TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES E INGLES.

 PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGOGICO

 DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

                           

Aluno(s): Geisielle Silva Santos RA: 1642456

POLO

Artur Nogueira

 2016

   

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP     INTERATIVA, referente ao curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.  

POLO

Artur Nogueira

 2016


Sumário

1.        INTRODUÇAO        5

2.        OBJETIVOS        7

2.1        Objetivos geral        7

2.2        Objetivos específicos        7

3.        DESENVOLVIMENTO        8

4.        DISCIPLINAS CONTEÚDO E CONCEITOS ENVOLVIDOS        10

4.1        Propostas de ação e estratégias didáticas        10

4.2        Tempo de duração        11

4.3        Avaliação        12

4.4        Resultados esperados        12

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14



  1. INTRODUÇAO

E extremamente importante compreender o conceito de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em todo e qualquer parte da sociedade, permitindo a produção do ser humano pensante. Vivemos em uma época que reflete a transformação de valores, e o homem e um ser que se desenvolve em diferentes formas: conviver, solucionar problemas, simbolizar, comparar e perceber padrões sociais ao nosso redor.

A capacidade que o ser humano tem de absorver a multiplicidade dos ambientes a qual se vive e evidente, isso se manifesta nas pluralidades de raças, línguas, culturas e religiões, cada um absorve aquilo que esta vivenciando no dia a dia em todo e qualquer ambiente. Multiplicidade é, portanto, uma realidade humana, que vivenciamos diariamente.

  Conviver dentro da sociedade sem considerar esta característica natural é um erro que fatalmente conduzirá ao preconceito e às formas de intolerância. Infelizmente tem-se assistido na história da humanidade as tristes cenas desta intolerância causadas pela falta de compreensão e respeito mútuo: as guerras, os conflitos raciais e religiosos, e o preconceito.

 O ambiente não escolar escolhido: o museu de Ellen White tem papel importante em diversas formas de educar e apresenta claramente seus princípios e objetivos amplos. Incentiva os alunos a conhecer a historia da religião e também a ter gosto pela leitura, promove a leitura visual através dos quadros expostos e motiva os alunos a conhecer a historia, para entender quem somos, temos que pesquisar, buscar, ir além.

  O museu conta com uma biblioteca contendo todos os livros escritos por Ellen White e todos os artigos também, com mapas de todas as regiões por onde ela passou. Vários objetos dela são expostos e fica localizado dentro do território do centro universitário de são Paulo - UNASP. A função do museu e contar a historia do inicio da igreja adventista do sétimo dia, e qual foi a participação da escritora Ellen White e como a igreja se desenvolveu durante aquela época.

  É assim surgiu esse projeto de aproveitamento de um ambiente não escolar integrando a disciplina de historia, Língua Inglesa e Artes. O objetivo é trabalhar junto aos alunos, do 5º e 6 º ano do Ensino Fundamental da Escola adventista, o tema da multiplicidade religiosa, focalizando a mudança de mentalidade prevenindo a intolerância religiosa, ou seja, compreensão, valorização e respeito das diferentes religiões, etnias, línguas e cultura.

  A proposta visa sensibilizar o aluno a identificar essa diversidade religiosa a partir do conhecimento real e individual, levando-o a refletir sobre a consciência do que e a religião, que significa religar, união e que a construção da historia da humanidade esta profundamente ligada às buscas da alma e através disso se criou a religião, uma ligação do homem com Deus, seja ele qual for.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivos geral 

     Possibilitar situações de aprendizagem que tornem o aluno capaz de compreender, valorizar e respeitar a diversidade religiosa, étnica, linguística e cultural.  

  1. Objetivos específicos
  • Compreender que a multiplicidade a religiosa principalmente, étnica, linguística e cultural e parte da vida humana;
  • Levar o aluno a conscientizar-se de que não é possível viver sem entender quem somos, através da historia.
  • Valorizar e respeitar todas as expressões da diversidade existentes;
  • Entender a importância do respeito ao outros para conviver em harmonia;
  • Incentivar a tolerância; e condenar a intolerância religiosa.
  • Entender a importância da leitura e da leitura não verbal .
  1. DESENVOLVIMENTO 

 

    Para Bronfenbrenner (1993,1995)  o desenvolvimento implica em processos através  dos quais as propriedades do individuo e do ambiente interagem, produzindo tanto continuidade quanto mudança nas características  durante o curso da sua vida das pessoas ,no modo como ela percebe e negocia com seu ambiente isto e mudança e constância na suas capacidades em descobrir, manter ou alterar as propriedades do ambiente, às quais ,por sua vez, também exercem influencia em suas características.

  Cada atividade e bem vinda e trazem consequências efetivas no desenvolvimento, esses processos são denominados proximais e são mecanismos importantes do desenvolvimento humano. Estamos sempre ativos, em crescimento, cada momento seja ele significativo ou não e caraterizado por um complexo sistema integrado de processos psicológicos (cognitivos) sociais,afetivos,emocionais ,motivacionais os quais operam em interações mutuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com