TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Estudos Pedagogicos

Por:   •  28/10/2023  •  Abstract  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado da Bahia

Departamento de ciências Humanas I  

Colegiado de Letras – língua portuguesa e literaturas

Estudos Pedagógicos I / 1º semestre 2023.1

Prof. Lise Arruda

Estudo dirigido

A partir da leitura do texto de Bittar (2009), responda:

a) os objetivos do modelo de educação grega foram diversos. De modo geral, o principal objetivo era a formação do cidadão, apresentando um caráter político no sentido de que, em uma sociedade humana, as pessoas se estabelecem vínculos e devem buscar o bem comum, segundo Aristóteles. A educação grega possui alguns aspectos (ainda que com suas próprias características) da educação egípcia.

Os processos educativos eram separados a partir das classes sociais, em que classe dominantes possuíam um modelo educacional para formá-los para as tarefas de poder e aos trabalhadores só existia treinamento para o trabalho. Na educação das crianças de classes dominantes, existiam dois momentos de aprendizagem: o fazer e o falar. O primeiro era sobre se preparar para a guerra, enquanto o segundo era sobre a preparação para a política. Eles deveriam ser guerreiros na juventude e políticos na velhice. A ginástica (pedotriba) e a música (citarista) eram utilizadas na educação, já que a escrita não era ainda usada como meio de aprendizagem. Assim, a aquisição do conhecimento acontecia através da memorização, tendo as cantilenas um papel importante nisso. A ginástica era direcionada aos jovens que precisavam se exercitar para a guerra.

A escrita começou a ser praticada por volta do século V a.c., obtendo resistência dos conservadores que acham que a introdução da escrita na escola negligenciaria a memória, segundo Platão. Já Aristóteles, embora não fosse contra a escrita nas escolas, fazia oposição a qualquer educação que se tornasse profissional, pois seria indigno de um cidadão. Ele também foi elaborador dada escola estatal, uma vez que ele se mostrava contrário à educação privada e favorável que ela fosse uma preocupação dos legisladores, pois o educar deveria ser de responsabilidade pública. Por isso, são consolidadas as disciplinas: gramática, ginástica, música e desenho. No entanto, a escola estatal continuava a ser um privilégio das classes dominantes, não se estendendo as outras classes.

A educação em Atenas buscava desenvolver um equilíbrio entre a mente e corpo, sendo desprovida de um valor prático e ligada ao crescimento da humanidade e personalidade dos estudantes. Já a educação espartana procurava o treinamento do corpo, com o objetivo de ser forte e resistente e pronto para as guerras. Eles enxergavam cada ser como um soldado em potencial, a partir das regras ditadas por Licurgo. As crianças do sexo masculino eram retiradas da família aos 7 anos e inseridas em escolas ginásios até os 16 anos, recebendo uma formação militar. Além disso, valorizava-se a obediência, com pouco espaço para o aprendizado da leitura e escrita, aprendendo-se apenas o necessário.

b) A principal distinção entre sofistas e filósofos é o fato dos primeiros serem profissionais que ofertavam conhecimentos em troca de dinheiro, algo que os filósofos condenavam e não praticavam. Aristóteles foi um grande defensor dessa posição, pois ele dizia que a educação com finalidade prática (com fins profissionais) não era digna do cidadão, porque o trabalho numa sociedade escravista era associado à condição de escravo. Por isso, aquele que ensinasse por dinheiro seria indigno e mercenário.

c) Como Roma dominou a Grécia, o modo de educação romano foi muito influenciado pelo grego, aderindo a ideia de uma educação não familiar e instituída na escola. Com a conquista do território grego, Roma acabou se incorporando na cultura grega e, consequentemente, seu modelo escolar.

d) Final do século IV a.C. – início do século III a.C.: a escola romana era uma instituição normalmente difundida, surgindo posteriormente uma escola de nível mais elevado (gramática e retórica) em 169 a.C. A introdução do nível elevado encontrou desafios, pois a gramática, que era apenas considerada a arte de ler e escrever, evoluiu para um aprendizado de cultura geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com