TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Criativa de Textos - Projeto de Estágio

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto de Ensino- 5º período de Letras

1.Tema: Produção criativa de textos

2.Título:  Utilizando a narrativa por meio de vários tipos de contos como inspiração para a produção criativa de textos, para trabalho com o sexto ano do ensino fundamental II.

3.Justificativa:

No ensino fundamental, o eixo da discussão no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita. Sabe-se que as dificuldades encontradas pelos alunos, na maioria das disciplinas, estão diretamente ligadas as habilidades de ler e de escrever com proficiência.

O trabalho pedagógico com produções criativas textuais pode ser o caminho para um ensino e aprendizagem efetuados de forma eficaz, contribuindo de maneira significativa para que os estudantes sintam interesse em produzir textos, sendo mais competentes não só em suas atividades escolares, mas principalmente, em suas práticas textuais.

Promover atividades que visem desenvolver a criatividade dos alunos na produção de diferentes textos é uma atividade muito significativa. Assim, é necessário envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, por meio de diversos gêneros textuais, para que consigam de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que deseja alcançar.

Esse projeto de ensino propõe um estudo sobre a produção criativa de textos por meio de estratégias e atividades diversas e diferenciadas, utilizando para tanto, gêneros textuais.

4.Objetivos

4.1 Objetivo Geral:

Despertar o interesse dos alunos em relação à produção de textos, por meio de atividades e estratégias criativas.

4.2 Objetivos Específicos:

  • Permitir aos alunos que conheçam diversos gêneros textuais;
  • Proporcionar aos alunos que conheçam a narrativa;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Aprofundar o processo de leitura e escrita;
  • Permitir ao aluno que possa reconhecer o diálogo entre diferentes gêneros textuais (catáfora);
  • Incentivar o autoconhecimento do potencial criativo dos alunos;
  • Incentivar e enriquecer o processo de produção escrita e oral pelos alunos.

5.Fundamentação teórica

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se tratando da Língua Portuguesa, ela nos apresenta a seguinte concepção:

O ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica deve proporcionar aos/às estudantes experiências que ampliem suas ações de linguagem, contribuindo para o desenvolvimento do letramento, entendido como uma condição que permite ler e escrever em diversas situações pessoais, sociais e escolares. O letramento, pensado na sua condição plural, envolve práticas culturais diferenciadas, conforme os contextos em que elas ocorrem. Dessa forma, o letramento escolar dialoga com um conjunto diversificado de práticas de leitura, de escrita e de oralidade. A meta do trabalho com a Língua Portuguesa, ao longo da Educação Básica, é a de que crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendam a ler e desenvolvam a escuta, construindo sentidos coerentes para textos orais e escritos; e a escrever e a falar, produzindo textos adequados a situações de interação diversas, apropriando-se de conhecimentos linguísticos relevantes para a vida em sociedade. (Base Nacional Comum Curricular, Página 87, 2ª Edição)

E é através desta concepção sobre o ensino da Língua Portuguesa que o presente projeto é baseado. Posto que visamos a integração de língua escrita e oral, de textos de várias tipologias e gêneros. Tendo o propósito de enriquecer as aulas, tornando-as mais criativas e dinâmicas em seu intento de ensinar.

O projeto utiliza como fundamentação teórica as aulas de Construção da Prática Docente em Língua Portuguesa do quinto período de Letras da Fundação Carmelitana Mário Palmério, ministradas pela professora Me. Roselaine das Chagas. Na qual realizamos a leitura de diversos textos e seu subsequente debate em sala de aula.

Também utilizamos a leitura de artigos e reportagens que tratam da importância da produção criativa de textos no ensino de Língua Portuguesa e no incentivo à leitura e escrita. E também a leitura e reflexão dos textos normatizadores da educação, destacando-se o Currículo Básico Comum (CBC) em Língua Portuguesa, os Parâmetros Básicos Comuns (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que permitem que nós, enquanto profissionais educadores possamos nortear nosso trabalho em sala de aula, visando uma aprendizagem de qualidade aos nossos alunos.

6.Metodologia

Aula 1: Dinâmica do Espelho na Caixa – A importância do “Eu”

O objetivo da dinâmica é preparar os alunos para o início do projeto, para isso principiando do autoconhecimento, onde os alunos poderão ver a si mesmos como agentes ativos na construção de sua história.

Esse tipo de atividade permite desenvolver a autoestima, a capacidade de escrever e se expressar.

Preparação:

  1. O professor irá necessitar de uma caixa fechada, de preferência toda preta, com um espelho dentro;
  2. Antes de iniciar, o professor informará aos alunos que deverá haver segredo sobre o que foi visto na caixa;
  3. Instruir aos alunos que cada um vá até a mesa na frente da sala e olhe dentro da caixa com atenção. Observe bem a imagem que verá.

Proposta de atividade:

  1. Após observar o conteúdo da caixa, os alunos devem refletir, se o que foi visto é importante para ela, se gostou do que viu e o que isto representa para eles;
  2. Pedir que escrevam um texto, pode ser em prosa ou poesia, que fale daquilo que foi visto e dos sentimentos despertados. Depois irão compartilhar com a turma a leitura dos textos;
  3. O professor realizará a correção, que depois será reescrita pelos alunos;
  4. No final da atividade será realizado uma atividade lúdica, onde os alunos utilizando lápis de cor, tintas, papeis coloridos farão em pintura ou colagem um autorretrato que ilustre seu texto;
  5. Poderá ser realizada uma exposição por meio de cartazes dos textos com as ilustrações realizados pelos alunos.

Aula 2: Conto – Aquilo de Ricardo Azevedo

Metodologia do conto “Aquilo”

 

Esta atividade tem por objetivo trabalhar a leitura e escrita de uma narrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com