TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ação Projeto Integrador

Por:   •  16/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO[pic 1]

INTEGRADOR

 

PLANO DE AÇÃO

Integrantes

Érica Tenório, 2204552

Evandro Aranha, 2202980

Nome, RA

Nome, RA

Disciplina

DRPSOROCABA-TPL501-SALA-002GRUPO-004

Tema escolhido pelo grupo com base no tema norteador da Univesp

Educação Básica – Ensino Fundamental 2 – Alunos não Alfabetizados no sexto ano.

Título provisório do trabalho

A problemática dos alunos sem alfabetização no sexto ano.

Problema

Alunos do Sexto Ano sem Alfabetização

Objetivo

Atividade extra para auxiliar na Alfabetização

Polo(s)

Sorocaba

Orientador do PI

Rafael Nascimento Berti

Descreva o processo de escolha do local de realização do PI.

A escolha da comunidade externa para a realização do Projeto Integrador (PI) deu-se por uma integrante do grupo, que reside próximo de algumas escolas públicas do ensino fundamental dois. Essas escolas atuam com as séries do 6° ao 9° ano. A primeira escola que fizemos contato é a E.E. Prof.ª Julia Rios Athayde, localizada na cidade de Sorocaba – SP. A integrante do grupo dirigiu-se pessoalmente para conversar com a coordenação da escola e avaliar a possibilidade de realizar o projeto integrador junto a eles.

O professor de língua portuguesa, Roberley Sales, atualmente está na secretária da escola, e foi o responsável pelas primeiras informações, e dessa forma explicamos sobre o projeto integrador e o interesse pela escola. Ele informou que era necessário conversar com a diretora, a Karen Lago. Ela não se encontrava, e o Professor Roberley, anotou o número do telefone para entrar em contato e agendar um horário com a Karen. Porém, ele adiantaria para ela as informações e o nosso interesse.

O primeiro contato com a diretora da escola por telefone, a Karen, estava ciente do nosso interesse, conforme o contato feito com o Professor Roberley. Ela não conhecia a UNIVESP, e nem o PI, dessa forma explanou-se um breve descritivo da UNIVESP e do PI, a diretora da escola solicitou um e-mail para que o grupo enviasse suas cartas de apresentação do PI. Essa carta que há no sistema do aluno com timbrado da universidade e consta também o nosso RA. O orientador do grupo, o Rafael Nascimento Berti, foi copiado no e-mail, conforme solicitado pela diretora Karen.  

A Karen, já nesse contato por telefone agendou um horário para o dia 15/03 às 14h:30min, para a interação do grupo com os professores de língua portuguesa para analisarmos os problemas e qual série o grupo iria realizar o PI.  

Descreva como foi a conversa com a comunidade externa que participará do projeto e que acolheu o grupo.

A conversa com a comunidade externa, que é a escola E.E. Prof.ª Julia Rios Athayde, ocorreu no dia 15/03 com a diretora Karen Lago, no primeiro momento. Essa conversa participou dois integrantes do grupo, visto que o grupo selecionado pela UNIVESP de oito alunos, mas são apenas quatros alunos disponíveis para o PI.

A diretora nos apresentou para três professores que lecionam à língua portuguesa no 6° ano. Os dois integrantes do grupo que compareceu na escola, explicou para os professores como funciona o PI, dessa forma as professoras nos deu uma sugestão, há uma classe em específico do 6° ano, que à professora Gisele de língua portuguesa tem muitas dificuldades. Ela apresentou interesse em fazer essa primeira entrevista e nos passar todo o panorama dos seus alunos.

A escola tem doze salas de aula, com aproximadamente cinquenta alunos por sala, e contempla as séries do 6° ao 9° ano.  O espaço da escola é bem amplo, há sala de informática, biblioteca, quadra de esporte, refeitório, e espaço para realizar eventos. Encontra- se localizada no endereço, Joao Pinto, 180, Rua Jardim São Paulo Sorocaba - SP CEP: 18051-600.

A nossa impressão é de uma escola organizada, a direção da escola e os educadores empenhados em realizar uma educação de excelência para os alunos. As professoras que tivemos acesso demonstraram preocupações com a sala do 6° ano, a sala a qual pretendemos realizar o Projeto Integrador.

 

Descreva, a partir da conversa com a comunidade externa, quais problemas podem ser pesquisados e que se relacionam com o tema norteador definido pela Univesp.

O tema norteador da Univesp é a educação básica, e o projeto integrador é desenvolver um plano de aula envolvendo a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou educação de jovens e adultos. Logo, a escola que será realizada o PI abrange o ensino fundamental dois, com as séries do 6° ao 9°. Assim que expusemos qual seria o trabalho a desenvolver na escola, as professoras de língua portuguesa nos relatou um problema específico com uma sala do 6° ano. A escola E.E. Prof.ª Julia Rios Athayde iniciou o ano letivo de 2022 com o acréscimo de salas de aula, e muitos desses alunos vieram de outras escolas, visto que eles trouxeram uma defasagem na sua alfabetização. Os professores aplicaram um diagnóstico para entender as dificuldades de leitura e escrita, no entanto, eles detectaram que vinte e dois alunos não conseguem ler e escrever nem mesmo o nome.  

Frente ao tema norteador e aos problemas levantados junto à comunidade externa, descreva qual o tema específico a ser trabalho pelo grupo no PI.

A escolha do tema é a educação básica, os alunos do 6° do ensino fundamental dois sem alfabetização. A conversa realizada com os professores de língua portuguesa da escola E.E. Prof.ª Julia Rios Athayde, atualmente, esses professores têm séries com alunos que conseguem acompanhar todo o conteúdo da apostila e as atividades elaboradas na escola. Este ano de 2022 pela inserção de novas salas de aula na escola, surgiu esse problema pontual de alfabetização com os alunos do sexto ano.

Os professores relataram na conversa que esse problema é a junção de diversos fatores que contribuíram para isso: desde falta de apoio das famílias, a pandemia que dificultou o acesso presencial dos alunos por dois anos, e até mesmo um desinteresse e má formação dos colegas docentes do ensino fundamental um, que essas crianças estudavam.

A direção e os coordenadores da escola, também manifestaram que é necessária uma política pública que realmente priorize a alfabetização e a educação de excelência no ensino fundamental um, para que se possam ter alunos com compreensão textual no ensino fundamental dois. Afinal, essa compreensão textual que possibilita o aluno do fundamental dois compreender e acompanhar os conteúdos das outras matérias.

O grupo pretende trabalhar com um plano de aula para educação básica na escola E.E. Prof.ª Julia Rios Athayde, e direcionar atividades do ensino fundamental um para colaborar com os alunos sem alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (734.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com