TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUTISMO E O LÚDICO

Por:   •  11/9/2017  •  Artigo  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                                                               

[pic 1]

FACULDADE PAN AMERICANA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        O AUTISMO E O LUDICO        4

2.1        CONCEITO DE AUTISMO        4

2.2        CONCEITO DE LUDICO        4

3        O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVES DO LUDICO        5

3.1        ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS        6

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo principal abordar o lúdico como uma ferramenta usada em sala de aula para o educando com autismo, e também mostrar como a atividade lúdica no atendimento educacional especializado contribui para o desenvolvimento da criança autista
Porém só o ambiente escolar não é o suficiente nessa aprendizagem é necessário que a família também se envolva, pois a família é a base para a criança se desenvolver melhor.

Para isso iremos abordar o conceito do autismo e como funciona esse processo de aprendizagem no Brasil, se as escolas já estão preparadas para receber essas crianças e quais as dificuldades atuais perante esse assunto e o que pode ser feito para que haja uma inclusão dessas crianças no meio social.


  1. O AUTISMO E O LUDICO

[pic 10]

         Fotográfo desconhecido

Para melhor entendimento desse artigo irei falar um pouco sobre o conceito de autismo e de lúdico, para que possamos analisar o quão é importante conhecermos esse universo, para que nós como educadores possamos desenvolver atividades voltados para essas pessoas.

  1. CONCEITO DE AUTISMO

O termo Autismo foi criado em 1911, pelo psiquiatra Paul Eugen Bleuler, é uma síndrome presente desde o nascimento ou que começa quase sempre durante os trinta primeiros meses. Caracterizando-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais, e por problemas graves quanto à compreensão da linguagem falada. A fala custa aparecer e, quando isto acontece, nota-se ecolalia, uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical, uma incapacidade na utilização social, tanto da linguagem verbal quanto corpórea.

  1. CONCEITO DE LUDICO

Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.


  1. O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVES DO LUDICO

O autismo não tem cura, embora haja vários tratamentos como os psicoterapêuticos, os fonoaudiólogos, fisioterápicos, temos a equoterapia, a musicoterapia, a Holding Terapy (Terapia do Abraço) e alguns outros que auxiliam positivamente o desenvolvimento de habilidades e diminuem dificuldades.

Mais é comprovado que o ambiente de aprendizagem é de suma importância para o desenvolvimento da criança com autismo. Mais para que esse processo tenha um resultado positivo é necessário que os professores observem e analisem com atenção o desempenho das crianças, e com o lúdico esse trabalho facilita, tornando a escola um espaço onde as crianças possam se desenvolver cada vez mais. É muito importante que esse tratamento comece desde cedo pois quanto mais precoce melhor é para a adaptação da criança.

As crianças com autismo possuem algumas debilidades que dificultam o desenvolvimento, como por exemplo, tem dificuldade de contato com outras crianças, resistência a mudanças de rotina, pouco contato visual, movimentos e risos não apropriados e são resistentes ao toque. Em casos mais complexos, auto-agressão ou reação abrupta envolvendo objeto ou mesmo alguma outra pessoa. Essas manifestações não deve ser interpretada como o estado permanente da criança. Na verdade trata-se de reação esperada mediante a uma alteração importante na sua rotina, uma vez que a escola, naquele momento, é uma experiência desconhecida e de difícil apropriação de sentido e propósito pela criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (148.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com