TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A INTERNET

Por:   •  5/8/2017  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A INTERNET

Laércio Silva dos Santos

A escola do século XXI apresenta grandes desafios, principalmente após o advento da Tecnologia e do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação.  Nesse novo contexto destaca-se o computador e a internet, com novos cenários, novos espaços de aprendizagem, sites, blogs, redes sociais, redes de compartilhamento, que se apresentam a cada dia com nuances diversificadas.  

São ferramentas que podem facilitar o trabalho do professor, servindo para incentivar o aluno a pensar e aprender com o pensar sobre o pensar numa perspectiva de construção do conhecimento.  O mundo avança a passos largos no que diz respeito a tecnologia, mas a escola rasteja ofegante. A escola de 50 anos atrás tem pouca diferença da escola de hoje.  A maioria dos professores é leiga no que se refere a manipulação das tecnologias em sala de aula. Neste ponto que reside o desafio: a preparação dos professores para utilizar os equipamentos, os softwares, os aplicativos, os jogos, os sites, os blogs, as redes sociais na formação humana dos alunos, justamente porque a escola não pode caminhar na contramão do desenvolvimento.

Entretanto, para que essa potencialização ocorra de forma efetiva os professores precisam ser preparados de modo que possam observar claramente o que acontece nos meios de comunicação e mostrar isso nas aulas, observando de forma crítica os aspectos positivos e negativos destas novas ferramentas. Na verdade, educar, utilizando principalmente a internet, é um desafio que não foi ainda enfrentado plenamente pelos professores. Para esse enfrentamento é necessário que o professor tenha mais que aptidão, é necessário acolhimento, é preciso reaprender muitos aspectos pedagógicos.

Portanto, não são desafios fáceis de serem vencidos. É preciso investir no desenvolvimento dessas novas aprendizagens, é preciso desmistificar o computador e a internet, é preciso apresentá-los aos professores e colocá-los como ferramentas imprescindíveis para o trabalho pedagógico. É urgente um mergulho no mundo virtual, para que o professor possa desfrutar dos prazeres da navegação e aplicar os conteúdos digitais em sala de aula. Se vivemos numa época de transformações em que o foco é a aprendizagem, não podemos fugir das novas ferramentas que o desenvolvimento tecnológico nos põe à mão. Devemos integrar a nossa prática pedagógica com as transformações da vida, devemos buscar e valorizar os novos caminhos de integração do humano com o tecnológico, pois é assim que a sociedade se desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com