TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

Curso de Letras

[pic 1]

Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa

                                                        Aluno:                                     Matricula:

      Joel da Cruz Fontoura                       201807042634

Rio de Janeiro

2019

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo promover a discussão saudável entre professores sobre a importância do planejamento de aulas e trazer diferentes pontos de vista, a fim de que haja a troca de conhecimentos e o enriquecimento de todos como profissionais.

A discussão envolveu professores de escolas regulares e de cursos, professores com extrema experiência em suas áreas de atuação. O objetivo foi estimular os participantes a refletirem sobre a importância de planejar suas atividades e aulas.

DESENVOLVIMENTO

O que podemos entender como planejamento? O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Dialogando com meus amigos professores, pude comprovar que os mesmos visam tornar as aulas dinâmicas, sem ficar à risca com base somente no cronograma das aulas.

“Tem turma que você consegue fazer o planejamento e tem turmas que deve retardar ou adiantar, tem que fazer um planejamento individual de acordo com a turma. Às vezes você tem turma do mesmo nível, da mesma série, com um avanço a mais que a outra. O ideal é fazê-las andarem juntas, mas não sendo possível, fazer o melhor trabalho mesmo que não seja utilizado o cronograma conforme deveria ser. Contudo há turmas que estão com baixo conhecimento, então não pode simplesmente jogar a matéria e não dar a atenção necessária, senão os alunos não vão aprender”. (Prof: Victor Luiz, professor de Ensino Médio – Colégio Wakigawa – Curso Educandus e Curso Progressão).

“Sou um professor que visa transmitir aos alunos a melhor forma de conhecimento visando atrair a atenção, deixando de lado a didática básica em determinados casos. Se eu der uma aula triste, muito metódica, os alunos não vão ficar interessados. Nos colégios, eu preciso tentar seguir o cronograma, mas nas aulas em que ministro nos cursos, há mais liberdade para interagir com os alunos, visto que os mesmos aprendem melhor sem a monotonia das salas de aulas tradicionais”.

(Prof: Alex Alvarez Filho, professor de Ensino Médio – Colégio João Paulo – Curso Educandus e Curso Tubarão).

CONCLUSÃO

Após essas entrevistas, podemos perceber que boa parte do conhecimento que é transmitido pelos professores, tanto aqueles que utilizam o cronograma com afinco, tanto como os que utilizam da interação desenvolvida com a turma, poderá ser absorvida pelos alunos de diversas formas. O importante é que o aluno possa ter um ambiente em que possa alcançar seus objetivos e desenvolver a sua capacidade de aprendizagem da melhor forma possível.

O planejamento educacional sempre deverá ser visto e revisado a fim de propiciar a melhor qualidade de ensino, atraindo a atenção do aluno e os forçando a extrair o melhor de si em cada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com