TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Argumentativos

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO - TG

ELIATAGLEISY DE LIMA DIAS RA 150115

CANDIDO MOTA

2015

Disciplina: ED - Raciocínio Lógico Leitura e Interpretação de textos.

Professor: Cielo Festino

Pergunta

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e  ilustre seus diferentes usos com exemplos.

1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS

O que são operadores argumentativos

Os operadores argumentativos são expressões que são usadas para dar sentido a duas ou mais orações. Tendo também, a função de argumentação no conjunto de idéias em um contexto, ou discurso. É muito importante perceber que os operadores argumentativos, indicarão qual a informação mais relevante que temos que prestar atenção na hora de analisar o enunciado, numa situação. Observar quais são os elementos linguísticos (conectores), num discurso argumentativo. Conjunções, advérbios, palavras denotativas (aquelas que não são classificadas em nenhuma das categorias gramaticais), geralmente funcionam como operadores argumentativos. Podem auxiliar a afirmar e justificar uma afirmação ou negação. Com os operadores também é possível estabelecer uma comparação ou apresentar argumentos opostos, dentre outras possibilidades.

Ao falar em operadores argumentativos, podemos fazer uma divisão entre escala e classe argumentativas. A classe é entendida pelos argumentos diferentes, mas que reforçam uma ideia e direcionam para uma conclusão.  Em alguns casos, esses argumentos, embora levem para uma ideia central, podem ter forças diferentes. Essa gradação é o que chamamos de escala argumentativa.

Outros aspectos discursivos

 Quando lemos artigos de jornais e revistas que defendem certas teses, estamos diante da formação de pontos de vista, visões de mundo que tem o objetivo de influenciar ideias, opiniões, princípios das pessoas, de definir ou redefinir posições, de formar ou reformar atitudes. Em qualquer dos casos, busca-se efetivar o convencimento.

Tipos de operadores argumentativos

1) Operadores de Adição

 São operadores que somam argumentos de uma mesma conclusão. São usados os conectivos: e, também, ainda, nem, não só, mas também, tanto, além de, aliás, como, além disso, a par de, dentre outros.

Exemplo 1:

No Brasil ainda há pessoas passando fome.

Exemplo 2:

Além de estudar para a prova de Língua Portuguesa, estudei para a de Espanhol.

2) Operadores de Oposição

São operadores que contrapõem argumentos para conclusões contrárias. Os principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, muito embora, contra, apesar de, não obstante, ao contrário, conquanto, a despeito de, pelo contrário, em contraste com, exceto, menos, mesmo que, dentre outros.

Exemplo 1:

Posso perfeitamente respeitar uma pessoa diferente e estranha, embora nunca pretendo amá-la.

Exemplo 2:

Estudei o dia todo, porém não consegui terminar todos os trabalhos.

3) Operadores de Conclusão

São operadores que introduzem uma conclusão referente a argumentos introduzidos em enunciados anteriores. São usados os conectivos: portanto, logo, por conseguinte, em decorrência, consequentemente, então, assim, logo, por isso, pois (posposto ao verbo), de modo que, em vista disso, dentre outros.

Exemplo 1:

 “As condições de saúde do povo brasileiro são péssimas, a educação vai de mal a pior... portanto não se pode dizer que o Brasil vai bem.”

Exemplo 2:

Estudei o dia todo, por isso fui bem à prova.

4) Operadores de Exclusão

São operadores que indicam uma relação de exclusão entre duas orações. Entre eles, destacam-se: só, somente, apenas, senão, etc.

Exemplo 1:

 Somente ficam as flores espalhadas pelo chão, de mistura com as folhas secas do outono, e o vento frio que desce dos Alpes.

Exemplo 2:

Não estudei para todas as proas, apenas para a de Espanhol.

5) Operadores de Inclusão

 São operadores que assinalam o argumento mais forte de uma escala, orientando para uma determinada conclusão. São usados os conectivos: até, mesmo, até mesmo, inclusive, também, etc.

Exemplo 1:

 “Todos foram ao circo, inclusive as crianças.”

Exemplo 2:

Estudei todas as disciplinas, até mesmo as que eu não terei exame neste bimestre.

6) Operadores Alternativos

São operadores de argumentos que levam a conclusões diferentes ou opostas. São usados os conectivos: ou, ou então, quer... quer, ora... ora, seja... seja, dentre outros.

Exemplo 1:

 Sem ninguém por perto ia se esquecer até de falar, ou ia terminar falando sozinha, como fazem os loucos.

Exemplo 2:

Preciso estudar hoje, ou então terei que faltar no trabalho amanhã.

7) Operadores de Comparação

São operadores que estabelecem relações de comparação. São usados os conectivos: mais que, menos que, tão como, assim como.

Exemplo 1:

 “O mais alto de nós não é mais que um conhecedor (...) do oco e do incerto de tudo”. (Fernando Pessoa).

Exemplo 2:

A minha prova foi mais difícil do que é a sua.

8) Operadores de Explicação

 São operadores que introduzem uma justificativa ou explicação. São usados os conectivos: porque, já que, pois, dentre outros.

Exemplo 1:

Ler estimula o pensamento e a criatividade, já que a leitura traz conhecimento, vocabulário, fluência e, principalmente, apresenta a linguagem escrita em ação.

Exemplo2:

Vou viajar em janeiro, já que consegui férias.

9) Operadores de Finalidade

São operadores que indicam uma relação de finalidade. Destacam-se: a fim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com o objetivo de, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (141.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com