TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)

 

POSTAGEM 1  :  ATIVIDADE 1

 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

2016

     

SUMÁRIO:

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1. Educação? Educações: aprender com o índio

Vivemos em um mundo onde a educação acontece de maneira diversificada. Cada sociedade cria seus próprios costumes, hábitos e regras, sendo assim, o homem tende a agir na maioria das vezes, preconceituosamente em relação ao próximo, em seu conceito somente sua maneira de pensar e agir são corretas. Sendo assim, um comportamento diferente pode ser interpretado como falta de educação. Não podemos pensar assim, pois o que é normal em uma cultura, talvez seja extremamente errado em outra. O texto em questão nos mostra isso. Pude observar que os índios se mostram cordiais e apesar de serem totalmente diferentes dos americanos, puderam perceber que a educação pode transformar um indivíduo, pois, influencia diretamente em seu comportamento e em sua maneira de pensar, e consequentemente esse indivíduo pode influenciar toda uma sociedade.

 No Brasil a educação é direito de todos e se baseia em um sistema de ensino padronizado. A preocupação é apenas com a quantidade de alunos nas escolas e não a qualidade do ensino. Nosso país tem muito a melhorar em seu sistema de ensino, visto que, somos um povo de grandes diferenças socioculturais.

A educação tem a função social de preparar o indivíduo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho, desenvolvendo o mesmo, para que ele possa atuar na sociedade em que vive. O professor deve ouvir a opinião de seus alunos e os fazer refletir. Em todo tempo estamos recebendo educação, de diferentes formas e em vários contextos, tais como, família, religião, cultura e lazer. Tudo contribui para o saber.

 É importante ressaltar que em um mundo globalizado, a educação sofre influências através de meios de comunicação, internet, e altas tecnologias, que trazem benefícios e importantes conquistas.

 A força da educação está em ajudar a pensar e a criar o saber que constitui os tipos de homens e transforma a sociedade, e sua fraqueza está em colaborar para a manutenção e reprodução das condições sociais adversas da sociedade e da ideologia de um segmento dominante. Não devemos ter a pretensão de expor um único modelo de educação, ignorando as suas demais formas, pois educar é transformar pessoas e o mundo para melhor. Precisamos pensar na educação para que realmente possamos educar e não deseducar.

1.2.  O fax do Nirso

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais exigente e competitivo, e o que tem tido um grande peso, na maioria das vezes é o grau de instrução do candidato. Cada um tem um talento, uma aptidão ou um dom. No caso do Nirso, era o de vender. O fato de escrever errado, neste caso se tornou irrelevante para o seu chefe. Além de tudo, a força de vontade, o esforço e o foco, é o que fazem a diferença. No texto, não importa a falta de domínio de Nirso em relação à Língua Portuguesa, o que sobre sai é seu talento, mais na realidade, dificilmente um indivíduo sobrevivi no mundo atual sem estudar, sem se qualificar, ou seja, sem se destacar dentre os demais.

            A Educação deve se adequar as necessidades impostas pelo desenvolvimento da sociedade e do mundo. Como é possível melhorar a educação? Acredito que investindo no treinamento e capacitação de mais professores, modernizando as escolas, alterando o currículo escolar para que possamos enfrentar os desafios da era da globalização e tentando resolver os problemas da evasão e repetência escolares.

1.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A educação impõe verdades, porém, a verdade é relativa. Como ensinador e formador de opiniões, o professor deve apresentar propostas que façam o aluno raciocinar. O aluno deve ter a liberdade de pensar e o direito de opinar. O professor detém o saber, porém, deve haver diálogo em sala de aula, troca de ideias, assim é possível que ambos cresçam em seus conhecimentos. No entanto, o texto nos mostra que além da questão das verdades incontestáveis ensinadas na escola é importante ouvirmos opiniões e deixarmos que o aluno desenvolva suas ideias e seus conceitos sobre o assunto. Devemos ensiná-los a pensar, deduzir, questionar, enfim, formar seus próprios conceitos.

1.4. Uma pescaria inesquecível

A ética é a base do caráter e da moral do indivíduo. Devemos agir com ética em todas as situações. No texto o pai poderia deixar o menino levar vantagem, mas não o fez, e sim aproveitou a ocasião para ensinar o filho a agir honestamente, independente se havia alguém observando ou não. A educação inicia- se em casa, com os pais e a família, a escola complementa e auxilia na formação educacional.  Geralmente o comportamento de uma pessoa tende a influenciar as outras, antes de fazermos algo é bom analisarmos se isso é certo ou errado. Devemos seguir os princípios e valores morais que nossa sociedade nos impõe, cumprindo regras e leis, seja profissionalmente ou socialmente.

1.5. A Folha Amassada

O professor deve ter controle emocional para lidar com qualquer situação em sala de aula. Atualmente o perfil do aluno é complicado, pois, a maioria não tem limites e não respeita o professor e os demais colegas. Digo isso, pois trabalho em uma escola e convivo diariamente com essa realidade. Algumas ocorrências são difíceis de resolver, mais, como educador o professor deve buscar um equilíbrio e o domínio da situação. A sabedoria, a paciência e o autocontrole são fundamentais, principalmente se o professor de depara com um aluno explosivo. É necessário saber trabalhar com todos os tipos de aluno, buscando alternativas e estratégias de educação e aplicar, principalmente no caso desses alunos com desvios comportamentais. O professor deve centrar-se e pensar antes de tomar qualquer decisão, para que seus atos não acarretem em problemas para sua carreira e não piorem a relação com o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (133.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com