TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – 2017.1

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação

Coordenador (a): Siomara Borba

Aluno (a): TATIANA PEREIRA NERI  Matr.: 11112080141

Polo: MAGÉ                                   

TEMA

 O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem por finalidade registrar as teorias de vários autores com os mesmos pensamentos sobre o lúdico na educação infantil, mostrando que os pensamentos coadunam entre si, com pequenas diferenças motivadas pelos conceitos.

Os motivos que levam uma criança à escola geralmente lhe são alheios. Possivelmente, grande parte delas preferiria ficar em casa com as suas brincadeiras a se uniformizar e ir para a escola. Um desafio da escola contemporânea talvez seja encontrar modos de tornar essa ida à escola uma motivação própria às crianças. Que elas acordem com o desejo de ir para a instituição acadêmica. Motivar os alunos a frequentarem a escola só é possível se refletirmos a nossa prática docente por meio da investigação do cotidiano.

No que diz respeito ao desejo infantil de aprender por meio de brincadeiras, somente o discurso das crianças podem nos trazer as suas reais expectativas em relação à educação formal. E os discursos dos professores nos ajudam a verificar os pontos de convergência e divergência entre esses dois atores do processo ensino-aprendizagem para desenvolver métodos de aprendizado que sejam significativos para ambos.

A questão educacional atualmente vem sendo colocada principalmente relacionada a “reformas” ditas inovadoras e a mídia foca a questão “a escola é para vida”. Pensar no universo do ensino público diante desta perspectiva envolve um questionamento amplo, uma vez que exige compromisso, a política educacional e os meios de tornar viável a educação em si. O perfil da escola deve estar atento e preparado para saber como e quando a qualidade está de acordo com a sua realidade para que os meios por ela utilizados sejam eficazes. Ela precisa estar atenta com olhares diferenciados para suas peculiaridades. Assim, embutida desta visão poderá verificar e agir diretamente na promoção de soluções para seus problemas.

PROBLEMA

Como o lúdico auxilia na aprendizagem sistemática da criança na educação infantil, ampliando seu horizonte e suas habilidades?

 OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

        Investigar quais são as reais possibilidades de utilização do lúdico para superação da dificuldade de aprendizagem,

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

      Verificar se o uso de jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e organização lógica da criança.

 METODOLOGIA

A relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a utilização do lúdico na formação da personalidade, nos leva a explorar os jogos e as brincadeiras em suas diversas formas, auxiliando no processo ensino-aprendizagem, no desenvolvimento psicomotor, isto é, na motricidade fina e ampla, bem como criar possibilidades de demostrar as habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição.

Esse pesquisa aborda um panorama sobre a infância, a educação infantil e o lúdico, que estão divididos prioritariamente em inserção do lúdico no contexto da educação infantil no Brasil e do lúdico no processo ensino-aprendizagem.

Caracterizando-se como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, sendo os principais autores que fundamentam o referencial teórico desta pesquisa: Freire (1999), Kishimoto (2001), Kramer (1991) e Vygotsky (1987).

REFERÊNCIAS

AQUINO. Ligia Maria Motta Lima Leão. As políticas sociais para a infância a partir de um olhar sobre a história da criança no Brasil. In: ROMAM E. D. STEYER V. E. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Ulbra, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com