TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gêneros Textuais

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

 Disciplina: Português instrumental

1-      O que são gêneros emergentes digitais?

R:. São gêneros que apareceram como o desenvolvimento da tecnologia,mudando assim escrita e até mesmo a cultura para um maneira eletrônica.

2-      Como apareceram os gêneros digitais?

R:. De acordo a leitura ,que analisa de modo particular os gêneros desenvolvidos no contexto de hoje denominada mídia eletrônica,identificada centralmente na  tecnologia computacional dos anos 70 século XX.Esse novo tipo de comunicação e conhecido por Comunicação Mediada por Computadores(CMC).

3-      Qual a  originalidade desses gêneros digitais com relação aos que existem?

R:. Pode-se dizer que parte do sucesso da nova tecnologia deve-se ao fato de reunir num só meio várias formas de expressão, tais como texto, som e imagem, o que lhe dá maleabilidade para a incorporação simultânea de múltiplas semioses, interferindo assim na natureza dos recursos lingüísticos utilizados.

4-      Quais os aspectos que tornam o estudo desses gêneros relevantes?

R:. O primeiro aspectos é o franco desenvolvimento e o uso cada vez mais generalizado,o segundo é a s sua peculiaridade formais e funcionais,não obstantes terem eles contrapartes em gêneros prévios,e o ultimo aspectos foi a possibilidade de rever conceitos tradicionais ,permitindo repensar  nossa relação com a oralidade e a escrita.

5-      Qual a relação entre a escrita eletrônica e a cultura eletrônica?

R:.Conforme o texto ,tudo  índice que  com a introdução da  escrita eletrônica,pela sua importância, esta conduzindo a um cultura eletrônica,com um nova economia da escrita. Basta observar a quantidade de expressões surgidas nos últimos tempos com o prefixo “e-“ como bem observou Crystal . Pode-se resumir esse aspecto numa expressão que está se tornando usual para designar o fenômeno, isto é, “letramento digital”.

        

6-      Caracterize pelo menos três gêneros digitais que emergiram nas últimas três décadas?

R:.  E-mail  que é correio eletrônico na forma com formas de produção típica,um serviço de mensagem eletrônico.

 videoconferência interativa  que é realizada por computador e similar a uma interação face a face; uso da voz pela rede de telefonia ou a cabo .

bate-papo virtual em aberto que é um sala com inúmeras pessoas interagindo simultaneamente.

7-      O que é comunicação mediada por computador (CMC)? Explique-a.

R:. São meios de comunicação que necessitam de equipamentos eletrônicos e abrange todos os formatos de comunicação e os respectivos gêneros que emergem nesse contexto. 

8-      Procure apontar algumas diferenças e similaridades entre uma conversação espontânea (interpessoal) e um bate-papo on-line (hiperpessoal).

R:. A diferença dos dois tipos de conversação que , pois a participação não é centrada no indivíduo e nas relações individuais e sim no grupo.        a similaridade e que ainda você esta conversando com u pessoa e não com um chatbot.

9-      Qual a importância da escrita para a mídia virtual?

R:. Pois a tecnologia digital depende totalmente da escrita. Assim, nessa era eletrônica não se pode mais postular como propriedade típica da escrita a relação assíncrona, caracterizada pela defasagem temporal entre produção e recepção, pois os bate-papos virtuais são síncronos, ou seja, realizados em tempo real e essencialmente escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (829.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com