TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.767 Palavras (16 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

ANA PAULA DE SOUZA

RA: 1655701

Polo Marquês

2016


ANA PAULA DE SOUZA

RA: 1655701

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

[pic 2]

Polo Marquês

2016


Sumário

1.         INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        5

2.1. OBJETIVO GERAL        5

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        DESENVOLVIMENTO        6

3.1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3.2.3. Propostas de Ação e Estratégias Didáticas        8

3.2.4. Tempo de Duração do Projeto e Cronograma        11

4.        AVALIAÇÃO        12

4.1.        RESULTADOS ESPERADOS        13

5.         CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        14


1.         INTRODUÇÃO

        A Educação no Brasil tem sido ponto preocupante nos últimos tempos. São muitos os problemas presentes no sistema educacional brasileiro, principalmente na educação pública. Também são muitos os motivos que levam a essa baixa qualidade de ensino. Um dos pontos mais relevantes é a desvalorização dos professores que atuam na educação e recebem baixos salários, desmotivando-os a criar projetos que estimulem o aluno no aprendizado. A evasão escolar pode ser reflexo deste fator, porém, em determinados bairros da periferia do Estado de São Paulo, também é visível o desinteresse do aluno e até mesmo dos pais, devido à presença de sérios problemas sociais, tais como: a violência, a falta de estrutura da escola, a dificuldade de acesso à instituição, a falta de merenda escolar. E ainda, o ritmo acelerado do dia a dia faz com que os pais não participem de forma eficaz do crescimento intelectual da criança e do adolescente. Estes são alguns poucos, dos muitos pontos a se considerar no que se refere a Educação no Brasil nos dias de hoje.

        Segundo o Ministério da Educação e Cultura "em todas as faixas etárias, os dados apontam crescimento constante nas taxas de frequência, com destaque na faixa de 4 e 5 anos, de 55% em 2001 para 79,1% em 2012. Também indicam a universalização do acesso, com 98,3% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola. A permanência na escola também aumentou no período, em todas as faixas. O dado revela que está cada vez maior a proporção de estudantes com escolaridade adequada para sua idade. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, 77,4% das crianças de 12 anos têm, pelo menos, quatro anos de estudo. Em 2001, essa proporção era de 68,8%."

        Embora o país tenha avançado neste tema nos últimos anos, ainda há muito por fazer. O órgão responsável pela educação no país tem investido em melhorias para reduzir as evasões escolares e aumentar o interesse pelo que elas tem a oferecer. Dentre os projetos estão a inserção de escolas técnicas no país, programas para o transporte escolar, como o protótipo de lancha; uso da internet para inclusão dos estudantes nas mídias sociais. Algumas instituições agem por si, idealizando projetos que unem professores e alunos para o desenvolvimento de ações em que todos se envolvam e demonstrem crescimento no tema.

        É necessário fazer com que a escola seja algo prazeroso, tanto para os alunos quanto para os pais. E por que não para os professores? São eles os responsáveis por transmitir o saber, promovendo consequentemente o despertar de crianças e jovens para uma sociedade mais preparada e mais consciente em diversos fatores. Para o verdadeiro docente, ver o seu trabalho sendo assimilado e aplicado é o que faz valer a pena e, mesmo com os baixos salários, permanece o encantamento do ensinar.

        Neste contexto, torna-se evidente a necessidade de se elaborar projetos que tenham o objetivo de fazer com que a escola seja vista pelos alunos como um ambiente saudável, agradável e de crescimento. Para tanto, o estudo propõe algo voltado para este tema, pois o objetivo secundário é fazer com que os alunos adiram aos métodos escolares, participando de atividades diferenciadas que o estimulem a querer desenvolver novas práticas.

        Sendo assim, buscou-se elaborar um Projeto de Aproveitamento Pedagógico da instituição "Fábricas de Cultura", no bairro de Vila Nova Cachoeirinha, tendo em vista articular alguns temas do currículo escolar de algumas disciplinas (Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Educação Física) e o tema transversal "Trabalho e Consumo", que é adequado, atual e necessário, pois trata da inclusão do jovem ao mercado de trabalho. Pretende-se, então, que os jovens sejam os protagonistas dessas atividades, colaborando nas tomadas de decisões, sempre trabalhando com a justiça, o respeito, a solidariedade, a tolerância e a igualdade social.

        Este projeto tem como alvo os alunos que cursam os últimos anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Alfredo Gomes, situada na Vila Bela Vista, Zona Norte de São Paulo.

        Optou-se pela utilização da instituição "Fábrica de Cultura", na Cachoeirinha, para o desenvolvimento do projeto, por se tratar de um espaço com oportunidades bastante interessantes, com acesso gratuito à diversas atividades que possibilitam a ampliação do conhecimento cultural.

2.        OBJETIVOS

        2.1. OBJETIVO GERAL

        Promover o interesse dos estudantes da Escola Alfredo Gomes em relação a ampliação de novas questões ligadas à Língua Portuguesa, Geografia, Artes Visuais e Educação Física, além do tema transversal que propõe explanar sobre o mercado de Trabalho e o Consumo. Este interesse deve vir com o desenvolvimento de ações pedagógicas em um ambiente não escolar - Fábricas de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha. Para a realização deste projeto, pretende-se mostrar que pequenas mudanças podem gerar maior participação dos estudantes, promovendo maior bem estar e interesse em aplicar novas práticas, que conseqüentemente trarão novas experiências e novos conhecimentos, podendo transformar a realidade de muitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com