TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - Leitura e Produção de Texto

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 17

NSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY - IFESP

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA  

JOSÉ WELLINGTON CORDEIRO DA ROCHA FILHO.

PORTFÓLIO LPT I

GÊNEROS TEXTUAIS

Natal

27 de setembro  de 2017

JOSÉ WELLINGTON CORDEIRO DA ROCHA FILHO.

PORTFÓLIO LPT I

GÊNEROS TEXTUAIS

Trabalho apresentado ao Curso letras - licenciatura  do Instituto De educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, para a disciplina  Leitura e produção de texto I.

Prof. Arandir Róbson Martins Câmara

Natal

2017

SUMÁRIO

RESUMO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONCEPÇÃO DE LEITURA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONHECIMENTO LINGUÍSTICO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

OS FATORES DA TEXTUALIZAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SEQUÊNCIA DE TEXTOS E GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS  . . . . . . . . . . . .

CONCLUSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar os estudos feitos acerca dos textos lidos e discutidos, desenhar um panorama de práticas de leitura e de produção de textos. Os elementos de estudo apresentados foram os gêneros textuais, leitura e produção de textos o qual também nos provoca a desempenhar estas práticas em nosso cotidiano discente e docente, tornando essas práticas em práticas das quais estamos insertados em nosso meio social.

INTRODUÇÃO

Este módulo caracteriza-se por reflexões cujo fio condutor é a leitura e a produção de textos, numa perspectiva dos gêneros textuais como práticas sociais, o qual também nos proporciona uma concepção de ensino sociointeracionista.

Os pressupostos teóricos de leitura e produção de textos vêm da concepção de que essas atividades se constituem a partir de processos dialógicos por toda a vida, e devem ser entendidos como atividades significativas e com sentido. Os textos apresentados nesta disciplina de LPT I, dialogam entre si, a reflexão de temas na área de desenvolvimento da leitura, da produção de gêneros textuais e ensino.

Metodologicamente, os textos apresentados, estão organizados da seguinte forma: Ingedore Koch e Vanda Elias, apresentam concepções de linguagem e de ensino da língua portuguesa. Luiz Antonio Marcuschi são fundamentais para discutir a questão dos gêneros e as sequências textuais. Maria da Costa Val reflete sobre as veredas da textualidade, apresentando os fatores internos e externos dos textos.

Este trabalho apresenta aspectos e estudos, os quais nos levam aos conhecimentos sobre Concepção de leitura, conhecimento linguístico, fatores de textualização e sequência de textos e gêneros textuais/discursivos.

CONCEPÇÃO DE LEITURA

No texto leitura, texto e sentido, as autoras KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda 2006, abordam vários fatos importantes para a leitura e compreensão do texto que um leitor se dispõe a ler. Para isso as autoras destacam pontos importantes e relevantes acerca da Concepção de leitura: O que é ler? Para que ler? Como ler?  

Foco no autor: A língua é representação do pensamento, o sujeito é individual, dono de suas ações, o texto é produto do pensamento do autor e leitura é atividade de captação de ideias do autor e o entendimento das ideias. O autor expressa suas ideias e cabe ao leitor captá-las da maneira como lhe é passado através do texto.

Foco no texto: O leitor decodifica o texto, sendo a língua como um código. Nele reconhece as estruturas e ao mesmo tempo faz das ideias do autor. A língua é estrutura, ferramenta, código, o sujeito é determinado, “assujeitado”, o texto é produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte (que conhece o código) e a leitura é a atividade de decodificar o texto. Desta forma o sujeito é individual, dono de suas ações, o texto é o produto do pensamento do autor e a leitura é atividade de captação de ideias do autor.

Foco na interação autor-texto-leitor: O leitor entende e interage com o autor, ao entender, o leitor entende e daí, com seus conhecimentos prévios interage com as ideias do autor, fazendo das dele uso para tal ação. A língua é lugar de interação, o Sujeito é o ator/construtor social (se constrói e é construído no texto), o texto é o lugar aberto, onde há implícitos detectáveis pelo contexto e a leitura é atividade interativa complexa de produção de sentidos.

Objetivos da leitura: Toda a interação texto, autor e leitor dependem da vontade empregada na leitura. Cabe o leitor decidir se é de grande ou de pequeno interesse para ele.

Leitura e produção de sentido: Os conhecimentos do leitor e seu repertório de leitura, são necessários para uma boa interação com o texto, já que, o leitor tendo posse do conteúdo em outras leituras, facilitará sua interação com o texto proposto.

Leitura e ativação de conhecimento: É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois este dará o sentido que entende ativando assim conhecimentos, lugar social, vivências, relações com o outro, valores da comunidade, crença e vivências. A leitura torna-se a produção de sentidos e orientadas por nossa bagagem sociocognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com