TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE DIDÁTICA

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 - Tarefa: “CONCEITO DE DIDÁTICA” (Valor: 10,0)

PRAZO: 21/08/2018

Conceitos de Didática:

 

AUTOR (A) / ANO DA PUBLICAÇÃO

 

O QUE É DIDÁTICA?

 

 

CANDAU, 1988

O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Toda proposta didática está impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem.

MOURA, 2001

A Didática é um elemento da formação do professor. Regula, num sentido amplo, o comportamento de ser professor.

AZZI; CALDEIRA, 1997

A Didática é uma disciplina que, tendo como ponto de partida a reflexão sobre uma prática, ou, mais especificamente, o processo de ensino-aprendizagem, busca, na compreensão deste, elementos que subsidiem a construção de projetos de ação didática.

CASTRO, 2001

Ensinar algo é sempre desafiar o interlocutor a pensar sobre algo. Toda a Didática apoia-se no conceito de ensino. A Didática tem como um dos seus propósitos a orientação do ensino e, para tal, necessita recorrer à reflexão de caráter teórico e à pesquisa científica.

LIBÂNEO, 1998

Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático. Preocupa-se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.

PIMENTA, 2008

Sendo uma área da Pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. O ensino é uma prática social complexa. Considerá-lo como uma prática educacional em situações historicamente situadas significa examiná-lo nos contextos sociais nos quais se efetiva.

QUESTÕES:

1) A partir das leituras realizadas e das reflexões apresentadas no vídeo, elabore com suas palavras uma definição para o termo “Didática”, expressando sua compreensão.  

2) Apresente seu posicionamento sobre o papel da disciplina de Didática em seu processo de formação para a docência.

Observação: As respostas de ambas as questões acima precisam ser elaboradas entre 15 a 20 linhas e fundamentadas teoricamente.

Orientações:

Para que você organize seu conceito de Didática, é necessário que leia atentamente os conteúdos das páginas 12 a 22 do livro de Didática, assista ao vídeo “Didática Geral – a identificação da Didática” e consulte os materiais disponíveis nas categorias leituras obrigatória e complementar. Em seguida, leia os elementos do quadro disposto na atividade e responda as perguntas orientadoras para essa atividade. 

  1. A Didática é uma área da pedagogia onde tem por objetivo auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, dessa maneira possibilitando maior aprendizado. Traz como base os sinônimos das teorias pedagógicas, e suas maneiras mais corretas de uso, podemos definir didática como técnicas usadas para que os alunos consigam aprender.

Didática consiste apenas em ensinar, explicar e instruir, de maneira que fique claro ao aluno, é uma disciplina que se concentra no próprio estudo do ensino e aprendizado, assim buscando a formação e o desenvolvimento instrutivo dos alunos. Além disso, o ensino e a aprendizagem estão diretamente ligados com essa disciplina, pois é dessa maneira que o professor aperfeiçoa as suas técnicas para ser o mediador do conhecimento para o aluno, e assim auxiliando o educando de todas as maneiras possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com