TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de leitura e produção de texto

Por:   •  27/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Prática de leitura e produção de texto

A prática de leitura deve ser o longo de toda escolaridade, uma expectativa de construção de conhecimento e diálogo, além das habilidades linguísticas do aluno e do processo de decodificação da escrita. A importância do trabalho de leitura é escrita de textos no processo de alfabetização tem sido constantemente reafirmado. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de sinais gráficos.

A leitura não deve ser entendida somente como sonorização de um texto, mas no processo de decodificação; produção e atribuição de sentido; compreensão do mundo e construção do senso crítico sobre determinado texto. É pela leitura que se constrói o conhecimento quando os textos plurais, com saberes diversos e com diferentes subjetividades.

As atividades de leitura favorecem a percepção de que os textos são janelas ou portas que se abrem para o mundo e para as vivências do próprio leitor, não se justifica como mera rotina escolar confinado somente em sala de aula. Leitura não se limita a percepção ou reconhecimento de fatos gramaticais ou a técnicas de compreensão da estrutura textual.

Podemos dizer que a partir da relação do texto, com seu contexto construímos o diálogo com a nossa realidade, o nosso mundo. Dizia Paulo Freire lemos também o mundo antes da palavra, mas lemos também o mundo pela palavra do outro, pela visão de mundo do outro.

No ensino da leitura, oferecer modelos textuais aos alunos e modelos de prática de leitura. Ao trabalhar o texto o professor deve ler em voz alta para os alunos e deve socializar e partilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto a sua hipótese de leitura para esse texto. A partir dessa etapa deve proporcionar aos alunos para que eles possam participar e socializar suas próprias hipótese de leitura do texto e também proporcionar a prática de leitura silenciosa que façam sozinho.

E a leitura deve ser motivada e o leitor deve estar convencido de saber ler e querer ler, pois a leitura fornece matéria prima para escrita e contribuir para a constituição de modelos de como escrever e formar leitores competentes capaz de atender suas próprias necessidades.

Conhecer diversos tipos de textos como: Contos, Romances, Poemas, textos informativos e tantos outros gêneros textuais, dando oportunidades de um olhar para o texto, para o mundo e para o outro. São olhares que permitem um olhar mais atento para nossas próprias experiências para nosso mundo interior.

Podemos dizer que na leitura, pode ser entendida como “o processo de construir um significado a partir do texto. Isso se torna possível pelas interações entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor. Quanto maior for a concordância entre eles, maior a probabilidade de êxito  na leitura”(Cardoso; Silva, 2008).

 Isso nos leva a perceber que a leitura tem procedimentos característicos e necessita de estratégias válidas para os sentidos do texto sejam produzidos adequadamente.

REFERÊNCIAS

CARDOSO,J.M.O.C;SILVA, M.R.J.M. . Retrato da realidade: leitura na escola pública. Portal Domínio público, p. 1-16,10 out. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com