TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Educacional Para Aprendizagem Significativa

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

NOME: MARIA ROSALINA SOARES DA CONCEIÇÃO (matricula 201902740671)

Planejamento Educacional para Aprendizagem Significativa

Introdução

Por que o professor deve planejar? Por que ele precisa envolver-se com essa atividade? Antes de tudo, é preciso que o professor acredite nessa ação, acredite no planejamento, que o veja como algo que orienta o seu trabalho e que é essencial para um ensino significativo, intencional e de qualidade. Um ensino planejado antevê formas possíveis e desejáveis de se trabalhar, evitando a rotina viciada de sala de aula e a improvisação que tanto acontece. Comprometer-se com o planejamento proporciona a reflexão permanente, o pensar mais sistematicamente sobre a realidade, sobre a proposta e sobre a própria prática (VASCONCELLOS, 2010); assim, o professor não fica estagnado no que sempre se fez, ultrapassando as barreiras da comodidade da reprodução e tornando-se o agente das mudanças.

Para uma prática docente significativa e transformadora, é necessário que o professor planeje as suas aulas. Como processo contínuo de reflexão, de tomada de decisão e de ação, o planejamento orienta o trabalho do professor e o envolve no cotidiano escolar, tornando-o o agente das mudanças. Contudo, se o plano, que é o produto do planejamento e que, portanto, representa a execução da proposta daquilo que se pensou, for apenas a organização de atividades a serem desenvolvidas em aula, o planejamento transformador em busca da mudança não acontece. Assim, a intencionalidade para intervir na realidade, para enfrentar a inércia que muitas vezes acontece na escola, está no planejamento. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi o de investigar se os professores planejam e como isso acontece.

Metodologia

 De maneira a englobar os aspectos referentes a essa ação, foi feita uma roda de conversa com alguns professores da rede pública, onde foram abordados alguns questionamentos conforme segue (* resposta dos professores)

1-Quando você pensa na realização de um plano de aula, qual seu objetivo final?

*Que as crianças possam contextualizar as ideias apresentadas pelo plano e assim vai abrindo novas temáticas a partir do interesse delas observado as dificuldades também.

*Que sejam capazes de entender o conteúdo, através e trabalhos, exercícios  e atividades.

*Que eles possam tirar melhor proveito em tudo que realizam nas atividades, que despertem e descubram através das brincadeiras o meio em que vivem.

 2-Qual a didática que você usa na realização do seu plano de aula?

*Hora do conto, roda de conversa e brincadeiras dirigidas.

*Dependendo do conteúdo, trabalhar com atividades práticas.

*Jogos, brincadeiras e do que eles vão dispondo, descobrindo, por si só, por sua curiosidades. Através deles vou moldando meu planejamento para as próximas aulas.

Conforme roda de conversa eu pude notar que cada professor tem seu modo de planejar, de abordar os assuntos a que trabalhará com seus alunos, sejam eles da educação infantil , fundamental, médio ou superior.

Para conceituar planejamento, utilizo o aprofundamento da temática realizado por Vasconcellos (2010). Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto, na intenção de atingir certos objetivos que decorrem de necessidades criadas por uma determinada realidade. Planejar, portanto, não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou, ou seja, é necessária a execução. Trata-se de projetar uma ação, mas não qualquer, pois é uma ação a ser realizada, que torna real; é uma ação que visa a um fim, e por sua vez, tanto o fim quanto a ação estão relacionados a uma realidade a ser transformada. Planejar é também se comprometer com a concretização do que foi elaborado enquanto plano. Logo, a ação mediada pelo planejamento passa a ser consciente e intencional, ela intervém na realidade visando a sua mudança. O planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, de tomada de decisão, de colocação em prática e de acompanhamento; ele é permanente, ou seja, é algo que deve ser constante na prática docente e que, portanto, envolve o professor no cotidiano escolar. É o exercício constante da ação-reflexão-ação, o que caracteriza o ser educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (258.8 Kb)   docx (879.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com