TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM textual GÊNERO

Tese: POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM textual GÊNERO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

JURANDI FERREIRA DOS SANTOS

POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.

Tangará da Serra

2013

JURANDI FERREIRA DOS SANTOS

POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.

Projeto de Estágio apresentado á disciplina de Língua Portuguesa e Literatura como requisito parcial de avaliação. Orientadoras: Profª Drª Elizete Dall ´Comune Hunhoff e Profª Drª Irene Severina Rezende

Tangará da Serra

2013

1. APRESENTAÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional n ° 9394/96. Este é necessário à formação profissional a fim de adequar o acadêmico ao mercado de trabalho onde a licenciada irá atuar.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, visa a que todos os cursos de licenciatura devem ofertar o Estágio Supervisionado e não sendo estabelecido vínculo empregatício e podendo receber bolsa de estágio, com isso possibilita formar professores capacitados para darem aulas tanto em redes públicas quanto nas privadas. Essa atividade deve ser orientada por um Professor-Orientador.

D e acordo com as Orientações Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2006, p. 17):

As orientações não devem ser tomadas como “receitas” ou “soluções” para os problemas e os dilemas do ensino de Língua Portuguesa, e sim como referenciais que, uma vez discutidas, compreendidas e (re) significadas no contexto da ação docente, possam efetivamente orientar as abordagens a serem utilizadas nas práticas de ensino e de aprendizagem.

Conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 27), “o papel da disciplina Língua Portuguesa é o de possibilitar, por procedimentos sistemáticos, o desenvolvimento das ações de produção de linguagem em diferentes situações de interação, abordagens interdisciplinares na prática da sala de aula são essenciais”.

Para a formação do término da etapa da educação básica, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 34), dizem que “as práticas sociais de uso da língua escrita devem receber destaque na orientação do trabalho escolar, em razão do valor social e histórico que têm em nossa sociedade”.

Com base nas Orientações Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2006, p. 35):

A escola tem a função de promover condições para que os alunos reflitam sobre os conhecimentos construídos ao longo de seu processo de socialização e possam agir sobre (e com) eles, transformando-os, continuamente, nas suas ações, conforme as demandas trazidas pelos espaços sociais em que atuam.

Por isso, pretendemos abordar em nosso projeto em sala de aula práticas pedagógicas que visa estimular a leitura e focalizar a escrita dos estudantes no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, por meio dos diferentes gêneros textuais, e também mostrar ao alunos a importância da política na educação, cujo o tema é relevante para tornar os educandos críticos e reflexivos de modo que sejam capazes de distinguir e interpretar acontecimentos do mundo em que vivem.

2. JUSTIFICATIVA

Observa-se nas escolas, que alunos são inseridos para as séries seguintes cada vez menos preparados às exigências da escrita, à falta de leitura, à compreensão em interpretar e produzir textos. Isto ocasiona muitos problemas tanto para a escola quanto para o aluno, principalmente em relação ao seu rendimento escolar e a capacidade desde indivíduo de atuar como profissional perante a sociedade.

Talvez um desses motivos seja a falta de um projeto pedagógico para o Ensino Básico e Médio que realmente seja praticado, que possa ser fundamental para que essas lacunas em relação ao desenvolvimento das habilidades da escrita possam ser minimizadas ou até mesmo resolvidas.

Deste modo, pensamos em realizar este projeto para o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura, com o tema “política e educação com estudos de gêneros textuais”, com o desenvolvimento de atividades de leituras, interpretações e produções de textos, que possibilitem a melhora no rendimento deste aluno e também contribuir para a formação intelectual do mesmo.

Os gêneros textuais contribuem com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de capacidades textuais. A utilização dos diversos gêneros textuais em sala de aula contribui para melhorar a educação no desenvolvimento da linguagem e da postura crítica dos alunos.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar aos alunos do Ensino Básico a importância da leitura, da interpretação e da produção de textos. Instigar nos alunos à leitura, a interpretação de textos e à produção textual com o tema “política e educação com estudos de gêneros textuais”.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar fábulas, contos, crônicas e outros gêneros textuais, proporcionando leitura e interpretação de textos;

- Realizar atividades de interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com