TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CORTIÇO - TEXTO ADAPTADO -

Por:   •  20/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  11.345 Visualizações

Página 1 de 3

Narrador: João Romão é o dono do cortiço. ( João entra) Para acumular capital ele explora os empregados. Sua amante Bertoleza trabalha de domingo á domingo para ajuda-lo.( Bertoleza entra e logo sai ) Em posição de João Romão, surge a figura de Miranda( Miranda entra), o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o dono da vila por uma braça de terra para aumentar seu quintal.   

Miranda: eu lhe pago 300 mil réis por este pedaço de terra

João: já te disse que não irei vendê-la

Narrador: não havendo consenso, há o rompimento de relação entre os dois. Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João trabalha ardosamente para enriquecer mais que seu oponente. Mas tudo muda quando Miranda recebe o titulo de barão.

- E agora, Miranda, por ser muito conhecido e esforçado, é consagrado barão!

João: eu ainda irei conquistar tudo isto! Irás ver!

Narrador: no cortiço estão as pessoas com menos condição financeira. Entre eles Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade ( os personagens entram e caminham). Jerônimo tem uma vida exemplar, mas a abandona aos poucos, por conta de sua amante Rita Baiana. Algum tempo depois João se torna barão e promove mudanças na vila do cortiço. Mas na vila existem pessoas um tanto inconvenientes, como Leónie, que acaba levando duas jovens, Pombinha e Senhorinha para o mal caminho.

Leónie: florzinha, sabes que eu gosto muito de ti, não sabes?

Pombinha: não sabia

Leónie: agora sabe

 Existem algumas brigas no cortiço. (piedade encontra Jerônimo beijando rita baiana )

piedade: Eu já desconfiava seu canalha imprestável!

Jerônimo: amor, não era o que estava... (Rita interrompe a fala)

Piedade: cale a sua boca! Além de me fazer de corna ainda quer me chamar de burra? Saia daqui agora! ( Jerônimo sai e Piedade o acompanha, mas Rita a puxa de volta)

Piedade: ainda não terminei a conversa com você sua periguete de meia tigela!                           Rita :olhe como me chama sua vaca de chifres!

Piedade: eu te chamo do que quiser sua destruidora de casamentos! (as duas começam a se bater)

Narrador:  Miranda acabou descobrindo que sua mulher estela traía ele com Henrique que visitava o cortiço de vez em quando para se encontrar com estela.

Miranda: já chega estela eu sei que você me trai!

Estela: me desculpa eu te amo tanto... vamos tentar de novo meu amor, nosso casamento durou tanto tempo...

Miranda: não! Acabou! Saia da minha casa hoje mesmo e pode levar esse traidor junto e sejem muito felizes vocês se merecem!

Depois desses acontecimentos João acaba pedindo a filha de seu inimigo em casamento e assim fazendo a aliança entre os dois. Bertoleza vendo como a vida de João estava decidiu usufruir de suas riquezas, mas o dono do cortiço queria se ver livre de Bertoleza á denunciou como escrava fugida. ( os donos de Bertoleza chegam para prende-la)

Bertoleza: não posso acreditar que você fez isso joão! Eu confiei em você! ( Bertoleza pega a faca ) pronto agora viva feliz! (Bertoleza se mata)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (172.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com