TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador – Identidade Diversidade E Educação

Por:   •  27/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO DE PEDAGOGIA

THAIS CASCARDI MARQUES DOS SANTOS

PROJETO INTEGRADOR – IDENTIDADE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO

SÃO PAULO

2021

THAIS CASCARDI MARQUES DOS SANTOS

PROJETO INTEGRADOR -  EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

LINHA DE PESQUISA – IDENTIDADE, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO.

Trabalho apresentado no Curdo de Pedagogia instituição ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador: Maurício Werhmuller

SÃO PAULO

2021

RESUMO

A pandemia nos levou a repensar muitas coisas, uma delas foi a iniciação do ensino a distância, muitos pais tiveram dificuldade. Devido a demanda de lições os alunos acabaram perdendo o interesse e isso foi uma das barreiras criadas, pois muitos pais tem uma rotina ( trabalho, casa) e com isso o tempo dedicado aos estudos do filho ficar reduzido e não acabando dando conta de tudo. Os professores também enfrentam dificuldades, pois é a primeira vez que o ensino entra na fase online, é uma experiência única para todos, e o necessário no momento é todos se fazerem presentes e trabalharem juntos, para que assim consigam um belo desenvolvimento.

Palavras – chaves: Pais, ensino, alunos.

SUMÁRIO

RESUMO        2

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

JUSTIFICATIVA        5

1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO        5

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

REFERENCIAL TEÓRICO        6

ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA        7

MELHORIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

        A pandemia nos fez pensar na educação de uma maneira que nunca tínhamos visto antes, o ensino a distância fez muitos familiares se questionarem se isso realmente seria eficaz. Porém em contra partida fomos obrigados a olhar para as famílias em situações precárias. Se uma família não tem não tem o mínimo para se manter, como conseguirá investir em uma internet para que o filho estude?

        A escola está tendo que se reinventar junto aos professores, buscar um meio de ensino onde possa interagir com todos os alunos .Ainda nos dias atuais, há uma grande parte dos alunos que não possuem acesso a internet, isso nos mostra que ainda temos que viver com a  desigualdade, e ela acaba sendo um barreira para o ensino, um exemplo disso foi a matéria publicada por Gabriel Sestrem, no Gazeta do Povo, retratando os prejuízos causados aos alunos mais pobres na pandemia “[...] O estudo constatou que alunos de instituições privadas estão mais preparados para acessar materiais educativos durante o período de distanciamento social, já que as escolas particulares se adaptaram melhor ao ensino à distância em comparação com as gestões públicas, conseguindo oferecer atividades escolares para a maioria dos alunos dessas instituições[...]”.

        Com foco no tema abordado acima, afim de acabar com a desigualdade criada pela pandemia na educação,  o projeto buscar facilitar o meio de ensino, trazer uma abordagem moderna, sair do ensino tradicional. Além das aulas online, buscar criar atividades onde os pais possam retira-las nas escolas e depois trazer a devolutiva do aluno para ser avaliado. E meio a pandemia tentar uma aula presencial seguindo as orientações do ministério da saúde, para assim conseguir fazer uma avaliação, onde seria possível notar o que o aluno realmente esta aprendendo, e buscar avaliar as dificuldades, para serem trabalhadas.

        O projeto tem como objetivo deixar o ensino tradicional de lado, e trazer o ensino moderno para o dia a dia do aluno, buscar interação entre as matérias.

JUSTIFICATIVA

Vivemos atualmente um momento inédito, o ensino a distância. Requerendo a participação de todos para seu funcionamento (pais, alunos, professores, coordenação pedagógica) é um momento onde devemos estar dispostos e ter empatia, perante as diversas dificuldades. Esse projeto mostra uma visão de como seria melhor o ensino se fosse mais flexível, se tivesse a colaboração e compreensão de todos. Para que de certo temos que inovar, saber nos comunicar e compreender que nem todos terão a mesma estrutura.

1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO

O objetivo do trabalho é mostrar que o ensino online deve ser valorizado e não criticado, é um momento novo para todos (professores, pais, alunos), onde devemos ter compreensão e colaboração. É abordada também a maneira como a comunidade tem lidado com a pandemia em questões gerais como e como isso tem afetado a Educação Infantil.

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Compreensão e abordagem da dificuldade familiar no aprendizado;
  • Debate sobre a falta de comprometimento de todos envolvidos no ensino (pais, alunos, corpo docente e coordenação pedagógica);
  • Análise da proposta de ensino das escolas e sua administração.

REFERENCIAL TEÓRICO

Os pais dos alunos das escolas estaduais relatam como maior impasse aulas maçantes, conteúdos excessivos, onde o aluno e os pais não conseguem acompanhar a lição “[...] em uma pesquisa de âmbito nacional em que participaram mais de 50 mil alunos e 7 mil professores, foi constatado que o principal problema deste nível de ensino consiste no desinteresse dos alunos frente às atividades escolares. Neste estudo, sob a perspectiva do aluno, este problema foi apontado por 6 em cada 10 estudantes. Em relação aos professores, esta questão ficou ainda mais evidenciada, pois três quartos dos docentes entendem que o principal problema são os alunos desinteressados [...]” (MENDES, 2013), sendo a desmotivação um fator para a evasão escolar, esse deve ser olhado com mais atenção, principalmente no frágil momento vivido por nossa sociedade. A escola precisa ser um ambiente saudável para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (198.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com