TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA LITERATURA NAS ESCOLAS VINCULADO A UMA ANÁLISE DO FORMALISMO RUSSO

Por:   •  21/9/2018  •  Artigo  •  3.318 Palavras (14 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 14

O ENSINO DA LITERATURA NAS ESCOLAS VINCULADO A UMA ANÁLISE DO FORMALISMO RUSSO

CAMPOS, Érika de Abreu 1

GÓES GOMES, Sarah Ingrid 2 

ALMEIDA, Jorlaíne Monteiro Girão de 3

RESUMO

Neste presente artigo apresentamos uma reflexão acerca das dificuldades vividas pelos alunos condizentes ao ensino da literatura. Sabe-se que que há um percentual muito grande da aquisição do aprendizado hoje, pelo fato do campo literário ser expansivo. Dentre essas especificidades abordarmos uma análise sobre como o corrente literária do formalismo russo foi estabelecida e de como seu contexto “texto pelo texto” implica diretamente nesse distanciamento do aluno assimilar a literatura desde seu surgimento até os dias atuais, fazendo assim com que estes percam o interesse e deixando passar despercebido a importância  fundamental desse estudo.

Palavras-chave: Formalismo Russo, Literatura, Ensino.

ABSTRACT

In this article, we present a reflection about the difficulties experienced by the students who are responsible for the teaching of literature. It is known that actually there is a very large percentage of aquisition of learning, because the literary field is expansive. Among these specifities, is na analysis of how the literary chain of Russian Formalism has been established and how its context “text by text” directly implies that the pupil is distancing himself from assimilating literature from his birth to the present days, doing they lose interest and let the fundamental importance of this study go unnoticed.

Keywords: Russian Formalism, literature, teaching.

_____________

1Graduanda do Curso de Letras do Instituto Federal do Amapá-IFAP, erikaac0298@gmail.com;  2Graduanda do Curso de Letras do Instituto Federal do Amapá-IFAP, sarahmorgan310@gmail.com;  3Professora orientadora: Bacharela e Licenciada em Letras Inglês/Português, Especialista em Linguística Aplicada. E-mail: jorlaine.almeida@ifap.edu.br.

INTRODUÇÃO

Refletindo sobre a importância da formação pessoal e crítica do aluno, iremos abordar no presente artigo uma visão e constatações sobre estudos voltados diretamente ao ensino da literatura nas escolas vinculado a uma crítica ao Formalismo russo.

O Formalismo russo que foi uma corrente literária que marcou o século XX com papel crucial para essa linha de pesquisa. Até meados do século XXI, o estudo da literatura não tinha tanta fundamentação e em um momento em que os ensinamentos de história, sociologia, filosofia entre outros se destacavam, esta ainda era pouco sustentada, ao ponto de não possuir valor próprio que deveria ter.

Ao passar do tempo, a literatura e suas particularidades começaram a ganhar espaço, agora de forma renomada passa a não ser mais coadjuvante, mas sim autêntica, vista como base para outras análises que antes exclusivamente sozinhas eram valorizadas.

        Entretanto, é notório hoje perceber o pouco ímpeto na educação aos estudos literários. Talvez por ser considerada uma disciplina “chata e exaustiva”, segundo a maioria dos alunos ou até mesmo (e pouco retratado) pela desmotivação do professor em sala de aula ao apresentar os assuntos – que não são poucos. Tal fato é fidedigno pois para muito desses as leituras são complicadas, a distanciação de suas realidades não são debatidas, as palavras diferentes e de difíceis compreensão, que em sua grande maioria são perpassadas de maneira superficial, o que caracteriza ainda mais essas opiniões.

Partindo disso, vamos apresentar que, assim como a literatura em geral já causa esses aspectos, os estudos do Formalismo russo mesmo sendo fundamental e tenha contribuído em massa para a compressão de tudo o que se estuda hoje nessa área, apresenta mais uma estrutura da palavra (forma) criando de certa forma esse distanciamento no entendimento do aluno, que nessa análise necessita de fatores externos para melhor aquisição cítrica e reflexiva da literatura que aprende e o cerca.

MATERIAL E MÉTODOS

A investigação do referente artigo se deu inicialmente a partir de diversas pesquisas e leitura já existente sobre a tematica, bem como em livros, sites e outros artigos nesse viés de pensamento, com o intuito de conhecer melhor o assunto e traçar posicionamentos e formas deste trabalho.

Será apresentada de natureza bibliográfica, exploratória e explicativa ao cunho qualitativa. Conforme afirma Prodanov e Freitas (2013, 53) assume em geral as formas de pesquisa bibliográficas e estudos de caso. É um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Ademais, de forma qualitativo e quantitativo visando enfatizar os objetivos do artigo, tal como posicionamentos críticos e reflexivos para possíveis hipóteses.

A escolha dessas natureza de pesquisa se deram principalmente para um melhor aproveitamento do artigo, a fim de buscar sintetizações claras e bem sustentadas.

De índole inicial se utilizou a pesquisa bibliográfica, que além de muito usual se encaixou perfeitamente ao que queríamos propor. De acordo com (CHIARA, KAIMEN, et al., 2008) a pesquisa bibliográfica é então feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objeto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema, e pode ser realizada com diferentes finalidades.

          As  pesquisas  exploratórias,  segundo  Gil  (1999,  p.  43)  visam  proporcionar  uma visão  geral  de  um  determinado  fato,  do  tipo  aproximativo.  E  tem  a  finalidade  básica  de desenvolver,  esclarecer  e  modificar  conceitos  e  idéias  para  a  formulação  de  abordagens pposteriores.

Na  pesquisa  de  caráter  qualitativo,  os  estudos  que  empregam  uma  metodologia qualitativa  podem  descrever  a  complexidade  de  determinado  problema,  analisar  a interação  de  certas  variáveis,  compreender  e  classificar  processos  dinâmicos  vividos por  grupos  sociais,  contribuir  no  processo  de  mudança  de  determinado  grupo  e possibilitar  em  maior  nível  de  profundidade  o  entendimento  das  particularidades  do comportamento  dos  indivíduos  (RICHARDSON,  1999,  p.80).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com