TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

  

  

[pic 1]  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

    

PPC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - CEL01334/EEL0003

 

REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

  

ALUNA: MILLENA SANTOS SOUZA RIBA  

  

MATRÍCULA: 202101053435  

  

CURSO: LETRAS PORTUGUÊS LICENCIATURA 

  

PROFESSORA: KEIKO CAROLINA MORAES SASAKI DE LUCENA  

  

POLO: NITERÓI - RJ  

  

 

 

 

 

 

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

SUMÁRIO  

  

  

 

INTRODUÇÃO  

 

 

 

A EDUCAÇÃO NO PERÍODO IMPERIAL NO BRASIL  

 

 

ENTREVISTA COM PROFESSOR(A)  

 

 

CONCLUSÃO  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

                                                 INTRODUÇÃO    

   O relatório tem o propósito de identificar as características dos modelos educacionais no curso de pedagogia, bem como suas contribuições para a formação dos sujeitos e das sociedades, reconhecer a importância do diálogo produtivo entre história da educação e pedagogia e enumerar as contribuições dos povos e dos fatos históricos na constituição dos modelos de formação do sujeito e na instituição do conhecimento.  

 

   A educação está presente desde os momentos iniciais da vida em sociedade. Na medida em que os primeiros homens produziam sua sobrevivência, eles adquiriam novos conhecimentos, novas ferramentas, novos hábitos. Como atividade de um grupo destacado das sociedades primitivas presente em todas as sociedades e passar por diversas mudanças ao longo do   tempo. A sociedade, de uma forma ou de outra, se educa e a educação molda o homem e, a depender da finalidade dela na sociedade, pode ser utilizada como forma de dom. Está inação ou de libertação. A evolução da educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade, não há mudanças sem educação e podemos pensar os indivíduos como agentes construtores de história, ou seja, podemos perceber a importância da educação na sociedade e na formação cultural, social e econômica dela de libertação.  

 

   A evolução da educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade, não há mudanças sem educação e podemos pensar os indivíduos como agentes construtores de história, ou seja, podemos perceber a importância da educação na sociedade e na formação cultural, social e econômica dela.  

 

 

[pic 2] 

 

 

 

 

 

                     

 

  A Educação no Período Imperial no Brasil  

 

O objetivo fundamental da educação no Período Imperial era a formação das classes dirigentes. Para isso, ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocuparam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos, especialmente através do curso secundário e dos exames de ingresso aos estudos de nível superior.  

 

Em 1823, foi   instituído o   Método Lancaster ou “ensino mútuo”, em que, após treinamento, um aluno (decorriam) ficaria incumbido de ensinar a um grupo de dez alunos (decúria), diminuindo, portanto, a necessidade de um número maior de professores. A primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824, garantia apenas, em seu Art. 179, “a instrução primária e gratuita a todos os cidadãos”. No ano de 1827, uma lei determinou a criação de escolas de primeiras letras em todos os lugares e vilas, além de escolas para meninas, nunca concretizadas anteriormente.  

 

O ato adicional de 1834 e a Constituição de 1891 descentralizaram o ensino, mas não ofereceram condições às províncias de criar uma rede organizada de escolas, o que acabou contribuindo para o descaso com o ensino público e para que ele ficasse nas mãos da iniciativa privada, acentuando ainda mais o caráter classista e acadêmico, gerando assim um sistema dual de ensino: de um lado, uma educação voltada para a formação das elites, com os cursos secundários e superiores; de outro, o ensino primário e profissional, d e forma bastante precária, para as classes populares e classista e acadêmico, gerando assim um sistema dual de ensino: de um lado, uma educação voltada para a formação das elites, com os cursos secundários e superiores; de outro, o ensino primário e profissional, de forma bastante precária para as classes populares.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com