TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chegada Da Internet Trouxe Desafios E Incertezas Ao Professor

Por:   •  31/5/2023  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

A chegada da Internet trouxe desafios e incertezas ao professor

A pandemia trouxe uma nova realidade há educação, atualmente há muita discussão sobre como integrar as novidades ao dia a dia escolar, a desconfiança com relação ao uso das novas tecnologias vem diminuindo mas ainda há muitos desafios para incorporar essas ferramentas de forma efetiva. O maior desafio atualmente é os professores conseguirem notar que a tecnologia pode tornar o processo de ensino-aprendizagem melhor e adquirir ferramentas que lhes dê suporte e capacitação especifica.

Entre as principais dificuldades está na formação docente insuficiente para a área. As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento.  A formação é um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia  pois os professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos.

Atualmente a busca por novas formas de explorar os recursos tecnológicos acaba por depender da iniciativa do próprio professor. A escola pode ajudar a reverter o quadro oferecendo apoio ao docente. Mas se faz necessário também  um especialista em tecnologia educacional para dar suporte há esses docentes. Dada a formação insuficiente, torna-se mais difícil explorar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias. E, em muitos casos, isso pode levar a uma certa resistência com relação ao seu uso, fazendo com que métodos mais antigos continuem a se perpetuar.

Parte da desconfiança está nas mudanças que elas causam na própria rotina da aula. É algo que tira o professor da zona de conforto. É uma ferramenta que precisa de estudo em casa, de um planejamento maior, de um período semanal que exige reflexão e estudo, participar de cursos, se inteirar a respeito.

Na rede publica ainda não há uma quantidade que chegue a sanar as necessidades do professor e aluno e quando a escola dispõe do equipamento muitas vezes falta a manutenção. “Muitos professores optam por não utilizar [os recursos tecnológicos] para não perder tempo da aula. Às vezes, ao invés de otimizar o aprendizado, otimizar o tempo, acaba prejudicando.”

Para aqueles que  tiveram condições de acompanhar os adventos da tecnologia há projetos que incorporam o uso do WhatsApp para o estudo dos gêneros textuais, como resultados a facilitação da comunicação e um aumento da motivação das turmas. Além disso, também usa o WhatsApp para criar grupos de estudos com os estudantes. “O aprendizado não cessa às 17h, quando acaba a aula. Ele se estende através dessas novas ferramenta especialmente pela aproximação com o cotidiano dos adolescentes.

Uma das ferramentas utilizadas pelos educadores é o Google Sala de Aula (Google classroom), serviço da Google que permite criar salas de aula virtuais, facilitando a comunicação com os estudantes e a organização de deveres de casa, por exemplo.  Entre as principais vantagens da utilização de ferramentas que otimizem processos. Aplicar provas utilizando formulário Google, que corrige automaticamente  e envio a nota para o aluno por e-mail com o gabarito embaixo ou seja, todo esse processo ficou muito mais instantâneo. Aprender para conhecer e conhecer para ensinar, a tecnologia veio para mostrar que devemos aprender e se reciclar sempre para que possamos acompanhar as mudanças de forma significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com