TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA

Por:   •  20/10/2018  •  Artigo  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Ensino e Aprendizagem com uso de textos literários no Ensino Médio

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Tutor:   Clebson   Peixoto                                                                                                    

Acadêmica:    Amiany Coelho

Curso: Licenciatura em Letras

Turma: LED 0288– Estágio III

RESUMO

O referente estudo é o resultado adquirido na vivência de regência do estágio supervisionado, sendo a base inicial para conhecer a real a profissão de docente, ou seja, é o momento de sair da teoria e aprender na prática a realidade do professor. A regência é o período de adquirir conhecimento, tirar dúvidas, e construir uma bagagem de estratégias e práticas pedagógicas que poderá ser aperfeiçoada ao longo da vida profissional. Na regência foram proposto desenvolver atividades para  o ensino e aprendizagem de conteúdos de língua portuguesa por meio de textos literários. Averiguando também como a literatura é trabalhada e qual a importância dos textos literários para os alunos e professora. Para tanto a pesquisa de campo por meio de estágio de regência ocorreu com as turmas do 2º e 3º ano médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Sylvia dos Santos, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins- PA. Para tanto a  vivência da regência buscou de forma simples enfatizar os registros ocorridos durantes a experiência ocorrida, onde pode constar a necessidade de inovações nas aulas para conseguir prender a atenção dos alunos, e assim garantir a aprendizagem dos mesmos.

Palavras - chave: Ensino e aprendizagem, Textos literários , Ensino Médio

  1. INTRODUÇÃO

Em uma proposta de ensino que sintetiza a importância da diversificação de textos literários no ensino médio, para a aquisição de conhecimento pautado na liberdade de expressão, onde o professor deve ter a noção que trabalhar a língua portuguesa por meio de textos literários em sala de aula é propor aos alunos a emergir em um mundo particular de si próprio, onde cada um poderá conhecer a possibilidade de descobrir, reconhecer e até mesmo se encontrar de forma única.

Assim o objetivo principal deste trabalho é enfatizar o ensino e aprendizagem de conteúdos programático por meio de textos literários, propondo um conhecimento e uma apreciação de obras de artes.

Para tanto o estágio supervisionado propôs um análise de conhecer métodos de ensino, destacando as atividades diferenciadas desenvolvidas pela professora de língua portuguesa mesmo diante dos problemas enfrentados por docentes e discentes, como a falta de recurso e estrutura.  

Portanto, o trabalho apresenta em seu contexto um referencial teórico com ênfase no ensino e aprendizagem com uso de textos literários, a vivência e a impressão colhida no período do estagio, e as referências que deu base ao estudo.

O artigo apresenta no capitulo 02 no referencial teórico o ensino e aprendizagem com uso dos textos literários, a definição de textos literários. No capitulo 03 apresenta a vivência e regência do estágio e no capitulo 04 as impressões do estágio. O capítulo 05 as referências bibliográficas e os anexos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ENSINO E APRENDIZAGEM  COM USO DE TEXTOS LITERÁRIOS  

De acordo Brumfit e Carter (2000, p. 15)  [...] “o texto literário é um texto autêntico, de língua real e contextualizada. Que oferece espaço para discussão do conteúdo (o que pode ser, se bem selecionado, motivador para o aprendiz) e ao mesmo tempo, para a investigação da linguagem - uma relação estreita entre “o que é dito” com o como é dito”.

Portanto os textos literários são munidos de exemplos de linguagem que devem ser usados no contexto real na interação e no trabalho de significação com a linguagem. Evidenciando que o uso da literatura deve ser constituído em no desenvolvimento e aquisição de conhecimento dos alunos.

Assim o ensino e aprendizagem com uso dos textos literários traduz em uma rica aquisição de conhecimento pautada em uma ampla linguagem em um contexto real, abrangendo as diversas culturas e as relações pessoais e sociais da sociedade.  

 

A união entre linguagem e cultura é também observada nos textos literários por considerar as relações pessoais da sociedade, os comportamentos, sejam em grupo ou individual, os costumes dos países que fazem uso da língua, as expressões e variações linguísticas. (NAVES, VIGNA, 2006, p. 37).

Essa abordagem do ensino com uso das expressões e variáveis linguísticas traduz uma aprendizagem carregada de significados, onde os textos literários estão atrelados ao cotidiano.  

Literatura é linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente linguagem carregada de significado ate o máximo grau possível. Observamos que através da linguagem literária, cada indivíduo pode construir interpretações, devido a essa grande carga de significado que a literatura nos apresenta. ”. (POUND, 2006,p.32).

        Para tanto o ensino e aprendizagem embarca uma carga de significado e uma gama de benefícios, promovendo a aquisição e enriquecimento da linguagem, despertando a motivação e levando os alunos a ter um olhar para outras culturas, principalmente quando busca as construções linguísticas e conteúdos diferenciados como as figuras de linguagem presentes nos textos.

2.2 TEXTOS LITERÁRIOS

Lazar (2004) define que o “uso do texto literário em sala de aula cria situações em que o aluno é convidado a expressar seus sentimentos e opiniões acerca da obra trabalhada, estimulando-o, assim, a produzir enunciados utilizando da língua alvo”.

 Os textos literários são obras onde os alunos são estimulados a refletir e expor sentimentos, por meio de uma variedade de gênero que poderá enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse contexto Duff & Maley (2003) afirma que o uso do texto literário em sala de aula, elencando os diferentes gêneros e estilos em que estes se apresentam: peças de teatro, romances, contos, poesias, entre outros.

Assim os que não apresentam uma proposta literária são textos que não possuem elementos diferenciados, recursos ou construções que os distinguem como caráter único, ou seja, são os textos corriqueiros sem uma diferenciação singular. A figura de número 01 apresenta a diferença entre textos literários e não literários,  abordados de forma simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (986.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com