sempre consumir o mínimo de recursos do sistema. Dessa forma, o processador terá tempo livre para executar outras tarefas.

Se uma página web dinâmica consome poucos recursos do servidor para ser gerada, então o servidor poderá atender tranquilamente múltiplas requisições.

Usar um Firewall é fundamental para diminuir os riscos de infecção por vírus de computador, o Firewall é um software ou um hardware que analisa as informações vindas de uma rede ou da Internet bloqueando ou permitindo que elas cheguem ao computador. O firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham acesso aos dados do computador por meio da rede ou internet e também pode ajudar a impedir que o computador propague softwares mal-intencionados para outros computadores.

3. HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA.

3.1 HUMANIZAÇÃO

A humanização no ambiente de e trabalho significa respeitar os trabalhadores em quanto pessoa, ou seja, sua valorização. A organização em que atua, busca a humanização de seus colaboradores através de benefícios que a instituição oferece, tais como: plano de saúde, vale refeição, banco de horas, SIPAT. Além disso, a empresa tem a preocupação de estimular seus colaboradores a cuidar da sua qualidade de vida.

3.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A busca desenfreada pelo lucro da grande maioria das empresas faz com que as mesmas pensem apenas em metas e esqueçam-se do lado humano da organização. As relações interpessoais refletem-se tanto na produtividade quanto na eficiência de um grupo. Nesse sentido, observa-se que a competência de um grupo de pessoas não é o único fator que leva a produtividade e eficiência, a solidariedade de suas relações interpessoais devem ser consideradas, equipes bem entrosadas evitam conflitos no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e o bem estar dos funcionários.

3.3 ÉTICA

Em relação a ética, verifica-se que a teia de relacionamentos integra a vida do ser humano, tornando inafastável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com