TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

BELMIRO MARCOS BELONI RA 1546463

MERIELLE CAMILO RA

DANIEL DONATO PIASECKI RA

GUARAPUAVA

2015


BELMIRO MARCOS BELONI RA 1546463

MERIELLE CAMILO RA

DANIEL DONATO PIASECKI RA

PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista      –      UNIP      INTERATIVA,

referente ao curso de graduação em Sociologia, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.

GUARAPUAVA

2015


SUMÁRIO[pic 5][pic 6]

  1. INTRODUÇÃO.        03
  2. OBJETIVOS        05
  1. OBJETIVO GERAL        05
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        05
  1. DESENVOLVIMENTO        06
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        06
  2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        07
  1. Ambientes e Público-alvo        07
  2. sciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos        08
  3. Propostas de Ação e Estratégias Didáticas        08
  4. de duração do projeto e cronograma        14
  1. AVALIAÇÃO        16
  1. RESULTADOS ESPERADOS        16
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

        Neste projeto há a argumentação de que todas as ações Humanas têm origem  no código de valores que a pessoa estabelece sobre as coisas que o cercam, sendo que o conjunto destes formam sua moral e a ética. Acreditamos que a ação contra o meio ambiente tem origem na falta de valores em relação à Natureza e o lugar do Homem nesta, por isso realizaremos inicialmente uma pesquisa teórica sobre o que vem ser a moral e a ética, posteriormente sobre a relação significado-significante, onde exploraremos a questão do significado que as pessoas dão as coisas e a significância destas em sua vida, finalmente discutiremos a ética contemporânea, com sua tendência a promover genocídios e devastações sem remorso, e a sua relação com o meio ambiente e a liberdade, e o  concluindo com uma atividade prática com alunos do Ensino Médio, onde estas questões serão discutidas por eles, com a finalidade de se promover uma conscientização ambiental juntamente com uma reflexão filosófica sobre a conduta humana.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

O comportamento moral dos homens em sociedade é uma espécie de técnica ou norma, e seu objeto de estudo é constituído por tipos de atos humanos que podem ser atos conscientes ou involuntários e que afetam a si próprio e aos outros. Porém, muitas vezes, mesmo conhecendo os danos que as conseqüências que uma atitude sua pode lhe proporcionar, ele a faz sem culpa. Porquê? Seria por falta de significado para si mesmo da consequência de sua ação? Ou simplesmente, por descaso ou ausência de significado para si o meio ambiente e as outras pessoas? Estaríamos diante de uma crise de valores que justifica a degradação ambiental de nossos dias? Estas são questões que procuraremos esclarecer através deste trabalho.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Construir os seguintes conceitos e fomentar as discussões sobre os temas abaixo:

  • o que vem ser a moral e a ética;
  • Relação significado-significante;
  • Os novos desafios ambientais que a tecnologia trouxe à humanidade (transgênicos e agrotóxicos) e as alternativas sustentáveis de produção agrícola (agricultura orgânica e adubação verde);

-  A desnecessidade do uso de hormônios que aceleram o desenvolvimento dos animais na pecuária e na avicultura;

-  a ética contemporânea e a sua relação com o meio ambiente e a liberdade.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ética vem do grego ethos, que significa analogamente modo de ser ou caráter enquanto forma de vida que é adquirida ou conquistada pelos Homens através de um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações Humanas, elaboradas por nossos ancestrais. Mas, há também outras interpretações da ética, como a de Leonardo Boff (1999), que diz: “Ethos em seu sentido originário grego significa a toca do animal ou a casa Humana, vale dizer, aquela porção do mundo que reservamos para organizar, cuidar e fazer o nosso hábitat. Esse ethos (modelação da casa humana) ganhará corpo em morais concretas (valores, atitudes e comportamentos práticos) consoante as várias tradições culturais e espirituais” (BOFF, 1999, p.27). Portanto, a ética refere-se ao que está mais próximo de nós, ao nosso lar, ao nosso meio ambiente.

A ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade: se existe um sentimento ético profundo, a sociedade  mantém-se bem estruturada, organizada; e quando este sentimento ético se rompe, ela começa a entrar numa crise autodestrutiva.

Atualmente vivemos uma situação em que o esgotamento dos recursos naturais é uma realidade, da qual nos aproximamos rapidamente, devido a uma crise de valores que não só envolve questões morais intrínsecas no homem, mas também novos desafios como a preservação ambiental. É tempo de se rever hábitos, e expandir nossas questões éticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com