TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FILOSOFIA

Por:   •  8/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO FILOSOFIA

AULA 1 – 27/10/2022

  A aula de número 1, com o tema “ Conceituando Filosofia : Uma tentativa “ sendo ministrada com uma metodologia em que o professor agiu de forma dinâmica com a função de desenvolver de um modo abrangente com o finco de destacar o raciocínio para que a turma pudesse chegar em um entendimento amplo, levando de fato as caracteristícas da Filosofia, desse modo, que abordava seguintes fatos como a origem da palavra Filosofia que surge através de Tales de Mileto em ( 595 a.C ) no qual vem  do grego com sua etimologia aborda o significado sintético de philos ou phillia que diz amor/amizade e sophia, que significa sabedoria; ou seja, significa amor ou amizade pela sabedoria. Para Pitágoras, ganhou um especial sentido aproximadamente em ( 463 a.C ). Logo após desta introdução, o professor direciona uma questão muito objetiva em relação ao seguinte “ O que leva o ser humano a filosofar “, apontando uma resposta de que os problemas que há mas não sendo algo determinado como dito que não são apenas obstáculos, questões e afins levando a um próximo tópico fazendo o questionamento que “ caracteriza o problema filosófico “ citando logo após a respostas que o problema filosófico se baseia na busca pelo necessário.

  Prontamente, foi citado as características da própria Filosofia sendo discutidos apenas três em sala de aula, sobre a atitude em relação a totalidade dos objetos, o caráter racional e concluindo a última característica, a radicalidade dessa busca intelectual; pelo meu ponto de vista vale ressaltar uma dessas características que se baseia na radicalidade, no sobre oque se diz desse ponto de seu objetivo é analisar as questões até chegar à raiz dos problemas e questionamentos até entender o verdadeiro porquê de determinada situação. Em um determinado momento da aula, o professor cita que para aprender filosofia é preciso filosofar com detalhe de não significar a relação entre gravar nomes ou datas ), logo seguinte leva-se ao pensamento em que se for feita a mesma pergunta para dez filosófos, teríamos respostas distintas, mesmo sendo diferentes iriam seguir um mesmo sentido de acordo com a pergunta, relembrando que para abordar a prória filosofia deve-se analisar a etimologia da palavra como foi citado o paragráfo acima.

  Um critério a ser debatido é, para ser um bom filosófo não é apenas conhecer toda a história da própria filosofia, um filosófo ao ponto de vista deve contribuir com a comunidade acadêmica e saber as relações entre si bem como seus significados. Vale detalhar os elementos em que o assunto é aprofundado como a ARCHÉ mas o que leva a conceituar a ARCHÉ ?, neste caso é um elemento presente na linguagem de filósofos pré-socráticos. Esse é visto como o primeiro conceito na filosofia que tentou buscar respostas para a origem da vida com base na razão, para eles era o princípio  da formação do universo sendo que se baseavam na própria natureza levando o pensamento de outros filosófos como Tales de Mileto, criam que tudo possuía um começo material porém existiam outros elementos para ser debatidos.

  AULA 2 – 03/11/2022

  Na aula de número 2 sendo uma continuação da primeira aula, permanecendo o tema “ Conceituando Filosofia: Uma tentativa ” o professor nos aborda com a seguinte pergunta: “ O que leva o ser humano a filosofar ? ” e recebemos como resposta, o que leva o ser humano chegar ao ponto de filosofar são os problemas e a base para a explicação disto é preciso, um questionamento e um esforço para ter o conhecimento do mundo que vivemos, situações que passamos e até mesmo coisa simples sobre nosso cotidiano que nos levam a filosofar sobre aquilo portanto servindo como ponte outro questionamento surge e é abordado em sala de aula “ O que caracteriza o problema filosófico ? ” e isto se corresponde pela busca do necessário mas...o que é o necessário ?, o necessário é tudo aquilo que existe em um determinado ser que no qual for retirado dele, ele perde sua essência que caracteriza aquele ser. Um outro tópico bem questionado foi comentado em sala de aula, o problema acidental que traz tudo aquilo que existe no ser porém se tirar dele, continua com sua contigência.

  Neste contexto, uma palavra pode obter diversos significados, como a palavra “ser” que para a filosofia a palavra não é considerada um verbo apenas no sentido de ( existir ) mas também como substantivo "tudo o que é". Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência). As formas de identidade e predicativa são objeto de estudo da lógica. Por nesse modo, seguindo essa linha de lógica vale ressaltar sobre o que foi falado sobre essências e contigências mas também destacar sobre a própria razão do homem que por ventura acaba sendo a sua essência que no mesmo caso é o que distingue e individualiza os homens é sua racionalidade. Todo ser é individual, é uma substância, algo que permanece mesmo com as mudanças. Com o finco de busca pelo conhecimento acaba se tornando algo muito transparente quando se leva ao fato de buscar conceituar os seres porém com um critério a definir que deve-se conceituar o mais precisamente o possível. Foi dado perguntas durante a aula e usa como exemplo “ Porque é cadeira e não sofá ” outro exemplo citado é de “ Se mudar a cor da cadeira, ela continua sendo uma cadeira ” levando-o para o pensamento que possa definir algo de maneira precisamente mas segundo o filósofo, muitas das vezes não sabemos qual é de fato a nossa natureza, já que muitos estão convictos de que somos seres naturalmente bons, já outros, acreditam que somos naturalmente egoístas e ignorantes ao refletir sobre a própria definição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (152.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com