TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Textos Utilização de Polipropileno Para a Confecção de Telhas

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

[pic 1]

Engenharia de Materiais

Utilização de polipropileno para a confecção de telhas

[pic 2]

Utilização de polipropileno para a confecção de telhas

Carolina Follmer

Letícia Cardoso

Maitê Melo

Matheus Alves

Samuel Silva

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Engenharia de Materiais, como requisito parcial de avaliação. Professor Sérgio da Silva Cava.

Sumário

1- Introdução..............................................................................................................04

2- Objetivos.................................................................................................................05

        2.1 Objetivo Geral............................................................................................05        2.2 Objetivos Específicos.................................................................................05

3- Justificativa.............................................................................................................07

4- Revisão Teórica.....................................................................................................08

5- Metodologia............................................................................................................10

6- Orçamento..............................................................................................................12

7- Bibliografia..............................................................................................................13

Introdução 

O presente projeto foi elaborado com o intuito de aperfeiçoar o uso de polipropilenos. O estudo teve por objetivo apresentar a utilidade e a praticidade do polipropileno.

O polipropileno é uma resina termoplástica atóxica, com baixo peso específico e alta resistência química, o que permite sua utilização em diversas áreas como a farmacêutica, a alimentícia e permite a fabricação de objetos com resistência à absorção de umidade e à abrasão. A produção de polipropileno tem uma boa importância estratégica, por ele ser um grande consumidor de propeno (C3H6), gerado em centrais petroquímicas que utilizam nafta como insumo básico.

O Polipropileno apresenta facilidade para a incorporação de cargas tais como talco, fibra de vidro, carbonato de cálcio, borracha, que alteram as propriedades da resina e consequentemente as suas aplicações. Devido às suas características no estado fundido, o polipropileno pode ser moldado pelos mais diferentes processos de transformação de plásticos através de aquecimento.

A sua aplicação comercial envolve produção de brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, tubos e agora também, na confecção de telhas.

Durante o decorrer do projeto apresentaremos os objetivos específicos do trabalho, sendo eles: a produção dessas telhas, diminuição nos custos de produção e venda, aplicações e seu lançamento/desempenho no mercado.

O projeto tem como finalidade, criar telhas rentáveis que, ao mesmo tempo sejam econômicas e resistentes, características essas, oferecidas pelo uso do polipropileno na confecção do material. 

Na elaboração do trabalho mostraremos os benefícios proporcionados com o uso das telhas de polipropileno como durabilidade, economia e praticidade, por oferecer melhor iluminação; maior proteção (ao possuir aditivos contra raios UV); economia de energia, devido à opacidade; maior difusão de luz e por ser reciclável. Essas telhas também oferecem resistências: mecânica, química e a impactos, não apresentando mofo, amarelamento, rachaduras ou ressecamento por mais de cinco anos (se houver a manutenção e instalação adequada).

Veremos também que a utilização destas telhas é recomendada em lugares amplos (indústrias, shoppings, salas comercias, supermercados), devido ao seu porte e por serem feitas geralmente em chapas onduladas, com tamanhos variavelmente grandes, (não excluindo seu uso em residências).

A concepção é implantar o uso destas telhas mostrando seus atributos e as melhores condições oferecidas, em busca de melhores empreendimentos.

Descreveremos desde sua produção até seu emprego na atualidade, apresentando os instrumentos utilizados, as ações realizadas e os custos finais do projeto.

Objetivos

Objetivo Geral

Criar telhas rentáveis que, ao mesmo tempo sejam econômicas e resistentes, características essas, oferecidas pelo uso do polipropileno na confecção do material.

Objetivos Específicos

a) Desenvolver uma telha com o polipropileno que contenha características mais resistentes que algumas telhas disponíveis no mercado, como por exemplo, as telhas de fibra de vidro.

b) Descobrir uma maneira de lançar o produto no mercado em um exato momento, buscando assim, uma maior rentabilidade, ou seja, um retorno maior do capital investido para o desenvolvimento do produto.

c) Tentar um modo de se desenvolver o produto com menos gastos, e com meios mais baratos, visando assim, ter um produto com melhor custo-benefício no mercado, o que seguramente, será benéfico para ambos (consumidor e empresa).

d) Buscar fazer aplicações com as telhas para que se consiga uma com melhor resistência, fazendo com que se obtenha um produto superior aos concorrentes.

e) Colocar o produto desenvolvido e pronto para uso no mercado.

Justificativa

O interesse do projeto de utilização de telhas de polipropileno partiu através da alternativa perante a necessidade em sempre buscar um produto mais barato e eficiente no mercado, como no caso das telhas dentre muitas características necessárias, que seja resistente, durável e barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com