TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do gestor escolar diante da sexualidade

Por:   •  30/9/2019  •  Monografia  •  9.410 Palavras (38 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 38

 

 

[pic 1] 

 

 

 

 

 

JULIANA HUNGARO DE SOUZA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR DIANTE DA

SEXUALIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UMUARAMA

2013  

[pic 2] 

 

 

 

 

 

JULIANA HUNGARO DE SOUZA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR DIANTE DA

SEXUALIDADE 

 

 

 

 

Monografia apresentada, ao Curso de Gestão Escolar, como um dos requisitos para a obtenção do título de especialista em Gestão Escolar sob orientação da professora Msc. Rosângela Bressan Buosi.  

 

 

 

 

UMUARAMA

2013  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedico este trabalho ao meu esposo Fabiano, minhas filhas Isabela e Eduarda, que muitas vezes os deixei de lado para cumprir com meus compromissos e mesmo assim sempre me apoiaram, aos meus professores que me ensinaram que por mais que achamos que o nosso conhecimento já está bem profundo, estamos enganado, pois o conhecimento é algo que está sempre se renovando e a minha orientadora Prof. Msc. Rosângela Buosi Bressan.

AGRADECIMENTOS

 

 

Á Deus em primeiro lugar, pelo dom da vida, sem ele não estaria aqui e aos meus familiares pelo tempo que deixei de estar com eles para me dedicar aos estudos, aos colegas de sala que compartilham comigo estes momentos e aos mestres que me incentivaram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O que foi construído pode ser socialmente transformado.” (Gadotti)

 

 

 

RESUMO

 

 

 

A temática desta pesquisa surgiu da revisão bibliográfica com o objetivo de analisar a importância gestão escolar perante a sexualidade dos alunos, um contexto que se relaciona com a educação familiar, religião entre outros aspectos. Ao longo da pesquisa, apresentou-se a história da sexualidade na educação e seu desenvolvimento referindo-se aos períodos históricos. Algumas dificuldades que aparecem como doenças, comportamentos e a violência sexual contra crianças e adolescentes que vem se manifestando em todas as classes sociais cada vez mais, de forma articulada ao nível de desenvolvimento civilizatório da sociedade. Observou-se que a sexualidade é um direito de todos, deve ser trabalho da escola, o gestor precisa criar um clima positivo e ser eficaz para solucionar conflitos visando o aprimoramento contínuo dos trabalhos escolares para com os professores, funcionários e alunos e não se esquecer de orientar os pais que também devem oportunizar esse tipo de conversa em casa.

 

Palavras Chave: Sexualidade, Adolescente, Ação do Gestor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

II. OS DIVERSOS PROBLEMAS SEXUAIS A SEREM ENFRENTADOS NA ESCOLA

 .................................................................................................................................. 17 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO 

 

Subordinada a outras, a escola, em sua função social, caracteriza-se como um espaço democrático que deve oportunizar a discussão de questões sociais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico. Para isso, faz-se necessário que o gestor traga informações e contextualize-as, além de contribuir e mediar, oferecendo caminhos para que as pessoas que ali convivem: alunos, professores e funcionários adquiram mais conhecimentos, pois, a escola é também ,um ambiente de sociabilidade entre eles. Visto ser esta uma questão atual e de grande importância na discussão sobre práticas escolares para a construção de uma sociedade menos desigual e mais democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (807.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com