TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar na Educação Infantil

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

BRINQUEDOTECA:  O ESPAÇO DO BRINCAR

O QUE É

A brinquedoteca é um espaço criado para o brincar, estimulando a atividade lúdica para crianças e adolescentes. Possibilita o contato com vários tipos de brinquedos no mesmo local onde a criança ou adolescente consiga expressar suas fantasias, seus sentimentos, medos, desejos e conhecimentos construídos a partir do que vivenciam.  

Esse ambiente criado especialmente para a criança tem como objetivo desenvolver a imagina        ção, a criação e a expressão; incentivar a brincadeira  do faz de conta, a dramatização, a construção do pensamento, a solução de problemas, a socialização, a vontade de inventar, colocando ao alcance da criança uma variedade de atividades que, além de possibilitar a luddicidade individual e coletiva, permite que ela construa a própria percepção de mundo.   (Cunha, 1998)

Na brinquedoteca o brincar é favorecido. É onde crianças  brincam livremente, sem interferência, podendo assim manifestar toda sua criatividade e potencial lúdico.Apesar do brinquedo ser o principal atrativo de uma brinquedoteca, ela poderá existir sem ele , desde que outras atividades lúdicas sejam estimuladas.

Em 1934 surgiu a primeira idéia de brinquedoteca. O dono de uma loja de brinquedos de Los Angels se queixou ao diretor da escola municipal que as crianças estavam roubando brinquedos. O diretor entendeu que isso ocorria pois não tinham com o que brincar. Iniciou-se então um serviço de empréstimo de brinquedos como serviço comunitário.Isso existe até hoje com o nome de Toy Loan.

Com objetivo de empréstimo de brinquedos, ajuda aos pais de crianças deficientes e estímulo a aprendizagem surge em 1963, em Estocolmo na Suécia a primeira Lekotek. Atualmente funciona com hora marcada  e com atendimento individual e o serviço é mantido com ajuda do Ministério da Saúde e Bem estar.

No Brasil, em 1973 surgiu a Ludoteca da APAE que funcionava na forma de rodízio de brinquedos . E em 1981, foi criada a primeira brinquedoteca na Escola Indianópolis em SP.

A BRINQUEDOTECA E SUAS FUNÇÕES.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com