TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS

Por:   •  1/12/2020  •  Ensaio  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

O impacto das novas tecnologias nas práticas de produção e recepção de textos

Karina Hadassa Ribeiro

Renata Guimarães de Souza

Resumo:

 O trabalho apresenta reflexões sobre os impactos das tecnologias nas práticas de produção e recepção de textos, pois com a inserção da internet no nosso dia a dia e com os avanços tecnológicos é notório que aderir as novas alterações constantes no modo em que a interação cultural ocorre, traz novos determinantes e ressignifica outros. A sociedade contemporânea está cada vez mais inserida no contexto tecnológico, com isso, é visível que exista uma preferência pelos meios tecnológicos, isso porque, mais leitores estão preferindo esses novos recursos pela praticidade ou até mesmo por ser algo desconhecido e favorável a exploração, isso ocorre também com novos escritores que acabam indo além de textos típicos publicados por revistas virtuais e sites específicos, já  que com a entrada das tecnologia surgem os blogs e as páginas em redes sociais que possibilitam ter muitas visualizações em textos curtos publicados com diversos intuitos. Portando, é necessário entender e significar essas novas práticas que cada vez mais cresce com os avanços tecnológicos e com essa nova geração.

Palavras-chave: avanço da tecnologia; leitura; escrita;

  1. Introdução

           É visível que, com os avanços da tecnologia a internet se tornou o maior vínculo de comunicação mundial da contemporaneidade. Essa nova realidade tem influenciado os mais diversos campos sociais, principalmente o da produção e recepção de textos, visto que, com esse crescimento desacerbado novos públicos tem chegado, o que faz com que as linguagens de textos tendem a serem mais compreensíveis, objetivas e diretas para agradar os mais diversos gostos. É perceptível que ocorra uma valorização da leitura, assim, é de suma importância que os escritores tenham noção do seu público e do comportamento deles diante da web, pois a grande parcela dessas pessoas querem que a linguagem na internet seja de fácil acesso e é devido a isso que, para agradar e ter um espaço maior e mais visível, e consequentemente alcançar o resultado esperado torna-se necessário percorrer um grande caminho de análises textuais nesse novo espaço de discussões e aprendizado.

        Com a implementação dos avanços tecnológicos é imprescindível não relacionar tais práticas com o multiletramento digital, dado que, com a inserção das tecnologias digitais na sociedade atual faz-se necessário obter novas formas para se comunicar, ler, escrever e pensar. Essa nova realidade faz com que se discuta a importância desses novos recursos tecnológicos nas práticas de produção e recepção de texto, posto que, surgem inúmeros estudos em torno de como esses fatores têm influenciado na produção de conteúdo e de qual forma ele chega nas pessoas que mostram interesse pelo que está sendo escrito, é nítido que alterações precisam ser feitas durante esse processo de atualização com a tecnologia, onde textos em folhas convencionais não chamam a mesma atenção que os textos denominados como práticos e curtos apresentados pela internet.

           Toda essa nova demanda de conhecimento tecnológico para fins de escrita e leitura faz com que profissionais da educação, do curso de letras, por exemplo, tenham que se preparar para pensar a respeito de todo esse panorama que se desenha e também contribuir do ponto de vista de alguém que estuda necessariamente as manifestações linguísticas. É importante saber que esses novos gêneros determinados na internet não são iguais os livros físicos, eles não mantém suas características e não é apenas como uma republicação dos contextos originais, impressos, por isso, é necessário um conhecimento maior, que vai além de escrita e leitura.

            Depois de entendermos que o conhecimento básico na atualidade não tem muito valor e que a sociedade atual procura por mais agilidade no seu dia a dia, o conhecimento adquirido na fabricação de livros impressos não faz muito sentido no contexto atual, as pessoas tendem a querer agilidade, praticidade, uma linguagem fácil entre outros; por esses determinados fatores, profissionais da escrita precisam estar constantemente em mudanças para satisfazer os leitores da atualidade, devido a isso analisaremos melhor esses dois novos recursos que vem se adaptando com novos conceitos para a sociedade atual.

  1. O comportamento do leitor contemporâneo na internet

          Para dar início a esse tópico tão comum nos dias atuais, é necessário começar falando dos mitos que são tão presentes quando se trata do cotidiano de um leitor virtual, de que a leitura nesse contexto costuma ser mais superficial, isto é, que, normalmente, um usuário não lê todo o texto, assimilando apenas aquilo que lhe é de interesse instantâneo. Segundo Hayles (2009, p. 20), a “literatura eletrônica, geralmente considerada excludente da literatura impressa que tenha sido digitalizada, é, por contraste, nascida no meio digital, um objeto digital de primeira geração criado pelo uso de um computador e (geralmente) lido em uma tela de computador”. Ou seja, são obras literárias pensadas para a tela, isso porque, essa vertente é marcada pela interatividade entre leitor e autor, o que torna as obras atrativas e interessantes para adolescentes, que procuram textos mais interativos, com isso, tem-se a oposição de que a leitura nesse contexto costuma ser superficial, visto que, por estar inserida no ambiente virtual e utilizar alguns viés como a animação, hipertexto e, principalmente, a interatividade entre leitor e autor, pode-se afirmar que o consumo de textos digitais não são superficiais.

Porém, quando se trata de leitura digital existe uma não aceitação desse produto, dado que, a leitura digital permite que o leitor tenha uma “liberdade” e isso faz com que essa prática seja taxada como entretenimento. A caracterização da “liberdade” que o leitor possuí está relacionada com o fato de poder acessar o texto em qualquer dispositivo, clicando em links e com os avanços cada vez maiores das plataformas digitais os escritores da atualidade tem pensado não somente em livros impressos, mas nos chamados e-books, que são livros disponibilizado por editoras através de PDF. O leitor contemporâneo, assim como qualquer leitor, consegue por meio do produto escolhido dialogar com o texto sem praticar uma “leitura superficial”, ou seja, o texto digital apresentam recursos multimodais que ajudam na significação do texto e na ampliação do letramento para os multiletramentos, uma vez que o leitor, ao conjugar diferentes semioses acaba, inclusive, ampliando o sentido do texto, como apontam Rojo e Moura (2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com