TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRIA DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO

Por:   •  25/7/2022  •  Artigo  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

Disciplina: HISTÓRIA DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO 

Período 2021.2

Docente: Roza Palomanes

Discente: Milena Martins Lage Vaz

10/03/2022

Recentemente inaugurada (datando do século XX) e com algumas dificuldades, a Linguística vem obtendo êxito em se estabelecer entre as ciências humanas. Ela visa descrever e tecer teorias, análises e conclusões acerca da linguagem verbal humana, objetivando a observação de suas ocorrências escritas, orais e gestuais. A rigor de sua metodologia, ela adota diversos aspectos neurobiológicos e biossociais que a caracterizam, juntamente com seu caráter empírico, de fato como Ciência.

 Sendo a Linguística definida como uma disciplina que estuda cientificamente a Linguagem, faz-se necessário, também, discorrer a respeito da diferenciação entre alguns termos e conceitos para que seja possível demarcar as áreas de inferência e execução. É nesse sentido que a Linguagem é apresentada com dois sentidos, quando é usada para referir-se a um processo de comunicação de qualquer âmbito e o sentido que os linguistas a estudam como a capacidade que somente os seres humanos têm de se comunicar por meio das línguas. Por sua vez o termo Língua é conceituado como um conjunto ou sistema de signos com os quais os membros de uma comunidade social conseguem uma comunicação efetiva. A Linguística considera, então, que nenhuma língua pode ser melhor ou pior que qualquer outra, pois todo sistema linguístico é capaz de expressar efetivamente o que seus falantes desejam reproduzir.

Então, como a linguagem é uma capacidade somente do ser humano, desenrola-se uma série de características que possibilitam o homem de se comunicar. A primeira delas é a apresentação de uma técnica articulatória complexa, isso é, uma combinação de movimentos corporais que resultam na produção de sons. É inerente a raça humana a utilização de uma complexa base neurológica de centros nervosos, uma base cognitiva que relaciona o homem e o mundo biossocial, uma base sociocultural fundamental para a vida em sociedade e a base comunicativa que disponibilizam dados para a interação entre os usuários da língua. Até aqui já é possível inferir que o objeto de estudo da Linguística é a Linguagem humana trabalhando através da observação seus canais de manifestação, seja oral, escrita ou gestual (no caso da língua de sinais).

Diferentemente na Gramática Tradicional que procura levantar normas para regulamentar os usos das estruturas linguísticas, a Linguística não tem a intenção de ditar normas. Seu estatuto científico diz respeito a diversos requisitos específicos. A linguagem é observada, investigada, analisada e descrita através de suas ocorrências faladas e escritas à luz de postulados teóricos. Além disso, a Linguística é uma ciência empírica que observa seus enunciados com métodos rigorosos de descrição analítica e imparcial, ou seja, sem se contaminar com preconceitos socais e linguístico que são ligados a uma visão não profissional e não científica.

Portanto, é possível concluir, a Linguística em como objeto de estudo a linguagem humana pela observação se suas aparições sociais. Seu objetivo e finalidade é entender os princípios que norteiam essa capacidade inerente somente ao ser humano. Ela estuda as línguas com um fim em si mesma para produzir descrições de e para obter informações sobre a natureza da linguagem, suas aplicabilidades e variabilidades ao longo do tempo e da evolução da raça humana.


Referências Bibliográficas

MARTELOTTA, Mário Eduardo. et al. Manual de Linguística. Editora Contexto,2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (767.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com