TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Literatura Gótica

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.333 Palavras (26 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Veiga de Almeida

Pós Graduação em Língua Inglesa

O Surgimento da Literatura Gótica

por

Katia Silva Pereira

Orientador: Professor Vitor Alevato

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2010

Introdução

        Este trabalho tem por objetivo estudar a relação entre a obra Northanger Abbey (1818) e a Literatura Gótica a partir da leitura de The Castle of Otranto (1764). Para isso, também será necessário mencionar a origem dessa literatura.

        No primeiro capítulo, a história dos povos germânicos será analisada com o intuito de investigar a ligação entre os povos góticos e a literatura de mesmo nome. Será possível perceber que algumas características culturais e históricas ajudaram a tornar o gótico como é conhecido até os dias de hoje.

        No segundo capítulo, a Literatura Gótica propriamente dita será enfocada. Primeiramente, veremos como o contexto histórico-social do século XVIII relaciona-se com o surgimento desta vertente literária. Para isso, se fazem necessários alguns esclarecimentos sobre o Iluminismo e Romantismo, conceitos-chave para o entendimento da Literatura Gótica. Em seguida, as características literárias do gótico serão analisadas com base no primeiro romance gótico, The Castle of Otranto escrito por Horace Walpole.  

        No terceiro e último capítulo, o foco é sobre as críticas recebidas pela Literatura Gótica. O gótico foi bastante hostilizado por conter certos aspectos inovadores em relação ao que os intelectuais consideravam belo em uma obra de arte. Tais aspectos serão estudados e devidamente exemplificados com os elementos retirados do romance de Jane Austen, Northanger Abbey, que foi escrito como uma forma de sátira à Literatura Gótica.

O que é o Gótico?

        Sempre ao se falar de Literatura Gótica, a imagem que surge na mente de todas as pessoas é o obscuro, o terror, o medo e o mistério. Porém, o que poucos conhecem é a verdadeira origem dessa palavra. Será que o termo gótico realmente surgiu para designar o conjunto destas características?

        Verdadeiramente, a palavra “gótico” tem sua origem nos povos germânicos conhecidos como godos e era usada para referir-se a sua cultura. Por isso, é de extrema importância entender de que maneira esses povos influenciaram tanto a Literatura a ponto de nomeá-la.

        É difícil especificar quando ou como esse povo surgiu na Europa, pois não há nenhum registro conhecido de sua história antes de invadir o Império Romano. Os povos germânicos não eram letrados por isso não havia nenhum historiador que pudesse descrever seus feitos. O registro mais importante sobre esses povos góticos é a Gética (551) escrita por Jordanes, um historiador romano. Jordanes teve como base para sua narração relatos históricos contados por Cassiodoro (490-581) e Ablábio, dois outros historiadores romanos. Como é possível notar, os registros da origem gótica foram todos feitos por romanos, tornando-os de baixa credibilidade já que esses mesmos historiadores podiam relatar os acontecimentos de maneira parcial favorecendo, assim, o Império Romano.

        De acordo com Jordanes (1908: 07), a origem dos povos góticos se deu na Escandinávia.

The same mighty sea has also in its arctic region, that is in the north, a great island named Scandza, from which my tale (by God's grace) shall take its beginning. For the race whose origin you ask to know burst forth like a swarm of bees from the midst of this island and came into the land of Europe.

 Esta afirmação tem por base evidências arqueológicas encontradas nesse território que comprovam a presença da cultura gótica. Tais evidências incluem diversos rituais como, por exemplo, os funerais. Os godos tinham por costume enterrar seus mortos e não cremá-los, o que era mais comum em relação aos outros povos germânicos. Outra característica gótica era a presença de pedras ao redor dos túmulos nos cemitérios e também a ausência de armas nos mesmos. Igualmente característico desse povo germânico eram os estilos de acessórios e de armas usados pelos guerreiros. O historiador Peter Heather engloba tais peculiaridades no termo “seven gothic elements” que reúne os seguintes dados:

... inhumation burial (rather than cremation), a lack of weapons in graves, the use of stone circles and stelae (standing stones) in cemeteries, pear-shaped metal pendants, serpent-headed bracelets, S-shaped clasps and a particular type of pottery decoration which combined roughening with polishing. (HEATHER, 1996: 14)

        Contudo, Peter Heather em seu livro The Goths (1998: 14), afirma que não é mais necessário acreditar nessa teoria como verdade absoluta: “... the seven ‘Gothic elements’ could prove that the Goths originated in Scandinavia, only if the European examples were later in date than those found in Scandinavia.”. Ele afirma que recentes descobertas arqueológicas mostram algumas divergências na afirmação de Jordanes. As mesmas evidências da presença da cultura gótica descobertas na Escandinávia foram encontradas também no sul do Báltico sendo que mais antigas. Isso mostra que, antes de chegar a Escandinávia, os godos estiveram presentes em territórios ao sul do Báltico.

         Como todos os povos da época, os godos migraram para outras áreas na tentativa de resolver o problema da superpopulação. Não havia mais terras para plantação, o que ameaçava sua subsistência. Por isso, comandados pelo rei Berig, os godos iniciaram sua peregrinação pela Europa.

        Os registros das ocupações góticas também são bastante escassos pois, como mencionado antes, os primeiros historiadores que lidaram com os godos era romanos e a migração gótica, em seu início, não afetava o território do Império Romano sendo, assim, de pouca notoriedade na época.

Com o início das migrações, seu primeiro destino dos godos foi a Escandinávia por isso acreditava-se ser sua origem. Depois da Escandinávia, os godos dirigiram-se para o território entre os rios Oder e Vístula, que hoje abrange a Polônia. E, antes de chamar a atenção do Império Romano, ainda avançaram para a Cítia, que hoje corresponde à Ucrânia.

        Devido a essas invasões, os povos góticos entraram em conflito com diversos outros povos que já habitavam esses territórios como, por exemplo, os citas, as amazonas, os getes e os dacianos. Houve muitas lutas e combates e, mesmo saindo vitoriosos, os godos foram influenciados por essas novas culturas. Isso fez com que os góticos ficassem cada vez mais heterogêneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com