TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

             

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR – 2021

CHAIANY SOUZA BOMFIM

MATRÍCULA: 20201105930-2

 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Aracaju – SE

2021

SUMÁRIO

 

  1.  OBJETIVOS…………….................................3
  2.  INTRODUÇÃO...............................................4
  3.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................5

ENTREVISTA............................................................6

3.2 ANÁLISE....................................................................7

  1. RESULTADOS E CONCLUSÃO...................................8
  2. REFERÊNCIAS..............................................................9

  1. OBJETIVOS
  • Entender sobre as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito social.
  • Entrevistar um profissional da área da educação para compreender como acontece as diferentes interações estabelecidas entre alunos e professores na sala de aula, a fim de compreender e ponderar as práticas de ensino e o papel que a educação tem na sociedade.
  • Realizar um resumo, contendo neste, um ponto observado na aula, articulando o ponto às respostas com as do educador entrevistado e com as teorias estudadas.
  • Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.
  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem como propósito fazer-nos construir uma reflexão acerca do conteúdo passado nas aulas; a respeito da educação e sua grande importância na vida dos seres sociais e na sociedade como um todo. Utilizando perguntas que foram elaboradas pela Faculdade, a fim de ajudar a entender e analisar o assunto sob o ponto de vista de um educador e sua ativa participação e contribuição para a área educacional e formação dos sujeitos.

Dessa forma, com o intuito de um melhor entendimento da PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR, o trabalho foi redigido em: Objetivo, Introdução, Procedimentos Metodológicos, Análise, Resultado, Conclusão e Referências que foram utilizadas como auxilio para a finalização deste trabalho.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Levando em conta o objetivo deste trabalho, foi realizada uma entrevista com o profissional da educação Vladimir da Silva, graduado em Letras - Português pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Linguagens (FSLF), tendo dez anos de atuação em educação. Atualmente, é Diretor de Gerenciamento em Serviços de Recursos Humanos da DRE 08/SEDUC-SE.

3.1 ENTREVISTA

  1. Qual o papel do docente na formação do sujeito?

R: Eternamente responsável a inspirar, vai além da função de ministrar aulas. Faz parte educar tanto academicamente como moralmente. Tem uma frase de ‘O Pequeno Príncipe’ a qual gosto muito que diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

  1. Quais as principais reflexões acerca de um aluno que um professor não pode esquecer?

R: Quando se fala em aluno, depende de que tipo de aluno se está falando, aluno do ensino médio, fundamental, etc. Lembrar que do outro lado tem um ser humano com expectativas sobre você e sobre o mundo.

  1. Quais pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos na educação?

R: Um ícone: Paulo Freire. Anísio Teixeira, Dacir Ribeiro e os professores da época acadêmica.

  1. Como aconteciam as relações interpessoais em sala de aula?

R: A princípio fui professor em escolas particulares, aonde encontrei um público diferente, então eu era um outro tipo de professor. Me senti mais realizado na escola pública, onde recebi muito carinho da parte dos alunos. Era uma briga para dar aos alunos esperança e mostra-los o seu valor, pois era um público mais desmotivado. Para mim é gratificante ver e encontrar, atualmente, os sujeitos os quais participei na formação, desenvolvendo-se profissionalmente e moralmente.  

 3.2 ANÁLISE

Segundo o livro: “Profissão Docente: Novos sentidos e novas perspectivas” escrito por Cristina Maria D’Ávila. “Docência é o trabalho dos professores; — que na realidade — desempenham um conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas.” O professor Vladimir mostra-se consciente da importância de seu papel na vida dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (318.9 Kb)   docx (190.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com