TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O artigo estudado tem por objetivo fazer uma discussão acerca do Ensino da Língua Portuguesa nas Escolas com enfoque nas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem dentro da escola. Além de dar destaque ao papel da família e seus reflexos no ensino da Língua Portuguesa juntamente com a didática utilizada pelos professores para reduzir a dificuldade dos alunos nessa disciplina.

Através dessa pesquisa busca-se descrever quais fatores que influenciam na notória dificuldade que os alunos apresentam em Língua Portuguesa. E como o papel do educador é crucial na reversão desse quadro nas salas de aula, são eles capazes de tentarem fazer uma melhor relação professor-aluno e contar com o apoio da família, para que essas colaborem para que o aprendizado seja realmente efetivado. Tendo como parâmetros iniciais as ideias de que, tal impossibilidade de aprendizagem ocorre devido à complexidade da disciplina, ou dados a outros fatores, como questões sociais, falta de interesse dos alunos, falta de capacitação dos professores desta etapa, entre outros.

Partindo da premissa da enorme importância do ensino da disciplina em questão, no que tange o processo de formação de quaisquer indivíduos, destaca-se mais ainda que os professores desenvolvam métodos que sejam eficazes e sólidos. De modo que, o ensino da Língua Portuguesa se torne mais prático, menos cansativo, mais atrativo de um jeito que o aluno sinta vontade de aprender. Porém, para que o professor faça a diferença ele precisa ser estimulado para não se deixar abater bela baixa autoestima e elevar o entusiasmo e a vontade de ensinar em meio ao turbilhão de problemas.

Um dos principais fatores que influenciam no processo de aprendizagem é o nível social da família do aluno. Pode-se observar que a criança traz consigo os traços de como vive e onde vive. A cultura em que o aluno está condicionado reflete diretamente em seu modo de pensar. Começando do vocabulário dos pais, o acesso ou o não acesso a leitura no lar, o tipo de apoio recebido pela família quanto aos estudos, isso e outros detalhes colaboram no modo como o aluno se comporta e aprende na escola.

Desse modo pode-se perceber como os fatores sociais tem que ser analisados pela escola, uma vez que recebem alunos de todas as classes sociais mesclados em uma mesma sala e só aumenta os cuidados da escola quanto aos problemas relacionados à família.

Outro fator que pode influenciar na aprendizagem é o afeto que os alunos recebem. Alunos bem-amados e cuidados tendem a serem mais interessados e participativos nas aulas do que os que recebem pouco amor e carinho que podem não colaborar e por vezes serem até agressivos. Portanto, um bom relacionamento com a família é de extrema relevância para a obtenção de bons resultados escolares.

É de suma importância para o sucesso escolar que a criança perceba que seus pais tentam motivá-lo para obter alcançarem o sucesso. Sendo assim, a família deve buscar resolver seus problemas da maneira mais clara e equilibrada possível, para que a criança se sinta confortável no ambiente escolar, de modo a facilitar seu desenvolvimento e aprendizado.

Desse modo, é necessário haver uma união da família e escola em prol da melhora do desenvolvimento escolar de cada aluno, pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.

A relação aluno-professor é um ponto crucial no processo de ensino-aprendizagem, o modo como ele acolhe e tentar entender os motivos das dificuldades apresentadas por seus alunos pode mudar todo o cenário. Além do professor toda a escola deve estar preparada para lidar com os problemas que o aluno traz consigo e tentar trabalhar com essas dificuldades.

A indisciplina as aulas de Língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com