TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Expressionismo

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Pedro Ferreira[pic 1]

História da Música dos Séculos XX e XXI

2º Semestre

2017/18

Expressionismo

O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural que nasceu na Alemanha no inicio do seculo XX, e que abrangia vários campos das artes. Inicialmente manifestando-se através da pintura, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que juntou vários artistas de diferentes formações, tendências e níveis intelectuais. O movimento surge como reacção ao positivismo ligado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominava a visão interior do artista, a "expressão", em oposição à mera observação da realidade, a "impressão". O Expressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade.

Através do recurso às temáticas da solidão e da miséria, o Expressionismo é um reflexo da angustia e ansiedade que dominavam os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha durante os anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. Isto levou a um desencadeamento de uma vontade de transformar a vida, de alargar as dimensões da imaginação e de renovar a linguagem artística. O Expressionismo defendia a liberdade individual, a supremacia da subjetividade, o irracionalismo, e os temas proibidos como, o excitante, o diabólico, o sexual, e o fantástico ou perverso. Pretendeu ser o reflexo de uma visão subjetiva e emocional da realidade, materializada através da expressividade dos meios plásticos, que adquiriram uma dimensão metafisica, abrindo os sentidos ao mundo interior. Muitas vezes visto como genuína expressão da alma alemã, o seu caracter existencialista, o seu anseio metafisico e a sua visão trágica do ser humano são características inerentes a uma concepção existencial aberta ao mundo espiritual e às questões da vida ou morte. Fruto das peculiares circunstancias históricas em que surge, o expressionismo veio revelar o lado pessimista da vida e a angustia existencialista do individuo, que na sociedade moderna, industrializada, vê-se alienado e isolado.

O Expressionismo não foi um movimento homogéneo, coexistindo vários polos artísticos com uma grande diversidade estilística. Na Alemanha, seu país de origem, existiram dois grupos dominantes e de veras muito importantes para a historia deste movimento: Die Brücke (A Ponte), fundado em 1905, era uma comunidade artística de jovens expressionistas em Dresden. O seu objetivo era derrubar as tradições conservadoras da arte alemã, construindo assim uma "ponte" para um novo e melhor futuro para esta. E Der Blaue Reiter, fundado em 1911, que não era exactamente um grupo, mas um conjunto de diversos talentos que contribuíam para a publicação de ensaios sobre as formas de arte expressionistas. O objetivo das exposições deste "grupo" era encontrar pontos em comum entre as diversas formas de arte.

Na área da música, visava-se desliga-la dos fenómenos objetivos externos, sendo instrumento unicamente da atividade criadora do compositor e refletir-lhe o seu estado anímico, sem regras e convenções que tendessem à esquematização e às construções lineais, em paralelo à geometrização das vanguardas pictóricas do momento. A música expressionista procurou a criação de uma nova linguagem musical, libertando a música, sem tonalidade, deixando que as notas fluíssem livremente, sem intervenção do compositor. Entre os músicos expressionistas destacaram-se especialmente três, que viriam a formar o grupo de compositores conhecido como a Segunda Escola de Viena:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com