TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que a gente deve aprender e ensinar na escola

Por:   •  11/2/2020  •  Resenha  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 4.1 - Que português a gente deve ensinar e aprender na escola?

Considerando o conteúdo das páginas 149 a 169 do guia de estudos, responda de forma sucinta o seguinte questionamento. "Afinal, deve-se ensinar a variação linguística nas aulas de língua portuguesa ou é papel da escola o ensino de gramática normativa, apenas? Justifique sua resposta pautando-se no que os documentos oficiais dizem sobre a variação linguística nas aulas de língua portuguesa.

Sim, deve-se trabalhar a variação linguística na sala de aula, o papel da escola não é só ensinar a gramatica normativa, a língua “padrão” ou a língua “culta”, todas as variações precisam ser respeitadas e trabalhadas para que o aluno se sinta acolhido, estimulado, integrado e curioso para saber as maneiras mais “adequadas” de uso para cada circunstancia ao qual ele estará inserido, isso sim é o estudo da Língua Portuguesa ou melhor dizendo uma AULA de Língua Portuguesa, aquela que leva em consideração todos os participantes.

É dever da escola ensinar a norma culta sim, porem os professores precisam respeitar as falas dos alunos, eles devem expor aos alunos as diferentes normas, as diferentes formas de falar e os impactos que isso tem na comunicação e no julgamento do outro. Não existe o falar certo em nem errado, o que existe é adequado e inadequado.

Os documentos oficiais dizem muito sobre a variação linguística nas aulas de língua portuguesa, os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) teve sua escrita no ano de 1997 e sua complementação 1998, ele nos traz um conjunto de documentos que têm como objetivo subsidiar a elaboração do currículo dos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, visando à formação da cidadania do aluno.

Destaco alguns trechos onde nos mostra as orientações/recomendações sobre a variação linguística:

Os conteúdos do eixo REFLEXÃO, desenvolvidos sobre os do eixo USO, referem-se à construção de instrumentos para análise do funcionamento da linguagem em situações de interlocução, na escuta, leitura e produção, privilegiando alguns aspectos linguísticos que possam ampliar a competência discursiva do sujeito.

São estes:

1. variação linguística: modalidades, variedades, registros;

2. organização estrutural dos enunciados;

3. léxico e redes semânticas;

4. processos de construção de significação;

5. modos de organização dos discursos.

BRASIL, 1998, P.36

Como podemos ver acima neste trecho, o documento cita a variação linguística como um dos instrumentos para análise do funcionamento da linguagem tanto na fala como na escrita.

Competências e habilidades – Contextualização sócio-cultural.

Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo; e construir categorias de diferenciação, apreciação e criação. BRASIL, 2000, P.14

Neste trecho podemos destacar a recomendação ao respeito as variações linguísticas utilizadas por diferentes grupos sociais.

Competências e habilidades – Investigação e compreensão.

Investigar as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e linguísticos. BRASIL, 2000, P.24

Observar e trabalhar as variações na transcrição da língua como está sendo feita pelo aluno, ele está reproduzindo sua fala ou está com dificuldade na grafia, respeitando sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com