TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR (PCC) – 2019

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇA E ADOLESCENTES

Tutor/ Professor: 

Discente: Curso: 

Matricula: 

GENERAL SAMPAIO-CE

2019

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇA E ADOLESCENTES

Atividade acadêmica apresentado  ao  Curso  EAD  de  Licenciatura  em  Matemática  da  Faculdade  Estácio de Sá para requisito de   prática  como  componente  curricular (PCC),  na  disciplina  de  Psicologia  do  Desenvolvimento  e  da  Aprendizagem,  sob  a  orientação  da  Profª.  Marília Cammarosano.

GENERAL SAMPAIO-CE

2019

SUMÁRIO[pic 2][pic 3]

Objetivo

Introdução

Relatório de Observação

Observação:

Resultados:

Desenvolvimento Físico Motor:

Desenvolvimento Cognitivo:

Desenvolvimento Afetivo-Social:

Analise Teórica:

Referências

Objetivo

  • Identificar as características do desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual ou social em crianças.
  • Desenvolver uma análise entre a aprendizagem por meio das referências teóricas e práticas.  

Introdução

Será apresentado aqui uma caracterização da criança na primeira infância denominada de sensório-motor, possibilitando uma melhor compreensão do desenvolvimento e aprendizagem desta fase, estabelecendo relações com o desenvolvimento físico motor, cognitivo afetivo e social. Este estágio inicia desde comportamentos básicos até os mais complexos. No início os bebês aprendem a coordenar as informações do sentido e organizar suas atividades em relação ao seu ambiente: Sensação e Percepção. Inúmeros são os autores que discutem o desenvolvimento e aprendizagem; entre os principais, aparece Piaget. Suas teorias focam o indivíduo e o desenvolvimento intelectual de suas capacidades, buscando normalizar comportamentos no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Relatório de Observação

Sujeito da observação: Misael

Sexo: Masculino

Idade: 1 ano e 7 meses

Data: 04 de Novembro de 2019

Inicio: 07:00h

Termino: 20:00h

Locais da Observação: Residência, casa dos avós e igreja.

Observação:

A primeira observação foi feita em sua residência, o Misael tem uma rotina de alimentação frequente no período da manhã, ele acorda algumas vezes para mamar, voltando a dormir enquanto se alimenta. Diante desse abito ele só desperta do sono, entre 7 e 8 horas da manhã, quando acorda, sua mãe retira do berço para trocar a fralda, porém ele faz resistência, pois quer ficar brincando no berço, com um comportamento de apontar para diversos objetos e brinquedos, para sua recreação. Logo após a troca de roupa ele faz sua primeira refeição, levando em conta que as refeições são feitas de forma estratégica, pois é necessário sempre o uso do celular para o seu entretenimento, possibilitando assim um melhor comportamento nas refeições. Em seguida, sua mãe o cerca de vários brinquedos, para ele fazer suas atividades doméstica. Entretanto o Misael não se satisfaz apenas com brinquedos, ele reque máxima atenção de sua mãe, dificultando as suas atividades. O banho é sempre encarado como uma brincadeira, envolvendo diversos brinquedos, há sempre uma resistência para ir ao banheiro, como também para siar. Gosta de repetir ações que chama mais a atenção de seus pais. percebe-se um mimo materno, onde ele demostra mais emotividade com a mãe, desde caricias como também choro.

As onze horas o pai chega do trabalho e mãe sai para trabalhar, essa permuta ocorre através de uma distração. O pai fica brincando com ele, enquanto a mãe sai. Para almoçar mais uma vez é utilizado uma distração (celular), onde ele mostra muita afinidade com o aparelho, escolhendo voluntariamente os vídeos a ser assistidos, a comunicação ainda é feita de forma muito primaria, através de apontamentos. As palavras a serem pronunciadas envolve geralmente um ou duas silabas. Tem uma percepção muito ativa ao que acontece ao seu redor, gosta de atividades rotineiras, realiza atividade que desafia suas limitações. Busca nos pais apoio para alcançar objetos ou realizar ajuntamento como ele atividade que vai além de suas limitações.

A noite como rotina da família, vão a igreja onde a criança apresenta uma familiaridade com ambiente. Interagindo com crianças e adultos. O seu comportamento é brando durante a realização do culto. Após o culto, ele é levado a casa dos avós. É recebido sempre com muita empolgação criando assim um ambiente de muita descontração. Nas brincadeiras que envolvem outras crianças, ele sempre reivindica a atenção para si. A saída é marcada pelo choro, pois deseja continuar brincando e interagindo com as demais crianças. Para dormir é realizada um “rito”; troca de roupa, bebe água, leva água para o pai, pede a benção, os três se abraçam, só então que ele vai dormir mamando, para depois ir para o berço. Segundo o relato da mãe ele tem o habito de acordar um ou duas vezes para mamar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com