TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.584 Palavras (23 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

 

Aluno(s):

Jeronne Pereira de Souza                RA: 1614829

Giuvanusia da Silva Pereira          RA: 1615754

POLO

Petrolina

2016

SUMÁRIO        

       

                                                                                                                                                     1 Introdução.......................................................................................................................3 2 Reflexões dos Treze Textos............................................................................................3 2.1 Educação? Educações: aprender com o índio..............................................................3 2.2 O fax do Nirso.............................................................................................................4 2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ........................................4 2.4 Uma pescaria inesquecível..........................................................................................4 2.5 A Folha Amassada.......................................................................................................5 2.6 A Lição dos Gansos.....................................................................................................5 2.7 Assembleia na Carpintaria...........................................................................................5 2.8 Colheres de Cabo Comprido........................................................................................6 2.9 Faça parte dos 5%........................................................................................................6 2.10 O Homem e o Mundo................................................................................................6 2.11 Professores Reflexivos..............................................................................................7 2.12 Um Sonho Impossível? .............................................................................................7 2.13 Pipocas da Vida.........................................................................................................7 3 Referencias.....................................................................................................................7

 

  1. REFLEXÃO DOS 13 TEXTOS

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A educação é algo muito mais amplo do que muita gene pensa, está além dos muros das escola, além da porá das nossas casa, do nosso mundo. Ela se apresenta de diversas formas, engana-se que acha que o seu formato de educação é o correto, ou pior, que imagina der a sua, a única forma de educação. A educação faz parte do processo evolutivo do individuo, e não estamos restringindo ás escolas, o indivíduo ao nascer já está sendo inserido num processo educativo, no seio da família ele é educado a agir de determinada forma, seguir certos padrões, depois vem à educação escolar, que reforça ainda mais o conceito educativo no indivíduo, e é onde ele começa a sofrer uma influencia de um mundo diferente e passa a ter um convívio social com outros indivíduos.  Portanto podemos a educação é para todos, ninguém escapa da educação, ela está presente em todas as fases da vida o indivíduo, seja em qual meio ele conviva, em todos a educação está presente. Talvez o conceito de educação para um seja diferente e até não sirva para o outro, mas de qualquer forma todos os indivíduos tem acesso à educação.  Quando definimos “falta de educação” em um determinado individuo, não quer dizer que ele não teve acesso à educação, apenas dentro dos padrões da sociedade onde convivemos, a educação recebida por ele não atende as necessidades da sociedade onde ele está inserido. Em determinados povos, por exemplo, o costume de comer com as mãos é natural, porém se um indivíduo está em um restaurante, onde o costume é utilizar talheres para realizar as refeições, e este indivíduo resolver comer com as mãos, será considerado mal educado, pois mesmo na sua cultura, comer com as mãos é um costume, no meio onde ele estava neste caso o restaurante, os padrões são outros, porém não podermos afirmar que ele não teve educação, apenas a educação que ele recebeu é diferente das demais. Os índios ao rejeitarem a ajuda dos brancos através de uma carta, e em uma de suas expressões eles agradeceram e enalteceu a boa vontade dos brancos, algum talvez considerasse como um sinal de ingenuidade da parte dos índios, porém não vejo como um reconhecimento de que tal experiência já fora realizada em outra época e não deu certo, pelo contrário, os índios que voltaram apara a aldeia com educação diferente, de nada foram aproveitados na cultura indígena, provando, portanto que existem diversas educações.

Quando o texto relata que “Diferentes nações tem concepções diferentes das coisas”. Quer dizer que, cada povo tem uma forma de ver o mundo, cada povo tem um estilo de vida que lhe seja apropriado, e este estilo de vida o torna diferente dos demais povos, porém não menos importante uma das outras. A nação brasileira é muito vasta em seu território, diante disso, podemos comprovar diversas educações, desde a infância, até mesmo em pequenas comunidades. Povos não muito distantes uns dos outros, dentro do território brasileiro, se dá para notar claramente as diferentes formas de vida, estilo, linguajar, vestimentas, enfim, a nação brasileira é rica em sua diversidade de educação, e é claro que nem sempre a educação de certo lugar servirá para outro, porém deve ser respeitada e acima de tudo compreendida. O processo de domínio de uma nação pela outra por meio de cultural é notório, e a educação se insere de forma importantíssima neste conceito. O poder está atrelado não apenas a fora, como também à cultura, a inteligência a educação. A influência cultural é um processo que sempre ocorre entre todas as culturas que tem contato com a outra, é inevitável tais culturas sofrerem influencia uma da outra, e a educação é um fator fundamental atrelada à cultura. A escola tem papel fundamental no processo educacional de um povo. A escola, enquanto espaço inserido no meio social, político e econômico possui a função de preparar pessoas com ensino formal, ao conhecimento específico e cultural de uma sociedade. A educação escolar na formação de um indivíduo. A escola, portanto tem o papel de educar o individuo e inseri-lo no contexto social para que ele venha a ser aceito como membro daquele grupo e daquela cultura, assim como incutir no indivíduo, através da educação, o aceitar as diferenças, isso também é educação, aceitar o ouro como um ser igual a si, e respeita-lo em suas diferentes crenas, estilos, e definições. A educação no Brasil é muito vasta, porém quando nos referimos à educação escolar no Brasil, logo nos deparamos com uma enorme diferença entres os indivíduos. É notório que a educação praticada num determinado meio de classe social, é muito comum observarmos o domínio de um determinado grupo sobre outro por meio da educação, educação esta que foi arrancada, ou maquiada no meio de uma classe inferiorizada, a ferramenta que deveria ser repassada por igual não é. A educação no Brasil precisa passar por uma reavaliação, viso que hoje na maioria das escolas a educação é desfasada e não atrai os alunos para dentro da sala de aula. O aprendizado nas escolas são avaliados de acordo com o produto final, isto é, o processo de evolução do aluno, só se sabe se de fato os alunos estão aprendendo nas salas de aula através de uma avaliação eficiente, não só sobre o aluno, como também do corpo de professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com